A MediaTek acaba de apresentar, esta segunda-feira, dia 12 de maio de 2025, o seu mais recente processador de gama média para dispositivos móveis, o Helio G200. Segundo a empresa sediada em Taiwan, este novo componente foi concebido a pensar em smartphones potentes para jogos, com um foco particular na melhoria da experiência em aplicações sociais e de mensagens.
A promessa é de um salto de mais de 40% no desempenho single-core face a plataformas concorrentes, mas, apesar do novo nome, as suas especificações mantêm-se, em grande parte, alinhadas com as do Helio G100 e até do seu antecessor, o G99, exceto por alguns ajustes pontuais que procuram otimizar certas áreas.
O que há de novo (e de familiar) neste processador?
Vamos espreitar o que este Helio G200 traz na bagagem, desde a sua arquitetura aos ganhos de desempenho anunciados, sem esquecer a sua herança e as tecnologias que o complementam. A MediaTek procura, com este lançamento, reforçar a sua posição no segmento intermédio, oferecendo uma solução equilibrada para os fabricantes.
Arquitetura e ganhos de desempenho
O Helio G200 assenta numa arquitetura octa-core de 6nm, que beneficia de um processo de fabrico moderno para maior eficiência, e conta com multiprocessamento heterogéneo. No seu interior, encontras dois núcleos Arm Cortex-A76 de alto desempenho a funcionar a 2.2GHz, responsáveis pelas tarefas mais exigentes, e seis núcleos Arm Cortex-A55 focados na eficiência energética, com uma velocidade de relógio de 2.0GHz. Este conjunto é complementado por memória RAM LPDDR4X com uma frequência máxima de 4266Mbps e suporte para armazenamento UFS 2.2, que assegura velocidades de leitura e escrita mais rápidas.
Embora partilhe a mesma unidade de processamento gráfico (GPU) Arm Mali-G57 MC2 do seu antecessor, esta surge agora com uma velocidade de relógio mais elevada, atingindo 1.1GHz. A MediaTek afirma que estas especificações se traduzem num desempenho single-core até 40% superior e um desempenho multi-core até 20% melhor em comparação com alternativas da concorrência. Nos populares benchmarks AnTuTu, a melhoria anunciada é de 35%. A GPU, graças à sua maior velocidade, apresenta-se 75% mais rápida que as soluções de outros fabricantes, e o processador em si é até 30% mais eficiente em termos energéticos durante as sessões de jogo, um ponto crucial para quem passa horas a jogar no telemóvel.
A ligação aos seus antecessores
Apesar da nova designação “G200”, se analisarmos ao pormenor as especificações, verificamos que muitas das características base não são radicalmente diferentes das que encontrávamos no Helio G100 ou mesmo no G99. As principais evoluções parecem concentrar-se na já mencionada maior velocidade de relógio da GPU, que impacta diretamente o desempenho gráfico, numa qualidade de vídeo HDR melhorada, que promete imagens mais ricas e detalhadas nas tuas gravações, e noutras pequenas otimizações que visam refinar a experiência geral de utilização.

Funcionalidades pensadas para o teu dia a dia e para jogar
Mais do que apenas números e especificações técnicas, a MediaTek destaca um conjunto de tecnologias e funcionalidades integradas no Helio G200, pensadas para otimizar a tua experiência, seja a desfrutar dos teus jogos favoritos, a captar os teus melhores momentos em fotografia e vídeo, ou simplesmente a navegar no teu smartphone.
MediaTek HyperEngine ao serviço dos jogos
Para os adeptos de videojogos, o processador está equipado com a tecnologia MediaTek HyperEngine. Este motor de otimização gere de forma inteligente a CPU, GPU e memória com base na energia disponível, nas condições térmicas do aparelho e nas exigências específicas de cada jogo. O objetivo principal? Oferecer uma jogabilidade fluida, com uma taxa de fotogramas estável, e, ao mesmo tempo, manter a eficiência energética para não esgotar a bateria rapidamente.
A empresa garante ainda um desempenho de rede rápido e fiável, graças à capacidade de alternar de forma inteligente entre antenas sem fios para obter sempre o melhor sinal. Adicionalmente, a tecnologia de concorrência de ligação assegura que o jogo se mantém online e ativo mesmo que recebas uma chamada telefónica.
Suporte fotográfico e de vídeo melhorado
No que toca à fotografia, os smartphones que vierem equipados com o MediaTek Helio G200 poderão suportar sensores de câmara com resolução até uns impressionantes 200 megapixéis. Isto é possível graças ao processador de sinal de imagem (ISP) de triplo núcleo integrado no Helio G200. Este ISP permite também a captura de vídeo com resolução até 2K a 30 fotogramas por segundo. Uma novidade é o seu novo DCG (Dual Conversion Gain) de 12 bits, que suporta captura de vídeo HDR de maior qualidade.
Além disso, encontras funcionalidades como suporte de hardware para sistemas de câmara dupla, zoom no sensor sem perdas (especialmente quando combinado com lentes de retrato dedicadas), e a MediaTek refere ter trabalhado em colaboração com programadores de aplicações de câmara para reduzir o consumo de energia até 20% durante a utilização da câmara.
Ecrãs mais fluidos e eficientes
Este processador está preparado para lidar com ecrãs integrados no dispositivo com uma resolução máxima Full HD+ e taxas de atualização até 120Hz, sem necessidade de hardware DSC (Display Stream Compression) adicional.
Para otimizar o consumo energético associado a ecrãs com altas taxas de atualização, a sua tecnologia Display Sync promete aumentar a eficiência energética ao ajustar dinamicamente a taxa de atualização do ecrã com base no tipo de conteúdo que estás a visualizar ou na tua interação, resultando em ganhos de até 20% na poupança de energia.
Conetividade para estares sempre ligado
No que toca a opções de ligação ao mundo exterior, o Helio G200 traz um modem Cat-13 DL com suporte para dual 4G VoLTE, tecnologia 4×4 MIMO para melhor receção de sinal e 256QAM para transferências de dados mais eficientes. Inclui ainda as mais recentes revisões de tecnologias sem fios como Bluetooth 5.2 e Wi-Fi 5 (802.11ac).
Para navegação e localização, o processador é compatível com uma vasta gama de sistemas de satélite, incluindo QZSS, Galileo, Beidou, GLONASS, NavIC e o tradicional GPS, garantindo que não te perdes pelo caminho, onde quer que estejas.
Outros artigos interessantes:










