A tomada de decisão em tempo real durante as corridas de Fórmula 1 pode fazer a diferença entre ganhar e perder. Isso não se aplica apenas aos pilotos, mas também aos dados de telemetria (tecnologia de medição de dados de forma remota para uma central de monitoramento, que os envia posteriormente a uma central de informação) coletados durante as corridas para monitorar o desempenho do carro. Esses dados são cruciais para a tomada de decisões informadas em tempo real, já que proporcionam uma vantagem competitiva às equipes, que podem adaptar a sua estratégia em tempo real e trabalhar em melhorias para os circuitos seguintes. Em cada corrida são gerados mais de 400 GB de dados, o que significa ultrapassar 10 terabytes ao final de uma temporada. Mas, para tornar essa inovação possível, a nuvem pública desempenha um papel fundamental ao permitir que as equipes de corrida usem a tecnologia mais recente para vencer corridas.
A nuvem pública possui característica distribuída, o que significa que os dados podem ser armazenados e processados em vários datacenters, proporcionando redundância e maior disponibilidade. Esses recursos são uma grande vantagem para as equipes, que são capazes de consolidar seu espaço físico e custos, sem sofrer limitações tecnológicas. Além disso, a nuvem permite que as equipes dimensionem seus recursos dinamicamente para que possam lidar com picos de demanda nos dias de corrida. Essa capacidade é especialmente importante na Fórmula 1, em que os horários das corridas podem mudar de momento a momento e as equipes devem ser capazes de responder rapidamente às mudanças.
Mas coletar e analisar dados de telemetria em tempo real por meio da nuvem pública não é uma tarefa fácil, e é aí que as soluções de nuvem híbrida da NetApp entram em cena. Elas oferecem um sistema de dados que pode armazenar, analisar e recuperar grandes conjuntos de dados em alta velocidade. Com recursos de processamento de dados em tempo real, os pilotos e suas equipes podem tomar decisões rapidamente com base nas informações recebidas, garantindo assim uma vantagem competitiva. Por exemplo, caso o desempenho de um carro esteja diminuindo, os dados podem ajudar a identificar o problema e oferecer recomendações sobre como melhorá-lo.
A coleta de dados da corrida não é suficiente, ela deve estar acessível em tempo real para todos os membros da equipe. É graças a esta acessibilidade que os engenheiros de corrida podem selecionar a melhor estratégia, tendo em conta a degradação das rodas, que reagem de forma diferente a cada curva.
As soluções em nuvem são especialmente importantes para impulsionar o sucesso dentro e fora dos circuitos de F1. Ao usar a nuvem, as equipes de corrida podem se beneficiar de recursos distribuídos, dimensionamento dinâmico e das mais recentes tecnologias e inovações.
Outros artigos interessantes: