TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Google consulta utilizadores sobre partilha de dados pessoais antes do DMA

Vitor Urbano por Vitor Urbano
21/01/2024
Em Google

Num movimento que reflete a constante adaptação ao panorama regulatório europeu, a Google começou a consultar os seus utilizadores na União Europeia sobre como pretendem que os seus dados sejam partilhados.

Isto acontece no contexto da implementação do Digital Markets Act (DMA), uma legislação ambiciosa da União Europeia que visa regular as práticas anticompetitivas das grandes empresas tecnológicas. A medida mais visível desta iniciativa é um banner no dispositivo que apareceu recentemente para os utilizadores, questionando-os sobre a sua preferência em manter vinculados ou não os serviços da Google.

A partir de agora, os utilizadores têm a liberdade de decidir se desejam manter sete serviços da Google interligados ou optar por desvinculá-los. Esta opção pode ser alterada até 6 de março, data em que o DMA entra oficialmente em vigor. A Google, no seu esforço para cumprir com a nova regulamentação, está a introduzir também outras mudanças, como alterar a forma como os resultados de pesquisa são apresentados, com um foco maior em sites de comparação, e introduzir ecrãs de escolha para motores de busca e navegadores padrão.

A resposta da Google ao DMA e as suas implicações

O banner que surgiu nos dispositivos dos utilizadores na UE oferece uma escolha direta: manter os serviços vinculados ou desvinculá-los. Contudo, mesmo após a desvinculação, a Google esclarece que algumas partilhas de dados entre serviços ainda podem ocorrer por motivos como prevenção de fraude e abuso, e para “certos outros fins”, uma formulação que deixa algumas questões em aberto.

A empresa também disponibilizou uma secção para alterações futuras nas contas dos utilizadores, permitindo-lhes modificar as suas escolhas até a data de implementação da nova regulamentação.

Além disso, Oliver Bethell, diretor jurídico da Google, num post recente no blog da empresa, detalhou algumas destas mudanças. Entre elas, está a retirada da unidade Google Flights e a introdução de uma API de Portabilidade de Dados para facilitar a transferência de dados dos utilizadores para serviços ou aplicações de terceiros.

Google união europeia

Impacto nas empresas designadas como gatekeepers

A nova legislação do DMA não afeta apenas a Google, mas também outras grandes empresas designadas como gatekeepers, incluindo Amazon, Apple, ByteDance, Meta e Microsoft.

Estas empresas terão de realizar ajustes significativos nas suas operações para estarem em conformidade com as normas estabelecidas pela União Europeia. A Google expressou alguma reserva sobre as mudanças, salientando que podem limitar as escolhas para empresas e pessoas na Europa e envolver “difíceis compensações”.

Esta iniciativa da União Europeia é um passo significativo na regulação do poder das grandes empresas tecnológicas, refletindo uma tendência global de maior escrutínio e exigência de transparência nas práticas destas empresas.

Como os utilizadores respondem a estas mudanças e como as empresas se adaptam a este novo ambiente regulatório será fundamental para moldar o futuro da tecnologia e da privacidade de dados na Europa e além.

Outros artigos interessantes:

  • The Elder Scrolls: Castles chega finalmente ao Android e iOS
  • Promoção: smartwatch topo de gama com 4G ao preço da chuva!
  • Volvo Cars confiante no crescimento do mercado de veículos elétricos
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Computador e smartphone com loja online e lista de desejos para as compras na black friday.
Google

Google revela que 44% dos portugueses planeiam compras na Black Friday

19/06/2026
Android 17 bug
Android

Android 17: Um bug bizarro bloqueia o Wi-Fi nos smartphones Pixel

19/06/2026
Gemini live (3)
Google

Gemini Live: a inteligência artificial da Google ganha memória

19/06/2026

Últimas notícias

Linux Foundation lança Appia Foundation para padronizar auditorias de IA

Hackathon policial identifica redes de exploração sexual em plataformas de subscrição

Prime Day antecipado: Soundcore Anker P30i por menos de 27 euros.

Turismo de autocaravana gera receita recorde de 1,6 mil milhões

Discord testa verificação de idade com cartões e Google Wallet

Huawei Watch Fit 5: Chegam novas ferramentas de saúde feminina

Prime Day antecipado: poupa 477 euros no iRobot Roomba Plus 505.

Xiaomi HyperOS 4: a lista de smartphones que vão receber a atualização

Ugreen lança carregador GaN de 65W ultra fino com três portas

Prime Day antecipado: Samsung Galaxy Watch Ultra com 325 euros de desconto

Samsung Galaxy S26 Ultra é o “Melhor do Teste”

Relatório de ciberameaças da INTERPOL revela escala industrial do cibercrime na Ásia

Novo trojan de acesso remoto ameaça ecossistema Android

Apple: O preço do iPhone 18 Pro pode assustar

Queda de preço no Xiaomi Pad 8 Pro: poupa mais de 150 euros

HP revela novo ecossistema de colaboração baseado em IA

ChatGPT fica mais inteligente na saúde com o novo GPT-5.5

Dataland: O primeiro museu de arte gerada por IA do mundo

Anthropic suspende modelos Fable 5 e Mythos 5 por ordem dos EUA

Más notícias: Disney+ perde Dolby Vision e filmes 3D na Europa

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.