O mercado dos relógios inteligentes está repleto de opções para todos os gostos e carteiras, mas a HMD Global, a casa dos telemóveis Nokia, poderá estar a preparar-se para agitar as águas com uma proposta verdadeiramente distinta. Segundo informações recentes, a empresa finlandesa está a trabalhar em dois smartwatches Wear OS, e um deles poderá trazer de volta uma funcionalidade há muito pouco vista: uma câmara fotográfica no teu pulso.
A notícia surge através do informador @smashx_60 na rede social Twitter, que revelou que a HMD Global tem em desenvolvimento dois relógios inteligentes com o sistema operativo da Google, denominados, para já, Rubber 1 e Rubber 1S. Embora não tenham sido adiantados pormenores sobre a versão específica do Wear OS que irão utilizar, é o modelo Rubber 1 que capta imediatamente a nossa atenção devido a uma característica particular: uma câmara de 2MP.
A ideia de ter uma câmara num smartwatch não é totalmente nova, mas tem sido rara nos últimos anos. Esta funcionalidade diferenciadora poderá ser o trunfo da HMD para se destacar num mercado competitivo. Se és um utilizador que valoriza funcionalidades únicas e versatilidade no pulso, esta notícia é certamente para ti.
A câmara no pulso: Possibilidades e recordações
Ainda não se sabe ao certo qual será a utilidade desta câmara de 2MP no Rubber 1. No entanto, esta notícia faz-nos recordar o Samsung Galaxy Gear, lançado em meados da década de 2010. Esse relógio pioneiro oferecia uma câmara virada para o exterior, que permitia tirar fotografias de qualidade modesta do que te rodeava. Era uma abordagem simples, mas que na altura gerou bastante discussão.
A HMD poderá seguir um caminho semelhante ou, teoricamente, optar por uma solução diferente. Uma câmara integrada no mostrador do relógio ou na sua moldura poderia, por exemplo, ser utilizada para facilitar videochamadas diretamente do pulso, uma funcionalidade que seria, sem dúvida, bastante conveniente em várias situações. Imagina poderes fazer uma chamada de vídeo rápida sem teres de tirar o telemóvel do bolso.
O que distingue os dois relógios da HMD
Apesar da câmara ser o grande destaque, os dois smartwatches da HMD, o Rubber 1 e o Rubber 1S, partilham algumas características base. Ambos parecem vir equipados com capacidades de carregamento por USB-C e também sem fios, o que oferece flexibilidade. Contam ainda com resistência à água de 5ATM, conectividade Wi-Fi e funcionalidades essenciais de monitorização de saúde, como o acompanhamento da frequência cardíaca e dos níveis de oxigénio no sangue (SpO2).
Contudo, o Rubber 1 posiciona-se claramente como o modelo mais apetrechado. Para além da já mencionada câmara de 2MP, este relógio deverá oferecer Bluetooth 5.3, tecnologia NFC (essencial para pagamentos por aproximação, por exemplo), uma bateria de 400mAh e um ecrã OLED de 1,85 polegadas, que promete ser relativamente grande e com boa qualidade de visualização.
Por outro lado, o Rubber 1S, embora partilhando o ADN do seu irmão, apresenta algumas cedências. Este modelo não contará com NFC, virá com Bluetooth 5.0, uma bateria mais modesta de 290mAh e um ecrã OLED mais pequeno, de 1,07 polegadas. Estas diferenças sugerem que o Rubber 1S poderá ser uma opção mais acessível para quem procura entrar no ecossistema Wear OS da HMD sem necessitar de todas as funcionalidades avançadas.
De qualquer forma, a perspetiva de um smartwatch equipado com uma câmara no panorama Wear OS é, sem dúvida, uma proposta singular e interessante. Resta-nos aguardar por mais pormenores e, quem sabe, por uma confirmação oficial da HMD Global sobre estes promissores dispositivos.
Outros artigos interessantes: