O setor global de smartphones enfrenta dificuldades crescentes, com a pesquisa da Canalys mostrando uma redução de 12% nas remessas no primeiro trimestre de 2023, marcando o quinto trimestre consecutivo de queda nas vendas anuais. Neste cenário desafiador, a Apple está se aproximando da líder de mercado, Samsung.
Embora a Samsung continue a ser a maior fabricante de smartphones do mundo, a sua participação de mercado diminuiu de 24% no primeiro trimestre de 2022 para 22% no mesmo período de 2023. Paralelamente, a Apple viu a sua fatia de mercado aumentar de 18% para 21% no mesmo intervalo.
A Apple geralmente ultrapassa a Samsung no último trimestre de cada ano, coincidindo com o lançamento de novos iPhones, mas a empresa sul-coreana retoma a liderança no primeiro trimestre do ano seguinte. A Canalys destaca que a Samsung conseguiu recuperar-se no primeiro trimestre de 2023, mas sua vantagem diminuiu.
A Xiaomi, que já ameaçou a liderança da Samsung, também enfrenta dificuldades, com a sua participação de mercado caindo de 13% para 11% no primeiro trimestre de 2023. A OPPO, por outro lado, registou um ligeiro aumento na sua fatia de mercado, de 9% para 10%. A Vivo manteve-se estável com 8%.
Sanyam Chaurasia, analista da Canalys, atribui a queda do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2023 às condições macroeconómicas locais, que afetaram investimentos e operações dos fabricantes em diversos mercados.
O encolhimento da diferença entre Samsung e Apple no mercado de smartphones é preocupante para a empresa sul-coreana, especialmente considerando a recente queda nos lucros do seu segmento de semicondutores. A Samsung terá que enfrentar os desafios para se manter à frente da concorrência nos próximos trimestres.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: