Os tempos estão a mudar e a Google quer dar uma nova vida ao modo de avião dos smartphones Android. Se és daqueles que pensa que o modo de avião é apenas útil quando viajas de avião, fica a saber que a Google está a trazer mudanças significativas para que a utilidade deste modo seja estendida e melhorada.
Modo de avião: Um recurso esquecido ganha nova vida
Nos últimos anos, poucas foram as alterações que o modo de avião sofreu. Mas isso está prestes a mudar, graças à Google. Segundo o ParkiFly, a gigante de tecnologia tem um plano para elevar o modo de avião a um novo nível.
A empresa de Mountain View submeteu um pedido de patente à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) intitulado “Ativação de um modo de voo conectado”. O objetivo é utilizar os sensores do smartphone para determinar se estás em pleno voo e, caso estejas, ativar automaticamente o modo de avião.
As novas funcionalidades que estão a caminho
A proposta da Google é analisar fatores ambientais como a queda de pressão, alterações na velocidade e aceleração, os ruídos do motor do avião, e informações que a Google tem do voo, como a reserva e o estado do check-in, para ativar de forma automática este novo modo de voo conectado.
Mas não é só isso. Esta versão melhorada do modo de avião manterá ativas as conexões Bluetooth e Wi-Fi para que possas usá-las durante o voo, o que atualmente não acontece, já que ao ativar o modo de avião estas conexões são desativadas.
O novo modo de voo conectado permitirá ainda utilizar o Wi-Fi da mesma forma que o fazes quando não estás a voar, usando as mesmas “capacidades de largura de banda alta e uso não medido”. Além disso, dar-te-á a opção de desativar algumas opções que consomem mais recursos, como as cópias de segurança automáticas ou as atualizações das aplicações em segundo plano.
Segundo a Google, “os processos que usam muita largura de banda, como as cópias de segurança de fotos, ainda podem ser executados durante um voo, independentemente das capacidades e qualidades reais da rede de voo e, por isso, podem consumir uma quantidade significativa dos recursos limitados da conectividade à Internet do avião.”
Portanto, a próxima vez que apanhares um voo, já não terás de te preocupar em ativar o modo de avião nem em ligar o Bluetooth e o Wi-Fi posteriormente. Espera-se que este novo modo de voo conectado chegue ao Android em breve, seja com o Android 14 ou com o Android 15.
Outros artigos interessantes: