TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Robisa é o novo distribuidor nacional da marca SantaFilm

Redação por Redação
19/10/2023
Em Imagem & som, Press Release

A Robisa é o novo distribuidor da marca de filme fotográfico SantaFilm em Portugal, Espanha e Andorra. Com esta nova adição, a Robisa continua a expandir o seu portefólio orientado para o mercado da fotografia analógica.

SantaFilm é, essencialmente, o filme fotográfico do Pai Natal! A marca começou em 2019 com Santa ERA 1000, um filme a preto e branco de alta sensibilidade que foi lançado originalmente numa tiragem limitada de 1500 unidades. No final do ano, o produto estava esgotado.

Robisa é o novo distribuidor nacional da marca santafilm

Mais tarde, a SantaFilm acrescentou o filme no formato 120 e rolos a granel à gama Santa RAE 1000. A novidade para 2021 foi o Summer Santa, um rolo de filme fotográfico com sensibilidade ISO 125 que a SantaFilm lançou em alusão a umas “férias do Pai Natal” em Miami na década de 1980. No verão de 2022, a SantaFilm lançou uma campanha de crowdfunding para lançar o seu filme a cores SantaFilm, que foi financiada com sucesso.

Filme fotográfico SantaFilm

O filme fotográfico da SantaFilm é um negativo a cores de grão fino compatível com o processo C41, que produz resultados com vermelhos vivos e verdes exuberantes. É mais saturada do que a série Kodak Portra, mas menos saturada e com uma curva de contraste mais longa do que a Kodak Ektar 100.

O filme é também compatível com o processo de impressão RA4 quando utilizado um filtro de cor adicional, aproximadamente equivalente à base laranja de outros filmes de negativos a cores. O filme é flexível e pode ser ampliado até ISO 800 com uma perda mínima de precisão de cor e um aumento mínimo do grão. Se fotografar a ISO 400 e aumentar +2 passos na revelação, o filme apresenta cores exatas e um aspeto quase isento de grão, tipicamente associado a filmes como o Kodak Ektar 100 ou o Kodak Portra 160.

Filme fotográfico santafilm

Produto SantaFilm

SantaColor 100

O material do filme é fabricado nos EUA e enrolado manualmente em caixas reutilizadas na Finlândia, nas instalações da kamerastore.com.

– Tipo de filme: Negativo a cores, derivado de filme de fotografia aérea

– Velocidade do filme: ISO 100

– Cores: Elevada precisão de cor com uma sensibilidade ao vermelho ligeiramente superior. Quando digitalizado, tende a ser mais quente e, por vezes, mais vermelho.

– Grão: Muito fino, mas concebido para criar imagens muito nítidas, uma vez que se trata de um filme de fotografia aérea.

– Latitude de exposição: Ampla, com resultados no intervalo de ISO 25 a ISO 800.

– Fabrico: Recentemente fabricado em 2022, nos EUA, e enrolado manualmente na Finlândia

– Codificação DX: Não, mas a maior parte das câmaras com leitores DX tem como predefinição o ISO 100, pelo que o filme é totalmente utilizável em câmaras “point-and-shoot”.

Processamento e digitalização:

– Processo de relevação: C41 normal, também pode ser processado em E6 para obter positivos de qualidade (expostos a ISO 100).

– Compatível com Minilabs e outros processamentos industriais

– Base: Base maioritariamente clara, ligeiramente alaranjada. Não é diretamente compatível com o processo RA4.
(Devido à base mais fina e mais clara, recomenda-se que carregue o filme em espaços interiores e que não o faça sob a luz direta do sol, uma vez que isso pode provocar fugas de luz nos primeiros fotogramas).

– Digitalização: Devido à base mais clara, alguns scanners confundem-se com o filme e produzem uma imagem muito vermelha. Isto é facilmente corrigido através da digitalização em casa ou num bom laboratório.

– Impressão RA4: A base de filme clara requer um filtro adicional para ser compatível com o processo RA4. A forma mais fácil de o fazer é processar uma tira de filme negativa a cores C41 não exposta e utilizá-la como filtro adicional para obter resultados de impressão normais.

Disponibilidade

O filme fotográfico SantaFilm estará disponível em Portugal a partir de outubro em www.robisa.es/shop e em lojas especializadas do setor.

Mais informações: https://www.robisa.es/pt/nova-marca-santafilm/

Outros artigos interessantes:

  • Netflix aumenta preços em dois planos e apimenta Oferta Básica
  • Google Play Protect aumenta segurança com análise de Apps desconhecidas
  • Tesla vai começar a contar as vezes que bocejas e piscas os olhos!
Tags: filme fotográficofotografia analógicaRobisaSantaFilme
Partilha
Tweet
Envia
Redação

Redação

Artigos relacionados

Audio note ongaku

Audio Note Ongaku: porque custa tanto um amplificador de apenas 20 W?

05/10/2026
Agon pro agp257ft combina 1. 000 hz nativos com fast ips

AGON PRO AGP257FT combina 1.000 Hz nativos com Fast IPS

04/10/2026
Quietcomfort headphones de 2. ª geração

QuietComfort Headphones de 2.ª geração chegam a Portugal por €399

01/10/2026
Os 5 melhores auriculares sem fios de 2026

Os 5 melhores auriculares sem fios de 2026

01/10/2026

Últimas notícias

Google limita modelos gratuitos do Gemini a partir de outubro

Fitbit Edge surge em imagens com GPS e suporte para iPhone

8 Ball Pool chega às LG Smart TVs com modo para 2 jogadores

Google lança Android 17 QPR3 Beta 1 para Pixel

AGON PRO AGP257FT combina 1.000 Hz nativos com Fast IPS

Prime Big Deal Days atraem nova vaga de sites falsos e phishing

TAG Heuer Connected Calibre E5 troca Wear OS por sistema próprio

Tapo RV50 Pro Omni chega a Portugal por 599,99 euros

QNAP QSW-M5218 combina portas 10GbE com uplinks 25GbE

5 Gadgets UGREEN que resolvem problemas do dia a dia

Como escrever prompts para IA que dão respostas melhores

Smartphones Vertu: luxo ou tecnologia a sério?

POCO X8 aposta numa bateria de 8340 mAh e carga de 67 W

Agente da OpenAI acede a dados não públicos sobre incêndios

O smartphone aquece demasiado? Causas e soluções

Samsung menciona One UI 9.5 numa aplicação oficial

Samsung aumenta preços do Galaxy S26 também na Europa

Samsung prepara Galaxy Glasses para lançamento já em novembro

Huawei Mate 90 reforça XMAGE com novas ferramentas de fotografia

Huawei Mate 90 Pro Max chega com Kirin 9050 Pro e LogicFolding

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.