O Artifact, um agregador de notícias de Inteligência Artificial (IA), encerrará as suas operações no final de fevereiro, após menos de um ano de funcionamento. A falta de uma forma rentável de avançar levou à decisão de encerrar o serviço.
Lançado por co-fundadores do Instagram
Lançado no final de fevereiro de 2023 pelos co-fundadores do Instagram, Mike Kreiger e Kevin Systrom, o Artifact oferecia mais do que apenas notícias aos leitores.
O serviço fazia a curadoria do feed com base nos gostos dos utilizadores e fornecia resumos de IA dos artigos. Recentemente, permitiu que os utilizadores reescrevessem artigos publicados no serviço com funcionalidades de IA.
Mercado não justifica investimento
Kevin Systrom, CEO da Artifact, partilhou na própria app que, apesar de terem construído algo que um grupo central de utilizadores adora, a oportunidade de mercado não é suficientemente grande para justificar um investimento continuado.
Antes do encerramento completo, a empresa está a reduzir a aplicação. A capacidade de adicionar novos comentários e mensagens já foi removida, reduzindo o trabalho de moderação que a empresa teria de fornecer a curto prazo. As mensagens existentes permanecerão visíveis para os utilizadores na visualização do seu perfil. De acordo com a nota publicada na aplicação, a visualização das notícias principais mantém-se até ao final de fevereiro de 2024.
Outros artigos interessantes: