TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Comunicação futurista: Startup lança tecnologia inovadora

Ana Laura Ferreira por Ana Laura Ferreira
23/08/2023
Em Inteligência Artificial, Notícias, Tecnologia

A IA generativa chegou a um novo patamar com a startup Unbabel, que usa a tecnologia e um sistema de eletromiografia (EMG) para criar um cérebro computacional que permite comunicação. Venha descobrir!

Parece até história de filme de ficção científica, mas se comunicar pelo pensamento pode ser uma realidade bem próxima graças a nova tecnologia desenvolvida pela startup Unbabel.

A empresa de serviços de tradução corporativa declarou para o site TechCrunch ter recebido um financiamento de US$90 milhões para desenvolver uma interface de cérebro computacional.

“Tivemos a ideia de olhar para interfaces cérebro-comunicação. Começamos a fazer vários experimentos, como um projeto de 20%”, afirmou Vasco Pedro, CEO da startup.

Imagem de uma estatua com o desenho de um cérebro
Imagem: reprodução via freepik

De acordo com Pedro, a ideia da companhia é analisar a evolução do cérebro humano e conectar a tecnologias de IA.

“Acho que o que estamos começando a ver é quase a criação do ‘uber córtex’, que achamos que será alimentado por IA e existirá fora do seu cérebro biológico”, disse o CEO.

Um projeto ambicioso

Chega a ser eufemismo dizer que a proposta da startup é ambiciosa, uma vez que nunca chegamos a ver tecnologia próxima até o momento.

Entretanto, o CEO da empresa explica que essa é uma realidade palpável, uma vez que os estudos em relação ao conhecimento do cérebro humano e tecnologias de inteligência artificial avançam cada vez mais.

O desenvolvimento do projeto ainda está em construção, mas já percorreu um bom caminho. Pedro diz que o primeiro sistema pensado para fazer essa integração foi o eletroencefalograma (EEG), mas que ele se mostrou muito invasivo para o corpo humano.

Foi por esse motivo que a equipe voltou seus esforços para o sistema de eletromiografia (EMG).

De acordo com o Mayo Clinic, o EMG é um “exame neurofisiológico especializado que avalia nervos e músculos”, capaz de analisar neurônios motores, nervos periféricos e músculos, por exemplo.

Usado na medicina para detectar doenças como esclerose lateral amiotrófica (ELA), neuropatia diabética e síndrome do túnel do carpo, os pesquisadores da Unbabel agora preveem um novo uso para o exame.

“Começamos a pensar no EMG como uma porta de entrada direta para a interação cerebral”, diz Vasco Pedro.

Silueta de uma pessa pensando com balões de fala em volta
Imagem: reprodução via freepik

Os experimentos começaram para valer em 2022, com a equipe da startup conectando o sistema EMG com uma IA generativa. Segundo o TechCrunch, esse conjunto foi capaz de medir como o utilizador reagia ao pensar em uma palavra.

Desse modo, com um mapeamento possibilitado pelo EMG, a hipótese é de que será possível treinar a IA para construir uma espécie de dicionário com sinais que se relacionam a palavras.

Um teste do funcionamento dessa tecnologia de pensamento já foi demonstrado para o canal da TechCrunch, no qual o repórter perguntou ao CEO da empresa o que havia bebido em seu café da manhã. A resposta, “café preto” veio da IA sem que Pedro dissesse uma palavra.

A tecnologia cada vez mais calibrada

Para melhorar ainda mais as respostas geradas pelos sistemas de IA generativa e EMG, a Unbabel está investindo também em um LLM, um sistema de inteligência que usa algoritmos para recriar a linguagem humana.

“O LLM expande o que você está dizendo. […] Há uma interação com o LLM onde eu construo o que eu quero que ele diga, e depois aprovo a mensagem final”, afirma o CEO.

Em relação a resposta do “café preto”, apontada acima, o LLM refinou os sinais detectados e foi capaz de entregar a resposta “americano” para o tipo de café tomado por Pedro.

