Os três principais operadores de telecomunicações em Portugal, Meo, NOS e Vodafone Portugal, confirmaram hoje que aumentam preços no próximo ano, respondendo ao contexto inflacionista e às condições contratuais vigentes.
Meo: atualização abrange serviços móveis e fixos
A Meo, detida pela Altice Portugal, comunicou no seu site que as mensalidades de serviços pós-pagos móveis serão atualizadas a partir de 1 de janeiro de 2024, com um valor mínimo contratualmente previsto de 50 cêntimos com IVA. Em 1 de fevereiro, as mensalidades de serviços fixos com televisão e convergentes serão ajustadas com base no Índice de Preços no Consumidor (IPC) de 2022.
NOS: atualização incide sobre mensalidades e tarifas extra
A NOS justifica a necessidade dos aumentos de preços devido ao contexto inflacionista no setor das comunicações. As atualizações, a entrar em vigor em 1 de fevereiro de 2024, abrangem as mensalidades de serviços e as tarifas extra ‘plafond’. Os clientes poderão consultar as atualizações específicas no site da NOS a partir de 23 de janeiro de 2024.
Vodafone: aumentos calculados conforme IPC
A Vodafone Portugal também confirmou a atualização de preços, aplicando o aumento a partir de 1 de fevereiro de 2024, calculado com base no IPC. A operadora destaca que esta medida está em conformidade com os termos e condições contratuais, assegurando soluções para clientes mais vulneráveis.
Há cerca de um mês, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) havia solicitado “contenção” na subida de preços, considerando o atual contexto económico e as previsões de aumento do custo de vida para 2024. As operadoras, embora anunciem os ajustes tarifários, reforçam o compromisso em oferecer soluções acessíveis para os utilizadores mais vulneráveis.
Outros artigos interessantes: