TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Rumor: Huawei pode lançar PC dobrável com HarmonyOS este mês

Vitor Urbano por Vitor Urbano
07/05/2025
Em Huawei

A Huawei tem demonstrado um interesse contínuo em explorar novos formatos no mundo da tecnologia, especialmente no que toca a dispositivos com ecrãs flexíveis. Depois de lançar telemóveis dobráveis inovadores, incluindo recentemente um modelo com um design vertical bastante apelativo (como o Pura X, que trouxe a ideia de um “flip-flop” com ecrã alargado), os rumores sugerem que a empresa pode estar a preparar-se para dar o próximo passo na flexibilidade, desta vez no segmento dos computadores portáteis.

As informações que circulam apontam para a possibilidade de a Huawei lançar um “PC dobrável” ainda durante este mês de maio. Se este rumor se confirmar, estaríamos perante mais um produto com um formato inovador por parte da gigante tecnológica chinesa, que poderá até ser apresentado em conjunto com a nova série de smartphones Nova 14.

O conceito de um “PC dobrável”

O termo “PC dobrável” sugere que a Huawei está a trabalhar num computador portátil (notebook) que integra um ecrã flexível que permite que o dispositivo seja dobrado. Isto representa uma forma interessante de repensar o formato tradicional dos portáteis, procurando novas formas de interação e portabilidade.

Enquanto o conceito de um portátil com ecrã dobrável já foi explorado por outras marcas, a abordagem da Huawei pode trazer algumas nuances. Na sequência dos rumores, alguns utilizadores online especularam que um PC dobrável poderia, por exemplo, dispensar completamente um teclado físico e funcionar apenas como um dispositivo de ecrã tátil. É importante notar que esta ideia é, para já, pura especulação dos utilizadores e não uma característica confirmada.

Huawei portátil dobrável

De onde vem o rumor e quando chegará?

As informações sobre este alegado PC dobrável parecem ter origem em fontes não oficiais, como o perfil “FixedFocus” e outros “tipsters” (pessoas que partilham informações não confirmadas) em secções de comentários online. Estas fontes sugerem que a Huawei está a preparar este novo dispositivo para um lançamento em maio.

Um dos rumores aponta que a apresentação oficial deste PC dobrável poderá acontecer durante a conferência de imprensa de lançamento dos smartphones Huawei Nova 14. No entanto, a própria fonte desta notícia reconhece que, apesar dos rumores e das especulações, a chegada deste “rumorado” dispositivo ainda este mês é, neste momento, “duvidosa”. Portanto, enquanto a ideia está a circular, a data concreta de maio ainda carece de confirmação sólida e deve ser tratada com cautela.

O precedente no mercado e a abordagem da Huawei

É relevante notar que a ideia de um PC dobrável não é totalmente nova no mercado. Outras marcas do setor, como a Asus, HP e Lenovo, já apresentaram e lançaram modelos com ecrãs dobráveis há alguns anos. O Asus ZenBook 17 Fold OLED é um exemplo notório deste tipo de dispositivo, que geralmente combina um ecrã flexível de grande dimensão com a compatibilidade com teclados Bluetooth externos para oferecer uma experiência de utilização mais tradicional quando necessário.

Parece que a Huawei poderá estar a seguir uma abordagem semelhante, criando um computador portátil com um ecrã dobrável para os seus utilizadores. Contudo, sem detalhes oficiais, é difícil saber se a implementação da Huawei trará alguma inovação particular face aos modelos já existentes no mercado.

HarmonyOS em vez de Windows?

Um aspeto particularmente interessante do rumor prende-se com o software. Diz-se que este alegado PC dobrável virá pré-instalado com o HarmonyOS, o sistema operativo desenvolvido pela Huawei, em vez do tradicional Windows.

Anteriormente, esperava-se que o Huawei MateBook X Pro 2025 fosse o primeiro portátil da marca a chegar com uma versão do HarmonyOS dedicada a PCs. Se o rumor sobre o PC dobrável for verdade e ele for lançado este mês com HarmonyOS, isso poderia significar uma mudança nos planos da Huawei e fazer deste dispositivo dobrável o pioneiro a apresentar o HarmonyOS num novo formato de computador portátil.

Richard Yu, Presidente do Huawei Consumer Business Group, já mencionou anteriormente em entrevistas que a empresa está a preparar PCs com HarmonyOS e “novos formatos”, prometendo “mais surpresas” e uma melhoria na experiência geral de utilização de computadores.

O que esperar da experiência HarmonyOS PC

Se o rumor do PC dobrável com HarmonyOS se confirmar, podemos esperar que este dispositivo procure capitalizar as capacidades do sistema operativo da Huawei e o seu formato inovador. A expectativa é que este PC dobrável possa trazer funcionalidades de inteligência artificial dinâmicas, aproveitar as capacidades do HarmonyOS e oferecer uma experiência de utilização diferente daquela que estamos habituados com portáteis tradicionais.

No entanto, tudo isto baseia-se em rumores e nas declarações mais gerais sobre os planos da Huawei para o HarmonyOS em PCs. Uma confirmação oficial por parte da Huawei é necessária para sabermos se este PC dobrável existe de facto, quando será lançado, quais as suas especificações e que funcionalidades únicas trará. Por enquanto, é um desenvolvimento intrigante no mundo dos ecrãs dobráveis e dos computadores portáteis que vale a pena acompanhar.

Outros artigos interessantes:

  • OnePlus 13s: design final revelado em teaser oficial
  • Huawei aposta em câmaras próprias para Mate 80 e Pura 80
  • Hama lança coluna portátil com som Canton em Portugal
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Huawei matepad mini (2)
Huawei

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

18/09/2026
Huawei (3)
Huawei

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

16/09/2026
Huawei mate 90 pro max brilho
Huawei

Huawei Mate 90 Pro Max pode chegar com ecrã de 10.000 nits

14/09/2026

Últimas notícias

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

Google Pixel 10 pode receber funcionalidade exclusiva do Pixel 11

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.