
Sempre que lembramos da lendária partida que decidiu o título do Campeonato Carioca de 1995, vem à mente a magnífica atuação de Romário. Ele voltou do Barcelona como o melhor jogador após a triunfante Copa do Mundo de 1994, mas nesta partida não foi só o magnífico avançado brasileiro que brilhou, que fez uma magnífica carreira nos campos de futebol da Europa. Os torcedores daquela época lembram o famoso gol decisivo que voou para o gol do Flamengo no peito do não menos brilhante R. Gaúcho, e de muitos outros momentos graças aos quais o futebol brasileiro continua sendo um ídolo para torcedores de todo o planeta.
Análise do lendário jogo de Romário
Sua trajetória até o topo do futebol começou em 1985, no clube Vasco da Gama. Depois de Romário ter jogado três anos pelos Almirantes, dois títulos de campeonato ficaram inscritos na história do time e, nas duas vezes dos jogos decisivos, os espectadores assistiram ao confronto entre o time de Romário e o Flamengo. Depois das Olimpíadas, foi convidado para a Europa; a mudança para a Holanda custou US$ 6 milhões, valor recorde para o Brasil na época. Na primeira temporada, Romário conseguiu conquistar o título de melhor atirador, e o PSV, com sua participação direta, conquistou o campeonato e a Copa da Holanda.
É uma pena que após a mudança de Romário para Barcelona, os torcedores de futebol não tenham tido a oportunidade de fazer 1Win login Brasil para apostar em jogos com sua participação. Na seleção catalã, ele recebeu os honorários mais altos e passou duas temporadas verdadeiramente estelares:
- No seu primeiro campeonato foi lembrado pelo hat-trick contra o Real Madrid, quando o Barça derrotou o clube real com um placar de 5 a 0;
- No ano seguinte, Romário se tornou o melhor marcador do campeonato, marcando 30 golos contra adversários;
- De forma geral, graças a Romário, o Barcelona defendeu o título do campeonato.
No início de 1995, voltou ao Brasil para jogar no Flamengo por um salário menor e se tornou um dos protagonistas da famosa final da Liga Carioca.
História sobre os momentos decisivos da partida
Foi uma grande luta, cheia de reviravoltas inesperadas, exclusões e momentos polêmicos. O estádio do Maracanã lotado assistiu ao espetáculo épico. No ano do centenário do clube, todos esperavam novas conquistas do Flamengo, e o aparecimento de uma estrela de classe mundial na pessoa de Romário alimentou furiosamente as paixões dos torcedores do futebol brasileiro. Vale ressaltar que o Fluminense pôde contar com a presença do destacado Branco e do campeão mundial de 1994, Sávio. Comparado às celebridades, o Gaúcho parecia muito bem, afirmando claramente ser um mestre de primeira classe.
Na ocasião, mais de 120 mil espectadores puderam assistir à partida diretamente no estádio do Maracanã e o espetáculo, definitivamente, valeu a pena. O ataque estiloso do Fluminense foi coroado com gol de Renato Gaúcho aos 30 minutos e, depois de muita comemoração com a torcida, o Fluminense leva a torcida ao êxtase quando o excelente chute de Leonardo acerta o alvo aos 42 minutos.
O Flamengo voltou ao jogo no segundo tempo e é Leonardo quem, após um ataque rápido, reduz o placar, e o público estremece na expectativa de um desfecho imprevisível, além disso, passaram-se apenas 6 minutos e o placar empatou graças à habilidade de Fabinho. Quando parecia que o tempo regulamentar terminaria empatado, houve um cruzamento em direção à área do goleiro do Flamengo, que foi fechado sem sucesso por Renato Gaúcho, trazendo a vitória aos adversários. Porém, o gol foi creditado a Ailton.
O impacto deste derbi na cultura do futebol carioca
Essas partidas no Brasil gradualmente passaram para uma categoria separada, que pode muito bem ser considerada patrimônio cultural do Rio de Janeiro e até de todo o país em uma cidade onde o futebol goza do estatuto de divindade, se formou toda uma camada cultural. Se voltarmos a 1995, então o poder da torcida já ai era sentido, além disso, os adeptos dos clubes da capital não só tinham os seus próprios slogans como também canções dedicadas não só ao seu clube preferido, mas também aos jogadores individuais.
Feedback dos fãs e o significado da partida na história
Se alguém ainda não teve tempo de observar como os torcedores brasileiros se comportam nessas partidas, é porque não viu futebol de verdade. Em uma época em que não existia Internet, chegar a uma partida dessas e ver pessoalmente o jogo dos ídolos era o sonho de quase todos os moradores do país mais futebolístico do mundo.
Assim como todo o continente sul-americano, o Brasil se caracteriza por confrontos baseados em classes históricas. Tendo em conta a diferença significativa entre ricos e pobres, pessoas de diferentes classes apoiaram os quatro clubes da capital. O Flamengo é mais reverenciado entre as pessoas comuns, enquanto o Fluminense, inicialmente mais estável e rico, era considerado o clube preferido da elite brasileira. Embora com o tempo as fronteiras claras entre os torcedores tenham desaparecido gradualmente, o aspecto histórico e o significado deste clássico ainda são relevantes.