Um estudo da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) analisou o impacto socioeconómico da SIBS na economia portuguesa durante o ano de 2024. A análise quantifica a contribuição da empresa para a produção nacional, valor acrescentado bruto (VAB) e emprego.
Conforme os dados apurados, a atividade da SIBS resultou num impacto total de 752,6 milhões de euros em produção e 385,7 milhões de euros em VAB, o equivalente a 0,2% da economia nacional. O estudo indica que cada euro investido pela empresa gerou, em média, 2,53 euros na economia.

Detalhes do contributo económico da SIBS
Em 2024, a SIBS contribuiu diretamente com 74 milhões de euros em impostos, incluindo IRC, IRS e IVA, para as finanças públicas. A atividade da empresa sustentou, de forma direta e indireta, 7.223 postos de trabalho equivalentes a tempo completo, com 189,2 milhões de euros pagos em remunerações.
O efeito multiplicador da empresa estendeu-se também ao emprego. Cada posto de trabalho na empresa correspondeu, em média, à criação de mais 6,43 empregos noutros setores da economia nacional. A taxa de esforço de investimento da SIBS foi identificada como quase três vezes superior à média das empresas do índice PSI.
Níveis de produtividade e alcance
O estudo da Nova SBE realça a produtividade da SIBS, medida pelo rácio entre VAB e emprego. Este indicador posiciona a empresa 157% acima da média nacional, 77% acima da média europeia e 40% acima da média dos Estados Unidos da América, ajustada pela Paridade do Poder de Compra. A produtividade da empresa é também cerca de 25% superior à do seu setor.
No plano internacional, a SIBS registou 53,5 milhões de euros em exportações de serviços e tecnologia financeira em 2024. A sua cadeia de valor beneficia setores como consultoria informática, serviços técnicos e científicos, e manutenção tecnológica. Pedro Brinca, um dos autores do estudo, refere que a SIBS “apresenta um nível elevado de produtividade, sustentado e ampliado ao longo do tempo graças a um investimento contínuo e significativo em inovação”.
O estudo da Nova SBE conclui que a SIBS desempenha um papel relevante na economia portuguesa, através da geração de valor e do estímulo a setores tecnológicos. Madalena Tomé, CEO do grupo SIBS, declarou o compromisso da empresa com a inovação e o investimento para o desenvolvimento económico e digital do país.
Outros artigos interessantes: