A linha Samsung Galaxy S21 representa o melhor que a fabricante sul-coreana tem para oferecer ao mercado dos smartphones em 2021 e, igualmente, continua a ser uma referência no mundo Android. Com a qualidade apresentada pelos três dispositivos da série, bons resultados nas vendas eram expectáveis. Mas esses resultados não se estão a verificar atualmente.
De acordo com os analistas da Kiwoom Securities, os executivos da Samsung estão desapontados com os resultados de vendas do Samsung Galaxy S21 e suas variantes. Durante os primeiros seis meses no mercado, os smartphones da linha topo de gama para 2021 atingiram os 13 milhões de unidades vendidas, um número que fica aquém dos resultados esperados, já que representam uma queda de 20% relativamente à linha Galaxy S20 e uma ainda mais grave queda de 46% face aos Galaxy S10 em 2019.
A série Samsung Galaxy S21 prometeu muito no primeiro mês de vendas
Apesar do descontentamento atual face aos resultados das vendas, a série Samsung Galaxy S21 registou um excelente arranque, com vendas no primeiro mês que, apenas na Coreia do Sul, atingiram as 580 mil unidades, ficando apenas aquém das 620 mil unidades vendidas pelo Galaxy S8 no mês seguinte à sua estreia.
Aliás, o sucesso instantâneo de vendas estendeu-se também aos mercados globais, sendo que a marca do milhão de unidades Galaxy S21 vendidas foi atingida no primeiro mês de vendas. No entanto, este sucesso não embalou para os cinco meses que se seguiram, já que, a marca dos 10 milhões apenas foi atingida cinco meses após o lançamento.
O gráfico comparativo da Counterpoint abaixo permite-nos reparar que, nos últimos meses, as vendas têm rondado os dois milhões mensais, com tendência a entrar em declínio gradual, o que não deixa boas perspetivas quanto a uma mudança de paradigma.
Com os maus resultados dos Samsung Galaxy S21 e com a confirmação de que a linha Galaxy Note não terá um novo modelo em 2021, a Samsung apostará todas as fichas nos dois novos smartphones dobráveis, os Galaxy Z Fold3 e Z Flip3, sendo que o preço deste último o colocará como concorrente de smartphones como o Galaxy S21 e suas variantes.
Apesar da queda do interesse no principal topo de gama Samsung, a verdade é que a fabricante sul-coreana registou um bom número de vendas no segundo trimestre de 2021, atingindo as 58 milhões de unidades vendidas, mais 4 milhões do que em 2020. Estes números podem traduzir um maior interesse do público em smartphones acessíveis, que também tem sido uma área onde a Samsung tem apostado em força (as linhas Galaxy A e Galaxy M trazem uma boa relação qualidade/preço e têm opções para todos os bolsos).
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: Business Post
Outros artigos interessantes: