Para aproveitar todas as vantagens que o sistema Apple oferece, é fundamental manter o bom funcionamento do seu Mac tomando alguns cuidados básicos, como a limpeza e a organização interna do dispositivo.
Por isso, neste artigo, listamos as melhores soluções para limpar o Mac de modo a torná-lo mais rápido, eficiente e responsivo. Com algumas ações simples, você evita travamentos e lentidões, otimizando as funcionalidades da máquina e melhorando a sua produtividade.
- Atualização do software
A primeira dica é instalar as correções, atualizações de segurança e atualizações de aplicativos da Apple. Essas atualizações mantêm a segurança do seu dispositivo e permitem receber novos recursos e aprimoramentos.
- Organização da inicialização
Observe quais programas são inicializados ao ligar o aparelho. Para otimizar o sistema, localize os programas que abrem automaticamente e que são executados em segundo plano, excluindo-os ou removendo-os do menu de inicialização. Além disso, lembre-se de desligar o dispositivo uma vez por semana para que a memória seja limpa e os programas em segundo plano sejam fechados.
- Limpeza de aplicativos não utilizados e programas que consomem recursos
Exclua do seu desktop todos aqueles programas e documentos que você não usa nem abre há tempos. Com a Atualização de software, é possível desinstalar aplicativos desnecessários e redundantes. Além disso, você pode fechar ou remover programas que drenam muitos recursos do processador e da memória. Se esses recursos forem realmente necessários, considere aumentar a memória da sua máquina.
- Limpeza da pasta de downloads
Se a pasta de download estiver cheia de arquivos antigos, mova-os para o armazenamento ou remova tudo o que você já não usa mais.
- Organização do disco de armazenamento
Verifique se seu disco de armazenamento contém erros. Em caso afirmativo, busque e selecione a opção Reparar disco. Exclua arquivos e programas não usados e suas sobras para liberar espaço na unidade de armazenamento e, assim, fazer com que o dispositivo responda mais rapidamente.
- Limpeza do cache e da lixeira
Limpe os caches e dados de navegação que o sistema guarda quando você acessa sites e também a pasta de itens excluídos, pois o espaço de armazenamento só é disponibilizado depois que a lixeira é esvaziada. O Mac também oferece a opção de apagar automaticamente os itens que permanecem mais de 30 dias na lixeira. Caso você não queira ou não possa deletar determinados arquivos, uma saída simples para economizar espaço é compactá-los; você pode descompactá-los depois, quando precisar usá-los novamente.
Uma boa notícia – e que serve também como dica extra – é que existem aplicativos de limpeza que ajudam no desafio de fazer seu Mac alcançar o melhor desempenho possível. São ferramentas úteis que executam todas essas ações que listamos acima, com as quais você pode limpar, otimizar e cuidar da manutenção do dispositivo sem precisar realizar cada tarefa manualmente.Se você optar por esse caminho, faça uma boa pesquisa antes de escolher, já que cada app oferece funcionalidades e recursos diferentes, versões gratuitas e pagas. Tenha cuidado com programas com comportamentos maliciosos e intrusivos e prefira investir em soluções que sejam confiáveis para seu Mac.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: