Do acarajé baiano ao churrasco gaúcho, você pode saborear a alma gastronômica do Brasil em uma inesquecível jornada de sabor de cultura
Uma das partes mais divertidas das viagens é conhecer a cultura e a culinária da região. Quando você vai para fora do país, a experiência promete ser bem diferente e, em alguns casos, surpreendente.
Apesar disso, se quiser investir em destinos nacionais, uma viagem para BH já te reserva muitas surpresas gastronômicas. Você gosta de comer bem e conhecer as comidas típicas de cada região? Veja quais cidades brasileiras devem estar na sua mira!
1 – Belo Horizonte
Na região Centro-Oeste brasileira, comece pela capital de Minas Gerais. Além de ter uma média de 28 bares por quilômetro quadrado, uma ótima opção para os apaixonados por comida de boteco, também é possível experimentar outras comidas típicas da região.
Feijão-tropeiro, bife de fígado acebolado com jiló, os tradicionais queijos, doce de leite e goiabadas. Aproveite para comer de tudo um pouco. Vale começar com o prato salgado, pedir o doce de leite de sobremesa e aproveitar um pão de queijo no lanche da tarde.
2 – Belém
Se o objetivo é conhecer o Norte brasileiro, Belém, no Pará, precisa estar na sua lista. Em 2015 a cidade ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia, pela Unesco e surpreende com muitos pratos típicos da região.
Para quem já foi para a Bahia e se arriscou com o acarajé, a comida oferecida em Belém tem o mesmo sabor forte e rico em temperos. Aqui você vai poder se jogar sem medo no tacacá, o pato no tucupi, a maniçoba, no peixe com açaí e se permitir degustar o jambu, uma erva usada no tempero de carnes ou em cachaças.
3 – Florianópolis
Quem pretende se arriscar no Sul do Brasil pode se interessar por Florianópolis, em Santa Catarina. Além de estar perto das praias e curtir o mar, a cidade também surpreende em sua gastronomia. A ilha é a maior produtora de ostras, ou seja, sua oportunidade de dar uma chance aos frutos do mar.
No entanto, você também pode fugir um pouco das comidas típicas de praia. A Rota do Sol Poente inclui restaurantes que trabalham com vinhos, massas e mariscos. Já na Via Gastronômica de Coqueiros você pode degustar pizzas, comidas orientais e outros frutos do mar além das ostras.
4 – Paranaguá
Também no Sul do Brasil, Paranaguá merece uma visita feita preferencialmente de trem, saindo de Curitiba, para que você possa conhecer também Morretes e Antonina. Depois do passeio, prepare o estômago para experimentar o barreado.
A receita leva farinha de mandioca, carne e muitos temperos, sem contar que sua autoria é disputada entre as três cidades. Se permita conhecer essa delícia, afinal, vários restaurantes da região trabalham com o prato.
5 – Salvador
No Nordeste brasileiro, Salvador, a capital baiana, reserva muitas surpresas para seus viajantes. A começar pelo prato típico mais conhecido, o famoso acarajé. Frutos do mar e peixes estão em peso nas receitas da região, sendo uma oportunidade e tanto para experimentar ou relembrar os sabores.
Além do acarajé, o vatapá, o caruru, o bobó de camarão, a moqueca baiana e o caldo de sururu são facilmente encontrados nos restaurantes da cidade. Ou seja, é o momento de fugir um pouco dos pratos mais conhecidos e se aventurar nas novidades.
6 – Petrópolis
Perto da capital do Rio de Janeiro está Petrópolis, uma região interessante para quem deseja se aventurar na influência da culinária europeia no Brasil, além de fazer a famosa rota das cervejas (tradicionais e artesanais).
Em uma visita rápida à cidade, é possível conhecer restaurantes com influências da alta gastronomia portuguesa, francesa e italiana. Isso sem contar que é a cidade onde servem o melhor croquete de carne.
7 – Bento Gonçalves
O Rio Grande do Sul não poderia ficar de fora da lista. Se possível, reserve este passeio gastronômico para as épocas mais geladas do ano. Além de um tour pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos, você terá a chance de comer o famoso churrasco de chão, típico da região.
O ideal é separar dois dias diferentes para a aventura. Primeiro deguste os vinhos, acompanhados de uma boa massa, depois, deixe o segundo dia apenas para as carnes e surpreenda seu paladar.
Outros artigos interessantes: