Atualmente o Pinterest é um aplicativo que possui forte e grande apelo visual, por isso a plataforma é uma excelente opção para quem tem o interesse em gerar tráfego com foco em realizar vendas.
Entretanto, a maioria dos usuários não sabem dessa informação e acabam utilizando a rede social apenas com objetivo de realizar as suas pesquisas. Se você trabalha com marketing ou é empreendedor digital, saiba que o Pinterest pode ser considerado uma ferramenta de alto potencial para quem quer escalar o seu negócio em curto espaço de tempo.
Principalmente porque dentro do próprio aplicativo é possível trabalhar com os mais variados segmentos, como por exemplo: Moda, decoração, artesanato e até mesmo o próprio marketing digital, tornando assim mais prático impulsionar uma cartela extensa de produtos.
Então! Ficou curioso para saber como monetizar com o Pinterest? Confira nas próximas linhas algumas dicas que podem te ajudar a ganhar dinheiro através da ferramenta.
Mas antes vamos entender um pouco o que é a rede social…
O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social que tem como principal objetivo o mecanismo de busca visual, permitindo aos usuários encontrar e salvar ideias.
O que é Pin no Pinterest?
O Pin é uma linguagem utilizada apenas no Pinterest, ele pode ser representado por uma imagem, vídeo ou infográfico que os usuários salvam na plataforma para referência futura, Além disso, o Pin pode ser criado a partir de um upload direto ou salvo de um site externo. Cada Pin pode conter um link, permitindo que os usuários sejam direcionados para blogs, lojas online, receitas e outros conteúdos.
8 estratégias eficazes para vender no Pinterest

1. Crie um Perfil Otimizado
Internalize que dentro de qualquer rede social, o perfil é o principal cartão de visitas. Por isso, você deve criar o seu com bastante atenção e direcioná-lo de maneira intuitiva para que o seu público consiga entender de forma simples a mensagem que você quer passar.
Para isso é necessário criar um nome de usuário relacionado ao seu nicho. Por exemplo, se você tiver um Pet Shop o ideal é que você coloque um nome que tenha haver com esse nicho. O segundo passo para criar um perfil mega otimizado no Pinterest é adicionar palavras-chave relevantes na sua bio e incluir um link para sua loja ou site. Dessa forma as pessoas vão encontrar sua loja com um pouco mais de facilidade.
2. Use o Pinterest Business
Agora que você já deu o primeiro passo e criou o seu cartão de visitas através da bio é necessário buscar uma ferramenta com foco em análise de métricas. Com isso o próximo passo é converter seu perfil pessoal para Pinterest Business, através dele é possível acessar análises e ferramentas de anúncios. A partir dessa análise de métricas é possível verificar se o seu site ou blog está adquirindo com o passar dos dias credibilidade e mais alcance nos Pins.
3. Publique Pins de Alta Qualidade
A terceira dica que vai te ajudar a conquistar uma boa visibilidade no Pinterest é usar imagens verticais. O tamanho recomendado é 1000 x 1500 px. Além de manter esse formato você deve apostar em cores vibrantes e design profissional e adicionar textos chamativos nas imagens para destacar ofertas ou benefícios.
4. Utilize SEO no Pinterest
O SEO também deve ser levado ao pé da letra no Pinterest. A dica é incluir palavras-chave nos títulos, descrições e hashtags dos Pins. Você deve também criar pastas otimizadas com descrições estratégicas e utilizar termos pesquisáveis que seu público-alvo costuma procurar.
5. Crie Pins Idea e Vídeos
A plataforma do Pinterest prioriza vídeos e Pins Idea, que são aqueles bem parecidos com o formato dos Stories do Instagram. Aproveite esse espaço para divulgar tutoriais, bastidores e demonstrações do seu produto.
6. Adicione Links nos Pins
Os links são extremamente importantes dentro da estratégia de vendas através do Pinterest. Por isso é necessário inserir links diretos para o seu site, loja ou página de vendas e utilizar URLs rastreáveis para medir o desempenho de cada Pin.
7. Participe de Grupos e Crie Seu Próprio Grupo de Pins
Um outro recurso que vai te aproximar das vendas e ampliar o nível de visibilidade da sua página é entrar em pastas colaborativas para ampliar o alcance dos seus conteúdos. Na sequência é só criar pastas temáticas para atrair seguidores engajados.
8. Invista em Pinterest Ads
Através dos sete passos anteriores listados aqui é possível criar recursos para atrair o seu público. Na oitava etapa é necessário investir em tráfego. Sim, para isso você deve criar campanhas de Pins Promovidos para ampliar o tráfego e as conversões. A dica é testar diferentes criativos e acompanhar métricas com a finalidade de otimizar os anúncios criados por você.
3 Formas de Ganhar Dinheiro com o Pinterest
- Invista na Venda de produtos
- Aproveite a rede social para promover seu blog ou site
- Invista em parcerias pagas
Invista na Venda de produtos
Muitos usuários não sabem mais é possível vender produtos no aplicativo do Pinterest. Para isso é necessário criar pins com fotos profissionais de alta qualidade e investir em descrições atrativas Depois é só direcionar os utilizadores para a sua loja online.
Aproveite a rede social para promover o seu blog ou site
Uma segunda dica para fazer dinheiro com o Pinterest é apostar na criação de pins que representem o conteúdo do seu blog ou site, para atrair utilizadores para as suas páginas. Mas atenção! Não é qualquer conteúdo, você precisa criar posts interessantes que se conectem com o seu público. Dessa forma você cria mais chances de ter uma comunidade que se interesse pela sua página.
Invista em parcerias pagas
Assim como em redes sociais como Instagram, por exemplo. As parcerias pagas são interessantes para quem tem uma audiência considerável no Pinterest, a colaboração com marcas é uma excelente oportunidade para quem quer fazer dinheiro em curto espaço de tempo.
Conclusão
Apesar de existirem outras redes sociais com uma população maior, o Pinterest pode ser considerado uma das ferramentas do marketing digital que mais estimulam a produtividade e principalmente a criatividade. Pois o usuário geralmente utiliza a ferramenta para encontrar novas ideias e agir, em vez de simplesmente curtir as publicações de outras pessoas ou ficar rolando a tela.
Um outro fator relevante é que a versatilidade de busca do Pinterest é um estímulo a mais para quem tem sede de aprender algo novo, através da rede social é possível encontrar pesquisas dos mais variados temas. Esse fator torna o Pinterest uma rede social de grande potencial para gerar vendas de forma estratégica.
Outros artigos interessantes:
8 motivos para usar psicologia das cores no marketing