A Google deu a conhecer ao mercado mobile um pouco dos seus dois novos smartphones topo de gama, os Pixel 6 e Pixel 6 Pro. A gigante tecnológica partilhou alguns pormenores sobre os dispositivos, com grande foco no processador, design e câmaras.
Assim, o claro destaque vai para o Google Tensor, novo processador da Google que vai equipar ambos os novos Pixel e que deverá garantir à empresa uma melhor integração entre o sistema e o hardware.
Pixel 6 e Pixel 6 Pro: com o Google Tensor, o nível de integração pode chegar ao patamar da Apple
Durante os últimos meses não foram poucos os rumores e informações divulgadas sobre um alegado projeto chamado Whitechapel, onde a Google estaria a trabalhar num novo processador para o Pixel 6. Essas informações acabam por se confirmar desde já, com o novo do dito processador a ser revelado: chamar-se-á Google Tensor.
Ainda que não tenha partilhado qualquer pormenor sobre a sua estrutura, torna-se claro que, tal como outras empresas como a Samsung e a Huawei já tentaram com os processadores Exynos e Kirin, também a Google pretenderá obter um nível de integração do sistema no hardware ao nível dos resultados da Apple com o iPhone.
Para tal, muito beneficiará a Google de tomar controlo sobre o design do Tensor, já que este processador poderá ser devidamente adaptado àquilo que a Google entende como a melhor experiência Android.
Não só no que diz respeito ao sistema operativo há vantagens. A Google garante que o Tensor é desenvolvido, principalmente, a pensar na inteligência artificial e no machine learning, sendo que, segundo a empresa norte-americana, estas são duas das principais razões para investirem no seu próprio design ARM, já que as opções do mercado não conseguem dar a resposta pretendida para os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro.
O Google Tensor vai também ser equipado por um ISP (image signal processor) personalizado e que deverá garantir aos novos Pixel uma qualidade fotográfica superior, tal como temos sido habituados pela marca. Certo é que este será o ano em que a Google dá o tão aguardado salto qualitativo a nível de sensores, com a inclusão de novos sensores fotográficos. Ambos os modelos vão partilhar a câmara principal e a grande-angular, enquanto a versão Pro terá direito a uma câmara telephoto com zoom ótico 4x.
Cabe ainda referir que os novos Pixel 6 chegarão ao mercado a correr de fábrica o Android 12 e deverão traduzir da melhor forma a nova experiência do sistema operativo. O Material U deverá trazer uma estética mais agradável e modernizada ao Android e deverá chegar na sua forma mais pura nos novos smartphones da Google.
Um design para os mais vaidosos
Apesar de vários leaks nos terem dado a conhecer o Pixel 6 ao longo dos últimos meses, continua a ser uma boa surpresa perceber que a Google se vai aventurar por uma nova linguagem no design bem mais atrevida e que poderá ser um ponto atrativo para os smartphones.
A inspiração para este design parece chegar do Nexus 6P (ainda que tal não tenha sido anunciado), com um módulo de câmaras que atravessa toda a traseira dos dispositivos e que dá um aspeto bem distinto e até futurista. Ambos os terminais chegam com uma construção em vidro e alumínio, com acabamento matte na estrutura do Pixel 6 e acabamentos gloss na versão Pro.
Olhando de frente para os novos Pixel, teremos telas que se estendem às margens, sendo apenas interrompidas por um recorte para a câmara frontal em estilo punch-hole. Teremos direito a distinção entre os terminais também nas laterais do ecrã (ambas as telas deverão utilizar a tecnologia OLED), já que a versão Pro terá o toque premium das suas laterais curvas.
Já a nível de cores, há que destacar as opções mais chamativas e irreverentes. Se ambas as versões terão a habitual cor em Preto, o que é certo é que para os mais vaidosos existem opções de Verde e também Vermelho no Pixel 6, enquanto o Pixel 6 Pro poderá ser configurado em Branco ou num tom de Amarelo alaranjado.
A chegada dos novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro está agendada para o outono (várias fontes apontam para o mês de outubro), sendo que a Google terá planeada a revelação total dos novos smartphones nessa altura. Considerando os últimos meses de leaks e rumores, será quase certo que, até lá, mais detalhes sobre os novos Pixel sejam revelados com antecedência, pelo que se aconselha o leitor a acompanhar todas as novidades aqui no TecheNet.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Google
Outros artigos interessantes: