A Google anunciou oficialmente o Pixel 5a 5G, o seu smartphone gama-média para 2021 e que será também o mais acessível do seu alinhamento. O novo terminal é claramente inspirado nos modelos Pixel de 2020, reunindo algumas das suas melhores características.
Com esta chegada, a Google volta a apostar num segmento médio de mercado no qual tem feito sucesso e recebido, ano após ano, elogios, graças às capacidades fotográficas acima da média dos Pixel 3a e Pixel 4a.
Pixel 5a 5G: verdadeiros argumentos para a gama-média

Se noutros anos vimos uma Google algo discreta nas suas propostas do segmento gama-média, com smartphones que, apesar da sua boa qualidade, não se deixavam levar pelos números, apesar do seu preço relativamente alto, o que é certo é que a Google faz aqui um verdadeiro ataque ao mercado.
O Pixel 5a 5G é um smartphone muito completo, já que reúne o melhor de ambos Pixel 5 e Pixel 4a XL, com apenas dois cortes, dos quais falaremos mais em diante. Assim, o design deste smartphone é uma perfeita combinação entre os dois terminais de 2020, com um desenho praticamente idêntico a ambos, nas dimensões do Pixel 4a XL e com a superior construção em alumínio do Pixel 5.
O Pixel 5a 5G possui o mesmo revestimento suave para o alumínio e numa nova cor muito atraente, com o nome Mostly Black. Esta não é uma cor “maioritariamente preta”, já que é possível denotar um tom de verde, que faz lembrar a cor britânica Racing Green.

As especificações do Pixel 5a 5G mantém-se essencialmente as mesmas do Pixel 4a 5G, possuindo o novo smartphone uma tela OLED de 6.34 polegadas, com resolução Full HD+ e mantendo a taxa de atualização de 60Hz. Já no seu interior, temos o mesmo Snapdragon 765G, acompanhado por 6GB de RAM LPDDR4X e 128GB de armazenamento (configuração única).
Curiosamente, com o novo Pixel 5a 5G, a Google foi bem mais generosa com a bateria, aproveitando melhor o espaço para incluir uma unidade com capacidade máxima de 4,680 mAh. Esta é a maior bateria alguma vez equipada num smartphone Google, o que deverá garantir autonomia para dois dias de utilização. O carregamento, no entanto, mantém-se nos pouco impressionantes 18W.
O capítulo das câmaras mantém-se também inalterado face ao seu antecessor, com o Google Pixel 5a 5G a chegar ao mercado com um sensor principal de 12MP (abertura f/1.7) e uma grande angular de 16MP (abertura f/2.2), enquanto na frente também se mantém a câmara de 8MP.
Apesar de muitos dos pormenores serem coincidentes com os smartphones anteriormente mencionados, o Pixel 5a 5G acaba por ser uma proposta agradável, com altifalantes stereo e uma entrada de áudio jack 3.5mm (mesmo incluindo a maior bateria de sempre num smartphone Google). De destacar que este é o único smartphone do segmento a chegar com um leitor de impressões digitais na traseira em 2021.
Ficha técnica do Google Pixel 5a 5G
- Ecrã:
- OLED
- 6,34″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 60Hz
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 765G
- Até 6GB de memória RAM
- Até 128GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 12MP f/1.7 + 16MP f/2.2 (grande-angular)
- Frontal:
- 8MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,680mAh
- Carregamento rápido a 18W
- Hardware:
- Leitor de impressões digitais
- Certificação IP67
- Altifalantes Stereo
- Entrada de áudio 3.5mm
- SO:
- Android 11
Preço e disponibilidade
As más noticias para os fãs dos smartphones Google, é que o Pixel 5a 5G continuará a não estar disponível de forma oficial em território português. A Google anunciou que o seu novo modelo está disponível em pré-venda a partir de hoje para os EUA e para o Japão, por um preço de 449 dólares (aproximadamente 380 euros), com as vendas a iniciarem-se no dia 26 de agosto.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.