Imagine-se jogando um videogame que usa a sua fala e suas palavras para comandar cada ação de seu personagem. Jogos controlados por voz podem parecer uma fantasia a nível dos Jetsons, mas esse estilo de gameplay é uma realidade cada vez mais presente no mundo dos games. É um fato: os controles como os conhecemos estão em rumos de mudança: os jogos comandados por fala ganham cada dia mais espaço e se tornam cada vez mais diversificados, à medida que ganham popularidade.
E engana-se quem pensa que a modalidade é cara e exclusiva, porque esses games não se limitam apenas aos consoles de videogames. Existem muitas opções para computador, smartphones (Android e iOS) e até mesmo para os assistentes digitais, como a Alexa, a Siri e o Google Assistant. A ideia, segundo depoimento das empresas produtoras desses jogos, é torná-los cada vez mais acessíveis, especialmente às pessoas mais velhas e com deficiência física ou visual. Afinal, o reconhecimento da fala permite que os usuários tenham uma integração mais profunda com os aparelhos e com outros jogadores do mesmo nicho – tendência que já desponta por meio de servidores criados para conectar os jogadores por voz, como ocorre com o Discord.
O que mais encanta nesse universo, vale dizer, é que existem games por voz para todos os gostos e cada vez mais opções em português – requisito mínimo para inclusão de jogadores que não estão acostumados a línguas estrangeiras. Outra vantagem é que jogos ativados por voz, muitas vezes, são leves e rápidos, o que permite também que o usuário não fique preso durante muito tempo e, consequentemente, fique livre para realizar outras atividades, como lavar a louça ou andar em uma esteira – tudo isso enquanto joga e se diverte.
Conheça alguns dos mais famosos e divertidos jogos controlados por voz
Um dos games mais aclamados lançados para controle por voz foi o Bot Colony, desenvolvido pela IA North Side Inc. para Microsoft Windows. O lançamento oficial para os usuários ocorreu em 2017, e, nessa história de ficção científica, os jogadores se encontram em um futuro tecnológico, onde os robôs se tornaram assistentes onipresentes na sociedade humana. A tecnologia reconhece padrões naturais de fala, em vez de se limitar a frases de comando excessivamente rígidas ou limitadas, de modo que os jogadores podem comandar os robôs por meio do uso das próprias palavras. O usuário precisará, portanto, controlar robôs, veículos ou guindastes para completar as missões, e pode avançar a história ao negociar em um bazar, falando com um garçom robótico no restaurante ou investigando um crime. Bot Colony permite ao jogador descobrir a história de forma orgânica, através de interações baseadas em conversação, que são mediadas por soluções de voz para texto e texto para voz, integradas ao canal de diálogo.
Outro game que utiliza essa tecnologia é o Tom Clancy’s EndWar, que, anunciado como um RTS (sigla para Real Time Strategy – Estratégia em Tempo Real), permite que os jogadores possam controlá-lo completamente com suas vozes. Dotado de um software que reconhece algumas frases – que, por sua vez, foram estruturadas em uma árvore de conversão –, o game faz os fãs se sentirem como um brilhante general em uma sala de guerra, dentro de um cenário de combate urbano moderno. Desenvolvido pela Ubisoft, Tom Clancy’s EndWar foi lançado em 2009 e está disponível para as plataformas Playstation 3, Xbox 360 e PC.
Sem um notebook potente ou console de videogame? Jogue pela Alexa!
Para quem não tem disponível um computador ou notebook potente, com boa capacidade de processamento e placa de vídeo dedicada a jogos em geral, podemos listar alguns jogos disponíveis para a Alexa, a assistente virtual da Amazon. Dentre eles, destaque para o famoso Show do Milhão, eternizado na televisão brasileira no início dos anos 2000 pelo apresentador Silvio Santos. Nesse jogo, o jogador passa por diversas fases e responde a perguntas cada vez mais difíceis para alcançar o objetivo, que é acertar a pergunta de R$ 1 milhão.
O gênio virtual Akinator também tem uma versão divertida na voz da assistente virtual da Amazon. O jogo todo consiste em uma adivinhação: o jogador pensa em um personagem ou uma pessoa qualquer, e o gênio começa a te fazer perguntas, com respostas de “sim” ou “não”. Em algum momento, o sistema vai tentar adivinhar em quem você pensou e, na grande maioria das vezes, vai acertar. É um jogo muito divertido para trazer crianças e idosos em contato com os assistentes virtuais e criar um ambiente mais inclusivo, no qual todos possam se divertir de maneira leve e descontraída.
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