No primeiro trimestre de 2023, a empresa chinesa Xiaomi apresentou números impressionantes no seu relatório financeiro, ao mesmo tempo que prepara a sua entrada no mercado dos veículos elétricos.
Entre janeiro e março de 2023, a Xiaomi registou 594,8 milhões de utilizadores ativos por mês, alcançando o marco dos 600 milhões no momento do anúncio.
Vendas de smartphones e luta pelo mercado
A divisão de smartphones da Xiaomi atingiu receitas de cerca de 5 mil milhões de dólares, com a venda de 30,4 milhões de unidades. O preço médio de venda foi de 163 dólares, um aumento de 2,7% em relação ao trimestre anterior.
Apesar destes resultados, a Xiaomi ficou em terceiro lugar no primeiro trimestre de 2023, com uma quota de mercado de 11,3%. Os líderes do mercado, Apple e Samsung, conseguiram quase o dobro das vendas no mesmo período.
No seu mercado interno, a Xiaomi melhorou 22,2% em termos de unidades vendidas. Contudo, foi ultrapassada pela vivo, ficando em quarto lugar. A Apple liderou as vendas, com a Oppo em segundo.
Aposta em tecnologia e sustentabilidade
No total, a receita da Xiaomi foi de 8,43 mil milhões de dólares, com um lucro líquido ajustado de 450 milhões de dólares. Contudo, após considerar as despesas associadas ao novo negócio de veículos elétricos inteligentes, o lucro foi de 150 milhões de dólares.
A Xiaomi tem também investido fortemente na IAoT (Inteligência Artificial e Internet das Coisas), com o número de dispositivos ligados a aumentar para 618 milhões. A empresa viu um aumento de 60% nas receitas provenientes de grandes eletrodomésticos inteligentes, como frigoríficos, ar condicionados e máquinas de lavar. No primeiro trimestre de 2023, foram vendidas 2,8 milhões de TVs, colocando a Xiaomi entre as cinco maiores empresas de Smart TVs.
Em relação à sustentabilidade, a Xiaomi anunciou planos ambiciosos: pretende reduzir as suas emissões de gases de efeito de estufa em pelo menos 70% até 2030 e 98% até 2040, estabelecendo assim um caminho para atingir emissões líquidas zero.
Outros artigos interessantes: