TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Huawei aposta em câmaras próprias para Mate 80 e Pura 80

Vitor Urbano por Vitor Urbano
06/05/2025
Em Huawei, Mobile

A Huawei parece estar cada vez mais focada em desenvolver os seus próprios componentes, e as câmaras dos seus próximos telemóveis de topo não serão exceção. Segundo informações que surgiram recentemente, a empresa chinesa está a trabalhar em dois novos sensores de câmara CIS (Contact Image Sensor) que poderão equipar os seus futuros modelos de referência, como o Mate 80 e, possivelmente, o Pura 80 Ultra.

Esta movimentação da Huawei surge no contexto da sua estratégia para reduzir a dependência de produtos e tecnologias estrangeiras, procurando fortalecer a sua capacidade de produção interna e o desenvolvimento de componentes chave.

Image 2

Novos sensores CIS em desenvolvimento

A informação foi avançada por um conhecido informador na rede social chinesa Weibo, conhecido como DigitalChatStation. Segundo ele, a Huawei está a desenvolver ativamente dois sensores de câmara CIS, sendo que um deles tem grandes probabilidades de chegar à série Mate 80.

Os sensores CIS são conhecidos por serem compactos e terem um custo de produção mais acessível. Oferecem alta resolução, iluminação uniforme e captam imagens linha a linha à medida que o objeto se move, o que permite velocidades de digitalização rápidas e medições precisas.

O primeiro sensor mencionado é o SC5A0CS. Este parece ser o mesmo sensor desenvolvido pela própria Huawei que se especulava poder ser usado no Pura 80 Ultra. Trata-se de uma câmara de 50 MP com um tamanho de sensor de 1 polegada. Uma das suas características distintivas é o filtro de cor RYYB (vermelho, amarelo, amarelo, azul), que a Huawei tem vindo a utilizar para melhorar a sensibilidade à luz e a qualidade geral da imagem, especialmente em condições de pouca luz.

O segundo sensor é totalmente novo e chama-se SC590XS. Este também é um sensor de câmara de 50 MP, mas com um tamanho de 1/1.3 polegadas e igualmente com tecnologia RYYB. Acredita-se que este sensor possa funcionar como uma lente periscópica nos dispositivos, permitindo capacidades de zoom ótico avançadas.

Huawei mate 70 pro+

SuperPixGain HDR 2.0: A tecnologia que promete

Um dos pontos mais interessantes do novo sensor SC590XS é que deverá ser o primeiro a integrar a tecnologia SuperPixGain HDR 2.0. Esta tecnologia promete trazer melhorias significativas na qualidade da imagem, especialmente em situações de alto contraste.

O SuperPixGain HDR 2.0 ajuda a alcançar um alcance dinâmico ultra-alto, podendo chegar até 140dB. Oferece melhorias duplas na sensibilidade e na relação sinal-ruído através de uma estrutura de armazenamento de carga de um único píxel mais overflow (três frames numa única exposição).

Esta tecnologia visa resolver problemas como a diafonia ótica (optical crosstalk) e a aberração cromática, entregando imagens mais brilhantes, claras e de maior qualidade, com excelente sensibilidade. Além disso, o sensor também parece ter benefícios noutras áreas de desempenho, como baixo consumo de energia e supressão de cintilação de LED.

Estes novos sensores, o SC5A0CS e o SC590XS com a tecnologia SuperPixGain HDR 2.0, poderão assim chegar aos próximos topo de gama da Huawei, como o Pura 80 Ultra e a série Mate 80. Se as informações se confirmarem, isto representa um passo importante para a Huawei no desenvolvimento de componentes internos, reforçando a sua posição no mercado de telemóveis de alta qualidade com capacidades fotográficas avançadas.

É importante notar que a Huawei ainda não fez qualquer declaração oficial sobre o desenvolvimento destes sensores ou sobre quais modelos os irão integrar. No entanto, as pistas apontam para que a empresa esteja a investir forte nesta área para equipar os seus próximos lançamentos de topo. Fica atento para mais novidades sobre o futuro das câmaras nos telemóveis Huawei.

Outros artigos interessantes:

  • Motorola Moto G56: ecrã de 120Hz e bateria gigante revelados
  • Apple traz de volta capa com bateria para iPhone 17 Air
  • Google Gemini ganha widget que vai mudar o teu ecrã!
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Oppo reno15
OPPO

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

19/12/2025
Arc pulse google pixel 10 pro xl (análise 14)
Google

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

19/12/2025
Oneplus watch lite
OnePlus

OnePlus Watch Lite: ecrã de 3000 nits e bateria para 10 dias por 159€

18/12/2025
Honor win (3)
Honor

Honor Win e Win RT: data marcada para os novos smartphones de e-sports

18/12/2025
Google gemini 3 flash
Google

Gemini 3 Flash: a IA que pensa como um ‘Pro’ mas responde num piscar de olhos

18/12/2025
Google pixel launcher pesquisa
Google

Google irrita utilizadores Pixel ao mudar (para pior) a barra de pesquisa

18/12/2025

Últimas notícias

Varioprint ix1700

Canon: novas varioPRESS iV7 e varioPRINT iX1700 chegam em 2026

21/12/2025
Samsung smartthings: a primeira plataforma com suporte para câmaras matter

Samsung SmartThings: a primeira plataforma com suporte para câmaras Matter

21/12/2025
Lg micro rgb evo vai ser apresentada na ces 2026

LG Micro RGB evo vai ser apresentada na CES 2026

21/12/2025
QNAP

Extorsão sem encriptação no setor da saúde triplica em 2025

Check Point alerta para o aumento de ataques a agentes de IA

QNAP unifica soluções de backup sob a marca Hyper Data Protection

SpaceX confirma perda de contacto com o satélite Starlink 35956

SAMSON: o novo jogo do criador de ‘Just Cause’ custa 25 dólares e chega em 2026

Sony vence: clone de ‘Horizon’ é removido das lojas após acordo com a Tencent

Gemini já consegue identificar vídeos criados por IA

Oppo Reno 15 Pro Mini: o primeiro compacto da série Reno está a caminho

Conheça o Rakuten AI 3.0, maior modelo de IA do Japão

Hogwarts Legacy quebra barreira dos 40 milhões: a magia não tem fim

Natal 2025: Portugueses são os mais stressados da Europa

Rivian lança chave digital para Android: o teu Galaxy agora abre o carro

Samsung estreia nova linha de TVs Micro RGB na CES 2026

iOS 26.2 no Japão: Apple forçada a abrir App Store e pagamentos

Polestar Portugal fecha 2025 com o melhor ano de sempre

Kimwolf: a nova ameaça que transformou 1,8 milhões de TVs em ‘zombies’

Google Pixel 10 recebe o ‘turbo’ gráfico prometido na nova Beta do Android 16

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.