Portugal subiu três posições no ranking do Global Soft Power Index (GSPI) de 2024, ocupando agora o 27º lugar, de acordo com um relatório da Brand Finance.
Estados Unidos e Reino Unido lideram o ranking, enquanto a China ascende ao terceiro lugar.
O GSPI é um estudo anual que avalia a influência das nações através de 55 parâmetros, incluindo Familiaridade, Reputação, Influência, Cultura e Governança. A Brand Finance entrevistou mais de 170 mil pessoas em mais de 100 países para recolher dados para o índice.
Portugal destaca-se em Familiaridade (7.1/10) e Reputação (6.9/10), mas enfrenta desafios em áreas como Governação, Relações Internacionais e Negócios e Comércio.
Pilar Alonso Ulloa, Diretora-geral da Península Ibérica (Espanha, Portugal) e América do Sul da Brand Finance, afirma: “Embora Portugal tenha melhorado os seus resultados nos últimos cinco anos, não consegue destacar-se acima da média internacional, o que o impede de continuar a aumentar a sua influência”.
Para aquela responsável, “uma comunicação eficaz sobre as suas realizações e contribuições nos domínios da economia, da cultura e dos negócios será fundamental para progredir na classificação.”
Melhorias nos pilares Reputação e Educação & Ciência
Portugal registou um aumento acima da média nos pilares Reputação (0.3 pontos para 6.9/100) e Educação & Ciência (0.3 pontos para 3.2/10).
As campanhas “Melhor Destino do Mundo” e as colaborações com instituições de investigação internacionais contribuíram para o aumento da Familiaridade e da Reputação de Portugal.
Portugal apresentou um forte padrão de crescimento em termos de influência internacional, semelhante ao da Espanha. O país melhorou a sua pontuação no GSPI de 40.6/100 em 2020 para 50.1/100 em 2024.
Europa é o continente que melhor avalia Portugal.
Os países europeus classificaram Portugal, de um modo geral, de acordo com a sua posição no ranking, ou mesmo mais favoravelmente.
Portugal enfrenta desafios em África e na Ásia, com exceção de Angola e Brasil, que classificaram o país muito favoravelmente, constata-se no relatório agora divulgado.
A Brand Finance é a principal consultoria de estratégia e avaliação de marcas do mundo. Fazendo a ponte entre marketing e finanças, a Brand Finance avalia a força das marcas e quantifica seu valor financeiro para ajudar governos, corporações e organizações de todos os tipos a tomar decisões estratégicas. Com sede em Londres, a Brand Finance tem escritórios em mais de 25 países, oferecendo serviços em todos os continentes.
Outros artigos interessantes: