Com a chegada do novo ano, a Revolut, uma aplicação financeira global, revelou as principais metas financeiras dos portugueses para 2024.
Segundo um estudo da Dynata para a Revolut, 28% dos portugueses esperam liquidar todas as suas dívidas neste ano, enquanto 22% desejam um aumento salarial.
Satisfação e conquistas financeiras em 2023
Mais da metade dos inquiridos em Portugal expressou satisfação com as decisões financeiras de 2023. Cerca de um quarto não tem arrependimentos sobre os gastos no ano passado. Adicionalmente, 18% destacaram como maior realização de 2023 a capacidade de poupar dinheiro de forma eficiente.
Conquistas e desafios financeiros dos portugueses em 2023
Após um ano desafiador com inflação e aumento do custo de vida, 18% dos portugueses consideram que aprender a poupar foi a maior conquista financeira de 2023. A geração mais jovem (18-25 anos) destaca-se nesta realização. Entretanto, 32% afirmam que o seu poder de compra permaneceu estável, enquanto 19% sentiram piorias nas suas finanças, especialmente entre as gerações mais velhas.
Diversificação de rendimentos em 2023
Um segmento significativo da população, principalmente entre 35 e 44 anos, buscou rendimentos adicionais em 2023. Os jovens foram particularmente empreendedores, com 23% da Geração Z encontrando formas alternativas de ganho.
Percepções sobre gastos e arrependimentos
Cerca de 53% dos portugueses consideram que fizeram bons gastos em 2023. Homens e pessoas acima dos 65 anos demonstram maior confiança nas suas escolhas financeiras. Em contraste, o grupo de 45-54 anos expressou mais arrependimentos em relação às suas decisões financeiras.
Metas financeiras para 2024
Independente do sucesso financeiro em 2023, os portugueses estabelecem novas metas financeiras para 2024. Um terço lamenta não ter poupado o suficiente, e há um interesse crescente em aprender a investir e melhorar a gestão financeira, especialmente entre as mulheres e os mais velhos.
Graças à diversidade de produtos e recursos adicionados em 2023, a Revolut permitiu que os seus clientes aprendessem, testassem, desenvolvessem as suas habilidades, rastreassem os seus gastos diários, poupassem ou investissem, tudo num só lugar, na aplicação. Na Revolut, temos um compromisso de longo prazo em oferecer inovações de produtos destinadas a atender às necessidades e aspirações financeiras diárias dos nossos clientes, desde compras e viagens, poupanças e seguros, subscrições e doações, até democratizar a riqueza e as criptomoedas.
Ignacio Zunzunegui, Head of Growth da Revolut para o Sul da Europa
Mais informações sobre a Revolut no site oficial
Outros artigos interessantes: