A Faculdade de Tecnologia de Pompeia “Shunji Nishimura” (Fatec Pompeia), no Brasil, iniciou o processo seletivo para ingresso em cursos superiores tecnológicos gratuitos. As candidaturas estão disponíveis até 6 de junho através do portal eletrónico destinado ao efeito.
No total, são disponibilizados 120 lugares para duas formações gratuitas que a instituição afirma serem únicas no país nas respetivas categorias: Mecanização em Agricultura de Precisão e Tecnologia em Sistemas Inteligentes.
Detalhes das formações oferecidas pela Fatec Pompeia
O curso de Mecanização em Agricultura de Precisão conta com 80 lugares, distribuídos pelos períodos diurno e noturno. Com duração de seis semestres, prepara os alunos para operar e manter maquinaria agrícola, bem como para utilizar tecnologias de recolha e interpretação de dados para agricultura de precisão. A Fatec Pompeia classifica esta formação como a única na sua área no Brasil.
A partir de 2025, inicia-se o curso de Tecnologia em Sistemas Inteligentes, com 40 lugares no período noturno. Esta formação, também apresentada como inédita, dura três anos e foca o desenvolvimento Full Stack, integrando Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos aplicados a setores como Agronegócio, Saúde e Indústria 4.0.
Enquadramento institucional e colaborações
Com 15 anos de atividade e mais de mil diplomados, a Fatec Pompeia indica uma taxa de empregabilidade dos seus antigos alunos próxima de 100%. A instituição resulta de uma parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Centro Paula Souza, entidade ligada ao Governo do Estado de São Paulo.
A faculdade mantém colaborações com diversas empresas, como Google, Intel, Totvs, Grupo Jacto, John Deere, Case, New Holland, Solinftec, Topcon e Trimble. Segundo a instituição, estas parcerias permitem dispor de laboratórios com equipamento tecnológico atualizado.
Mercado e processo de seleção
Marisa Faulin, diretora da Fatec Pompeia, referiu, com base num relatório (Radar Agtech), um crescimento superior a 100% no último ano em empresas brasileiras que unem agricultura e tecnologia, o que indicia procura por profissionais qualificados nestas áreas. Afirmou ainda que os cursos têm atraído candidatos de diversas regiões do país.
A Fatec Pompeia oferece formação superior tecnológica gratuita em áreas identificadas pela instituição como tendo procura no mercado de trabalho brasileiro. O processo de seleção para os cursos de Mecanização em Agricultura de Precisão e Tecnologia em Sistemas Inteligentes está aberto até ao início de junho.
O prazo para as inscrições no processo seletivo (vestibular) termina a 6 de junho. Os interessados podem candidatar-se através deste link.
Outros artigos interessantes: