Problemas de saúde mental afetam cerca de 72% dos empresários. Entre as diferentes formas que esse problema pode se manifestar, o Burnout está entre as principais. Venha entender o que é e como evitar esse distúrbio.
Ansiedade, depressão e Burnouts não são mais doenças raras, mas síndromes que se alastram cada vez mais pelo campo empresarial.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, problemas de saúde mental afetam cerca de 72% dos empreendedores.
Esse número chocante traz à tona as preocupações para manter o equilíbrio entre o trabalho e a saúde mental e física, tanto dos gestores quanto dos colaboradores.
Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com 5 dicas para evitar o Burnout e ser mais produtivo.
Mas antes de tudo, você sabe o que essa palavra significa?
O que é Burnout?
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que atinge pessoas expostas a ambientes de muito estresse e sobrecarga.
Gerada principalmente pelo excesso de trabalho, os principais sintomas do Burnout são:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- Dor de cabeça frequente;
- Alterações no apetite;
- Insônia;
- Dificuldades de concentração;
- Alterações repentinas de humor;
- Isolamento;
- Pressão alta;
- Problemas gastrointestinais;
- Alteração nos batimentos cardíacos.
Entretanto, para a nossa sorte, a Síndrome de Burnout é uma doença tratável e prevenível. Para que saiba como evitar o desgaste extremo, fique de olho nessas dicas que temos para você!
Como evitar o Burnout com 5 dicas?
Evitar o Burnout pode parecer uma questão simples, mas demanda dedicação e rotina. Afinal é um trabalho constante.
Fique de olho nessas dicas!
Defina pequenos objetivos
Um dos principais motivos da manifestação da Síndrome do Esgotamento Profissional é a cobrança elevada, e para isso você pode dividir seu dia a dia em pequenos objetivos.
Ao invés de colocar como meta a finalização de um projeto, por exemplo, você pode listar os passos para que ele seja completo.
Além de facilitar na organização, essa estratégia poderá te dar uma maior sensação de produtividade.
Mantenha uma rotina saudável de sono
Dormir é essencial para que mantenha uma vida saudável. E ainda que as horas de sono diárias possam variar de acordo com a idade e rotina, manter uma média de 8 horas por noite é um bom ponto de partida.
Para facilitar a chegada do sono, se desconectar de aparelhos digitais, como notebooks e smartphones, ao menos meia hora antes de ir dormir pode ajudar.
Participe de atividades de lazer com amigos e familiares
O lazer é parte essencial na manutenção da saúde mental das pessoas. Por isso, aproveite os horários vagos e finais de semana para se divertir com amigos e família.
Atividades ao ar livre são sempre bem vindo, mas até mesmo uma noite de filmes em sua casa pode te ajudar. O ponto principal é se desvencilhar do ambiente de trabalho e socializar.
Faça atividades que “fujam” à rotina diária
Fugir da rotina também é uma maneira incrível de evitar o Burnout, já que proporciona relaxamento e animação.
Assim como no tópico anterior, fugir da rotina não significa – necessariamente – embarcar em uma aventura.
Se estiver disposto a isso, ótimo! mas caso queira começar devagar, propor uma ida ao cinema em pleno meio de semana por ser um bom ponto de partida.
Faça atividades físicas regulares
Por fim, mas não menos importante, fazer atividades físicas regulares vai contribuir com todas as dicas que demos acima.
Além de ajudar a regular o sono e humor, ela pode prevenir doenças derivadas do Burnout, como enxaquecas e pressão alta.
E você, pratica alguma dessas dicas para melhorar sua jornada de trabalho?
Outros artigos interessantes: