TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Deepfake pornográfica de Taylor Swift torna-se viral antes de ser apagada

Jorge Montez por Jorge Montez
27/01/2024
Em Inteligência Artificial, Redes sociais

Uma imagem deepfake pornográfica de Taylor Swift, criada por Inteligência Artificial generativa, foi partilhada mais de 47 milhões de vezes antes de ser apagada.

Deepfake pornográfica de taylor swift
Imagem: youtube

As deepfake são imagens ou vídeos criados com recurso a inteligência artificial e que são de tal maneira críveis que passam por verdadeiras, só sendo detetadas com recurso a ferramentas próprias.

A deepfake pornográfica de Taylor Swift causou um grande impacto e discussão nas redes sociais porque a cantora é um fenómeno musical, sendo atualmente a artista nº2 na lista dos mais ouvidos no Spotify.

Situação pode ficar fora de controlo

Uma deepfake pornográfica de Taylor Swift foi vista mais de 47 milhões de vezes na rede social X, onde permaneceu durante mais de 17 horas antes de ser excluída, segundo a agência France-Presse. A rede social X é conhecida por ter regras menos rígidas sobre nudez do que o Instagram ou o Facebook.

A criação de imagens falsas de mulheres famosas e pessoas anónimas não é novidade. No entanto, o desenvolvimento de programas generativos de IA pode levar a um fluxo incontrolável de conteúdos degradantes, alertam muitos activistas e reguladores.

X remove todas as imagens

Danisha Carter, influenciadora com várias centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, sublinhou que a situação da deepfake pornográfica de Taylor Swift pode levar à aprovação de uma lei para combater o problema.

A Apple e a Google podem controlar o conteúdo que circula nas aplicações, através das regras que impõem nos seus dispositivos móveis, mas têm tolerado a situação no X.

A plataforma X afirmou num comunicado de imprensa que tem “uma política de tolerância zero” em relação à publicação não consensual de imagens de nudez e que está a remover todas as imagens identificadas da cantora.

CEO da Microsoft: “temos de agir rapidamente”

“Sim, temos de atuar”, disse o CEO da Microsoft em resposta a uma pergunta sobre os deepfakes de Swift, numa entrevista na cadeia norte-americana de televisão NBC.

“Penso que todos beneficiamos quando o mundo em linha é um mundo seguro. Por isso, não creio que alguém queira um mundo em linha que não seja completamente seguro, tanto para os criadores como para os consumidores de conteúdos. Por isso, acho que nos cabe a nós agir rapidamente nesta matéria”, concluiu Satya Nadella.

De acordo com o site 404 Media, o deepfake pornográfico de Taylor Swift foi construído com Design, uma ferramenta de Inteligência Artificial generativa da Microsoft.

“Levamos estas denúncias muito a sério e estamos empenhados em proporcionar uma experiência segura para todos. Investigámos estas denúncias e não conseguimos reproduzir as imagens explícitas nelas contidas. Os nossos filtros de segurança para conteúdos explícitos estavam a funcionar e, até agora, não encontrámos provas de que tenham sido contornados. Por uma questão de precaução, tomámos medidas para reforçar os nossos avisos de filtragem de texto e resolver a utilização indevida dos nossos serviços”, afirma a Microsoft em comunicado

O Problema dos deepfakes

A congressista democrata Yvette Clarke lembrou que o que aconteceu a Taylor Swift não é novo, pois as mulheres têm sido alvo de imagens falsas sem o seu consentimento há anos. Com os avanços na IA, a criação destas imagens tornou-se mais fácil e barata.

Um estudo de 2019 estimou que 96% dos vídeos ‘deepfakes’ eram de natureza pornográfica. Segundo a revista Wired, 113 mil desses vídeos foram carregados nos principais sites pornográficos durante os primeiros nove meses de 2023.

Outros artigos interessantes:

  • Sony RX100 V: fotografia profissional ao preço mais baixo de sempre
  • Nothing Phone (2a) com mais detalhes confirmados em certificação TUV
  • ElevenLabs suspendeu utilizador que clonou a voz do presidente Biden com IA
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Casa branca oculta regras de avaliação de modelos de ia

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

03/11/2026
Apple poderá lançar tablet de parede com ia para casas inteligentes

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

02/11/2026
Anthropic claude nomes

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

02/11/2026
Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da ia

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

02/11/2026

Últimas notícias

Sony pode estar a abandonar o PlayStation VR2 após retirada das lojas oficiais

Realme 17T aparece em imagens reais e revela novo design antes do lançamento

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Auscultadores PlayStation Pulse chegam a Portugal por 99,99 euros

Xiaomi Smart Doorbell 4 Pro vigia visitas e encomendas

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.