O Windows 11 vai permitir a copia de texto a partir de capturas de ecrã ou fotos. A Microsoft já o permite aos participantes do programa Windows Insider, nos canais Dev e Canary. Estas atualizações trazem uma nova funcionalidade chamada ‘Text Actions’, que permite copiar texto a partir das imagens do ecrã.
Segundo a empresa, a Ferramenta de Recorte consegue detectar texto em qualquer imagem do ecrã, seja ela uma captura feita no PC ou uma foto tirada com o telemóvel. O utilizador pode selecionar o texto desejado e copiá-lo para partilhar ou colar noutras aplicações. Basta clicar no botão ‘Text Actions’ na barra de ferramentas da Ferramenta de Recorte.
Proteção de informação sensível nas imagens
A funcionalidade ‘Text Actions’ também permite rasurar informação sensível que esteja nas imagens antes de as partilhar. O programa tem a capacidade de detectar automaticamente informação pessoal, como endereços de email ou números de telefone, e rasurá-la. O utilizador também pode rasurar informação manualmente, selecionando o texto e clicando em ‘Redact Text’ no menu de contexto.
Edição de fotos do telemóvel no PC
A Microsoft também melhorou a aplicação Vínculo ao Telemóvel, que é usada para ligar dispositivos móveis Android e iOS ao Windows, segundo foi revelado num post publicado no blog oficial da Microsoft assinado por Dave Grochocki, o responsável pelo programa de apps nativas do Windows 11 . A nova versão desta aplicação permite editar diretamente fotos que estejam em smartphones Android, através da Ferramenta de Recorte. O PC também recebe notificações quando uma nova imagem é captada com o telemóvel, desde que esteja ligado ao programa Vínculo ao Telemóvel.
A Microsoft não revelou quando é que a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres poderá ser usada por todos os utilizadores de Windows.
Outros artigos interessantes: