TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Europa investe 8 mil milhões em Startups de IA em 2024

Vitor Urbano por Vitor Urbano
05/02/2025
Em Inteligência Artificial, Tecnologia

Nos últimos anos, temos assistido a um crescimento exponencial da Inteligência Artificial (IA) globalmente. Apesar dos holofotes estarem apontados para os gigantes americanos e chineses, a Europa não ficou para trás e tem vindo a afirmar o seu espaço neste campo.

Nos próximos dias, Paris será o epicentro mundial da IA, com a Cimeira de Ação de Inteligência Artificial a reunir chefes de estado e líderes tecnológicos de todo o mundo. Em cima da mesa estarão certamente novos investimentos e acordos diplomáticos nas áreas da segurança e do impacto ambiental da IA.

Image 4

A Europa tem atraído cada vez mais investimento no setor da IA. Só em 2024, as empresas de IA representaram cerca de 20% do investimento total de capital de risco na região, equivalendo a 8 mil milhões de euros. Este valor deverá continuar a crescer, tendo em conta que as startups de IA são ainda relativamente jovens.

Os países europeus que tradicionalmente atraem mais investimento de capital de risco são também os que se destacam na área da IA. O Reino Unido lidera o ranking, seguido pela França e pela Alemanha. Os países nórdicos, apesar da sua dimensão demográfica, também demonstram um forte potencial neste setor.

À medida que as empresas de IA crescem, atraem cada vez mais investimento internacional, com as empresas de capital de risco dos EUA a representarem cerca de 50% do capital investido em empresas de IA na ronda Série C e posteriores.

Image 3

França: um polo de inovação

A França tem-se destacado no cenário europeu da IA, com “mais de 750 startups que criaram 35.000 empregos e operam em todas as áreas que estão a transformar a sociedade de hoje”, segundo a Ministra Delegada para a inteligência artificial e tecnologias digitais, Clara Chappaz. O país conta com 2.000 cientistas dedicados à investigação em IA e 600 estudantes de doutoramento a trabalhar nesta área.

O Relatório Francês de IA analisou as 400 principais startups de IA em França e identificou as estrelas em ascensão. Embora a Mistral AI e a Poolside sejam nomes já conhecidos, a maioria das startups francesas não está a trabalhar em modelos fundacionais, mas sim em áreas como a infraestrutura, com empresas como a Linkup, Kestra e ZML a otimizar workflows de dados e a melhorar o desempenho da inferência.

Image 5

IA aplicada a setores específicos

Muitas startups francesas estão a aplicar a IA a setores específicos como a saúde e o clima. Na área da saúde, a Owkin e a Bioptimus são exemplos de sucesso, com projetos inovadores em áreas como ferramentas de imagem, descoberta de medicamentos e melhoria de tratamentos médicos.

Na área do clima, a IA está a ser utilizada para criar a próxima geração de startups focadas em agrotecnologia, gestão de carbono e energia, e novos materiais.

Apesar de algumas empresas não sobreviverem a longo prazo, muitas startups de IA estão a crescer rapidamente. Ainda estamos no início da revolução da IA e, apesar da competição acirrada, o boom da IA parece estar mais distribuído do que se esperava, com a Europa a ter um papel importante a desempenhar.

Outros artigos interessantes:

  • 4 Sugestões da Bose para o Dia dos Namorados
  • Arc Pulse para o Pixel 9 Pro XL: no início, estranha-se, depois entranha-se! (análise)
  • Gemini Ultra, Pro e Nano: as três versões da inteligência artificial da Google
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Usar ia no seu negócio com eficácia
Inteligência Artificial

8 recomendações para usar IA no seu negócio com eficácia

23/06/2026
Rtx 5090 calor motherboard
Tecnologia

Calor extremo da RTX 5090 mancha motherboard em seis meses

22/06/2026
Ore energy europa
Tecnologia

Europa aposta forte em baterias de ferro-ar que duram quatro dias

22/06/2026

Últimas notícias

Prime day traz ação com o pack DJI Osmo Action 5 Pro 25% mais barato

Google Messages vai ter um chat oficial para falares sobre novidades

Oferta Prime Day: Apple iPhone Air está com preço histórico

YouTube: Plataforma chega a acordo com jovem por danos à saúde mental

Prime day traz gráfica MSI RTX 5060 Ti a preço de amigo

Call of Duty: CEO da Xbox afirma que a franquia superou a Marvel

Se queres criar conteúdo: a Sony Alpha ZV-E10K arrasa no Prime Day

Google Home Speaker: O ecrã inteligente que todos queriam ficou na gaveta

Monitor de gaming AGON PRO AGP277QKDC chega em julho por 899€

8 recomendações para usar IA no seu negócio com eficácia

Prime Day: Poupança de 398 euros no brutal Garmin Fenix 8 Pro Zafiro

CP testa internet da Starlink nos Alfa Pendular para melhorar Wi-Fi

Oracle despede 21 mil trabalhadores na corrida pela inteligência artificial

Poupa 318 euros na Nikon Coolpix P1100 durante Prime Day: vais deixar escapar?

Google investe milhares de milhões em chips TPU para destronar a Nvidia

Samsung Galaxy S26 FE surge novamente no Geekbench

Desconto brutal no Prime Day: o DJI Osmo Pocket 3 está imperdível

Apple iPhone Ultra: Ecrã dobrável já está em produção pela Samsung

Segurança residencial no verão exige reforço de medidas preventivas

Loucura no Prime Day: o colossal Samsung Odyssey Neo 57 derreteu preços

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.