“O LLM pega um prompt básico e o expande em uma resposta completa, quase imediatamente. Eu não teria tempo para digitar tudo isso de forma natural”, completa ele.

A invenção, chamada de Halo pela startup, está programada para fazer sua estreia em dezembro deste ano.

Três pessoas com balões de fala na frente do rosto
Imagem: reprodução via freepik

Os primeiros testes comerciais serão focados em ajudar pacientes com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em Portugal, mas a proposta é que com o tempo essa se torne uma ferramenta útil para outros casos, como paralisias cerebrais.

Outros artigos interessantes:

  • Falha no sistema X apaga a maior parte das imagens e links tweetados até 2014
  • Elon Musk anuncia fim do bloqueio de utilizadores em nova atualização no X
  • True Crime: O que é esse gênero que ganha cada vez mais fãs?
Tags: comunicaçãoIAinteligência artificialsaúdestartuptecnologia
PartilhaTweetEnvia
Ana Laura Ferreira

Ana Laura Ferreira

Graduada em Jornalismo pela UNESP (2022), é especialista em Marketing Digital, com foco em SEO e Comportamento do Consumidor. Apaixonada por cultura e por suas possibilidades de ação dentro da sociedade, participa ativamente de diversos projetos focados em crítica e estética cultural.

Artigos relacionados

Gpt-5. 5 instant, o novo modelo padrão do chatgpt com menos alucinações e memória auditável
Inteligência Artificial

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

06/05/2026
Telemóvel exibe retrato falso ao lado de máscara teatral para ilustrar a falta de transparência do selo criador de ia na rede social da meta.
Opinião

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

06/05/2026
Openai adolescentes
Inteligência Artificial

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

05/05/2026
Hp lança nova geração de soluções poly em portugal
Tecnologia

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

04/05/2026
Samsung
Notícias

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

03/05/2026
Infografia sobre os novos acordos de ia do pentágono com a presença das tecnológicas parceiras sobre uma rede de defesa classificada.
Inteligência Artificial

Novos acordos de IA do Pentágono excluem a Anthropic

03/05/2026

Últimas notícias

Xiaomi smartphone

Xiaomi prepara ‘monstro’ de 7 polegadas e bateria de 10.000 mAh

06/05/2026
Gpt-5. 5 instant, o novo modelo padrão do chatgpt com menos alucinações e memória auditável

GPT-5.5 Instant é o novo modelo padrão do ChatGPT

06/05/2026
Telemóvel exibe retrato falso ao lado de máscara teatral para ilustrar a falta de transparência do selo criador de ia na rede social da meta.

Selo Criador de IA e a “falsa” transparência da Meta

06/05/2026

Wi-Fi em toda a casa: Mesh, Powerline ou Repetidores. O que faz realmente sentido?

OpenAI acelera lançamento do seu próprio telemóvel com super chip MediaTek

Ride1Up lança a primeira e-bike com bateria de estado semi-sólido

A FlexiSpot E1 Pro baixa de preço e o teu escritório agradece

Microsoft cede à pressão e apaga conselho polémico sobre 32 GB de RAM

Xiaomi desiste dos dobráveis compactos e cancela o MIX Flip 3

O bug do YouTube que está a devorar a memória do teu PC

Xiaomi 17T Pro aparece em imagens oficiais e promete baterias gigantes

O teu próximo smartphone vai custar uma pequena fortuna

HP lança nova geração de soluções Poly em Portugal

Google explica o consumo de memória do Android AICore

Samsung obrigada a pagar 392 milhões à ZTE numa guerra global de patentes

Narnia nos cinemas: Netflix adia filme de Greta Gerwig para 2027

Teclados mecânicos HyperX Origins 2 já chegaram a Portugal

Segway Xaber 300: a nova mota elétrica que vai dominar os trilhos

Xiaomi YU7 GT: Porque não se chama “Ultra”? A explicação simples

Xiaomi Mix 5 regressa em 2026 com câmara invisível e lente magnética

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.