A forma de comprar, vender e atender aos clientes mudou com a integração de novas tecnologias
A tecnologia está presente em praticamente todas as atividades do seu dia a dia, desde o simples ato de pagar uma conta até conversar com outra pessoa por meio do aparelho celular. Fugir dela é praticamente impossível e cada inovação impacta a forma de trabalho de diferentes setores.
Que tal conhecer quais são os setores impactados positivamente pela tecnologia e que a utilizam a seu favor?
1 – Setor imobiliário
O mercado imobiliário sentiu o impacto durante a pandemia, quando as pessoas passaram a comprar e alugar casas online. O contato presencial estava restrito, sendo preciso pensar em outras formas de se comunicar com os interessados em um imóvel.
Assim, os sites vitrine de imóveis que já tinham certo peso passaram a ter ainda mais destaque. Além disso, o uso das redes sociais e dos apps de comunicação também cresceu bastante, sem contar o contrato com assinatura virtual.
2 – Setor varejista
O varejo também sentiu o impacto da tecnologia durante a pandemia. As vendas presenciais diminuíram bastante e as lojas tiveram que aprender a usar os aplicativos e outros meios de vender online. Não que isso já não existisse, mas o comprador tinha certa preferência pelas lojas físicas.
Por mais que já existissem apps de alimentos de sucesso, como o Ifood, outros ganharam espaço e ajudaram os varejistas, principalmente na questão do frete de envio. Um bom exemplo é a Shopee, mas o próprio WhatsApp Business já tem uma atualização que permite vender e cobrar ali mesmo no aplicativo.
3 – Setor financeiro
Os serviços financeiros também mudaram bastante. São poucas as pessoas que ainda preferem ir presencialmente até uma agência bancária para resolver determinadas questões ou pagar contas. Tudo é facilmente resolvido na palma das mãos, com o smartphone e os aplicativos dos bancos.
Até as transferências se modernizaram, com a opção de fazer um Pix sem custos. Movimentar a conta também é simples, mas o setor financeiro precisa constantemente de atenção e atualização para evitar ataques de hackers e pessoas mal-intencionadas.
4 – Setor de educação
Na educação, os impactos da tecnologia já são sentidos há alguns anos, mas agora ficaram ainda mais visíveis. Antes, para estudar só existia a opção presencial, fosse um curso de especialização ou de línguas, uma graduação ou pós. Agora, isso é diferente e já existem opções híbridas.
Você pode até mesmo fazer um curso em outra língua, ministrado por um professor de outro país, e receber um certificado. Tudo isso sem precisar deixar o conforto do seu lar, só precisa de um bom computador, tablet ou celular com acesso à internet, além de disponibilidade para estudar a hora que você quiser.
5 – Setor da saúde
O setor de saúde viveu mudanças bastante positivas com a tecnologia, como a chegada de aparelhos mais modernos para examinar os pacientes e até exames inovadores e rápidos, sem contar as próprias vacinas.
Vale um exemplo bem simples a critério de comparação. Os termômetros mais antigos eram de mercúrio, os mais modernos fazem a medição em segundos e são de infravermelho. Na questão das cirurgias, também há modernidade, como a videolaparoscopia, uma forma de realizar um procedimento cirúrgico minimamente invasivo.
6 – Setor de alimentos
No setor de alimentos e bebidas, a inovação também está presente, por mais que, à primeira vista, não seja tão perceptível. Tudo começa no cultivo da matéria-prima, com um foco mais saudável e usando o que há de mais moderno. Depois, com o próprio posicionamento das marcas.
Hoje o objetivo não é apenas vender, mas desenvolver alimentos próprios para quem lida com doenças como a intolerância à lactose, ao glúten e até pressão alta. Ou seja, há foco na qualidade de vida do consumidor, e a tecnologia precisa estar presente no desenvolvimento tanto de comidas quanto de bebidas.
Outros artigos interessantes: