TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Google ignora Lei dos Mercados Digitais, denuncia eDreams ODIGEO

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
25/03/2024 - Atualizado a 26/03/2024
Em Notícias

A eDreams ODIGEO, líder mundial em subscrições de viagens e gigante europeia do comércio eletrónico, juntou-se a outras empresas online independentes em Bruxelas para denunciar a Google por violação da Lei dos Mercados Digitais (DMA).

Em reunião com a Comissão Europeia, a eDreams ODIGEO criticou a resposta da Google à DMA, considerando-a uma mera continuação da “profundamente enraizada” prática de autopreferência da empresa. Esta postura, segundo a eDreams ODIGEO, perpetua o status quo e frustra o propósito da DMA.

Atualização da notícia: A Comissão Europeia anunciou ontem uma investigação, tal como solicitado na reunião

A eDreams ODIGEO celebra o anúncio feito ontem pela Comissão Europeia sobre a abertura de investigações contra a Google pelo incumprimento da Lei dos Mercados Digitais (DMA). Durante anos, a Google deu preferência aos seus próprios produtos, tendo a eDreams ODIGEO sido uma das primeiras empresas a pedir uma ação contra estas práticas. Consideramos que esta investigação é um passo importante para garantir um mercado digital competitivo e equitativo. A eDreams ODIGEO está preparada para continuar a trabalhar tanto com a Google como com a Comissão Europeia para promover um ecossistema digital transparente, inovador e justo

eDreams ODIGEO
Google ignora lei dos mercados digitais, denuncia edreams odigeo

Incumprimento da Lei dos Mercados Digitais

Duas semanas após a entrada em vigor da DMA (Lei dos Mercados Digitais), a eDreams ODIGEO e outras plataformas expressaram suas preocupações sobre o grau de conformidade da Google. Apesar de extensos feedbacks e comunicação com a Google antes da aplicação da DMA, as medidas da empresa no seu plano de conformidade não cumprem as normas da lei.

Falta de uniformidade e violações

A eDreams ODIGEO salientou que a Google apresenta formatos de pesquisa não uniformes em todos os países da UE, alguns dos quais ainda incluem o Google Flights como uma página de resultados de pesquisa (SERP) separada. Isso configura uma clara violação da Lei dos Mercados Digitais (DMA).

Apelo à Comissão Europeia

Duas semanas após o início da aplicação da DMA, é agora evidente que a Google optou por um caminho de incumprimento. As alterações implementadas resumem-se a alguns ajustes que não abordam a questão central em causa: a Google continua a perpetuar as práticas de auto preferência dos seus serviços em detrimento de empresas concorrentes sediadas na UE, subvertendo assim o panorama competitivo que a Lei dos Mercados Digitais procura proteger. Isto não é apenas dececionante; é um desafio direto à equidade e à competitividade do mercado digital europeu. A Comissária Vestager tem um mandato claro e o momento de atuar é agora.
Com as próximas eleições europeias a aproximar-se, este momento oferece uma oportunidade única para a Comissão Europeia provar aos cidadãos e às empresas da UE que dá prioridade aos seus interesses e está disposta a protegê-los. Apelamos vivamente à Comissão Europeia para tomar medidas imediatas contra o flagrante incumprimento da DMA por parte da Google.

Guillaume Teissonnière, General Counsel da eDreams ODIGEO

Com as próximas eleições europeias a aproximar-se, a eDreams ODIGEO apela à Comissão Europeia para tomar medidas imediatas contra o que considera ser um flagrante incumprimento da Lei dos Mercados Digitais (DMA) por parte da Google.

Atualização

Falta de resposta da Google

A eDreams ODIGEO lamenta a falta de resposta da Google às suas preocupações, apesar das recentes declarações da Comissária Europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, a favor de uma aplicação mais rigorosa da DMA.

Momento de agir

A eDreams ODIGEO acredita que este é o momento para a Comissão Europeia demonstrar aos cidadãos e empresas da UE que prioriza seus interesses e está disposta a protegê-los.

Outros artigos interessantes:

  • China proíbe chips Intel e AMD em PCs do governo
  • Controlo por Voz Sonos chega ao Spotify
  • NASA está a recrutar astronautas para o programa Artemis
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, fundou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Musk nega separação da tesla na china avançada pelo wsj
Empresas

Musk nega separação da Tesla na China avançada pelo WSJ

02/08/2026
Aparelhos auditivos
Notícias

A nova geração de aparelhos auditivos aproxima a saúde auditiva do quotidiano digital

28/07/2026 - Atualizado a 29/07/2026
Perfumes douglas
Notícias

Novas tendências de perfumes de verão: frescura, sensualidade e originalidade nas fragrâncias

28/07/2026

Últimas notícias

Alternativa europeia à Starlink recebe luz verde para arrancar em 2029

HarmonyOS 7 beta: novo carregamento direto vai proteger a tua bateria

Inteligência artificial da Meta sai do controlo e hackeia outra empresa

Silo temporada 3: O algoritmo pode afinal ser humano

Novo sensor fotográfico da Samsung aponta ao Galaxy S27 Ultra

ChatGPT: Nova função permite criar e exportar stickers para o WhatsApp

Google estende o acesso gratuito aos vídeos do Gemini Omni

Samsung Galaxy S26 FE: Novas imagens desvendam as três cores finais

Honor MagicOS 11: programa beta fechado arranca para 17 dispositivos

Google prepara bloqueio nativo de aplicações para dispositivos Android

Novas consolas portáteis MANGMI Air Y chegam com preços fantásticos

Google Assistant despede-se: O Gemini chega ao teu Samsung Galaxy

Google revela grande update para o Home com foco no Gemini

Huawei: Preços dos smartphones vão disparar devido à crise na memória

Huawei Nova 16 SE: O novo smartphone económico com NearLink E2.0

JBL lança os novos Live Buds 4 e Live Beam 4

Motorola Edge 70 Neo: Fuga de informação confirma o novo smartphone

Google Pixel Watch 5: fuga de informação revela design e novas funcionalidades

Huawei prepara MateBook Fold PC mais pequeno para o final de 2026

Fuga de informação revela planos da Apple para os novos iPhone 18

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.