Durante os últimos anos o Instagram viu-se envolvido em várias polémicas no que respeita à forma como os seus utilizadores mais jovens ficam vulneráveis na sua plataforma. Agora, a rede social pertencente ao Facebook anunciou novas medidas para se tornar mais segura para jovens de até 16 anos.
Antes destas medidas, circularam informações que apontavam para a criação de uma nova versão chamada Instagram for Kids, que rapidamente foi esquecida ao ser bombardeada com críticas.
Por outro lado, estas novas medidas parecem estar a ter o efeito oposto. Ainda que esteja longe de conseguir tornar a sua plataforma verdadeiramente segura para os utilizadores mais jovens, as novas medidas são um passo importante.
Nós queremos alcançar o equilíbrio perfeito entre dar aos jovens tudo o que adoram no Instagram, enquanto os mantemos seguros. É para isso que anunciamos estas novas medidas.
Instagram
Novas medidas aplicadas no Instagram pretendem aumentar segurança dos jovens
A partir de agora, todas as contas de utilizadores com menos de 16 anos passarão a ser privadas automaticamente, não sendo possível torná-las públicas. Desta forma, torna-se menos provável que adultos com intenções menos próprias consigam seguir contas de crianças/adolescentes.
Serão também implementadas várias ferramentas que bloqueiam a interação de alguns adultos com adolescentes, tendo como objetivo principal evitar situações de possível risco para os jovens.
Vão também ser implementadas novas restrições à forma como publicidade é apresentada a contas de utilizadores com menos de 18 anos. Considerando que muita da publicidade apresentada na plataforma é destinada a adultos, esta é uma medida que já deveria ter sido implementada há muito tempo.
Facebook trabalha em novas ferramentas para combater contas de Instagram com “idade falsa”
Tanto no Facebook como no Instagram, a idade mínima para que seja criada uma conta é 13 anos. No entanto, não é segredo que centenas de contas são criadas todos os meses onde os utilizadores mentem sobre a sua idade.
Numa publicação feita pelo próprio Facebook, revelaram que estão a desenvolver uma ferramenta AI (inteligência artificial) para conseguirem identificar e eliminar este tipo de contas. Além disso, estão também a desenvolver novas formas para confirmar a idade dos seus utilizadores.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
via: Instagram
Outros artigos interessantes: