A Google já marcou no calendário o seu próximo grande evento de hardware para o dia 20 de agosto, e as expectativas não podiam estar mais altas. Nesse dia, a gigante da tecnologia irá apresentar ao mundo a sua nova família de telemóveis, a série Pixel 10. A gama será composta por quatro modelos: o Google Pixel 10, o Pixel 10 Pro, o Pixel 10 Pro Fold e, para quem gosta de ecrãs maiores, o Pixel 10 Pro XL.
Se estás a pensar em adquirir um dos novos modelos, a boa notícia é que não terás de esperar muito. As pré-encomendas deverão começar no próprio dia 20 de agosto, logo após o término do evento, com os envios a terem início uma semana depois, a 28 de agosto.
No entanto, como já é tradição no mundo da tecnologia, não foi preciso esperar pelo anúncio oficial para ficarmos a conhecer os pormenores mais importantes. Uma fuga de informação massiva revelou as especificações detalhadas dos dois modelos Pro, e os detalhes são muito promissores.

Google Pixel 10 Pro: um concentrado de tecnologia
O Pixel 10 Pro parece ter sido desenhado para oferecer uma experiência de topo num formato ainda relativamente compacto. Se as fugas de informação estiverem corretas, este modelo virá equipado com um ecrã LTPO AMOLED de 6,3 polegadas com resolução 1.5K. Este painel contará com uma taxa de atualização adaptativa de 120Hz, um brilho máximo impressionante de 3000 nits e proteção Corning Gorilla Glass Victus 2, garantindo uma visualização de excelência mesmo sob luz solar direta.
O novo processador Tensor G5 e um salto no desempenho
No coração do dispositivo estará o novo processador Tensor G5, construído com um processo de fabrico de 3nm, o que deverá traduzir-se num aumento significativo de eficiência e desempenho. A acompanhá-lo estará o já conhecido chip de segurança Titan M2.
Para garantir que nunca te falta poder de processamento, o Pixel 10 Pro virá com uns generosos 16GB de RAM LPDDR5X e opções de armazenamento interno que podem ir até 1TB. A correr tudo isto estará, como não poderia deixar de ser, a mais recente versão do sistema operativo, o Android 16.
Um sistema de câmaras que promete
A fotografia sempre foi um dos pontos fortes dos Pixel, e o novo modelo não será exceção. O sistema de câmaras traseiro será composto por um sensor principal de 50MP com estabilização ótica de imagem (OIS), uma lente ultra grande-angular de 48MP e uma lente telefoto, também de 48MP.
Na frente, para as tuas selfies, encontrarás uma câmara de 42MP. A alimentar o conjunto estará uma bateria de 4870mAh, com suporte para carregamento rápido de 29W com fios e 15W sem fios. A certificação IP68, 5G, WiFi 7 e Bluetooth 5.4 completam o pacote.
Google Pixel 10 Pro XL: para quem quer sempre mais
Para os utilizadores que não dispensam um ecrã grande e uma bateria para o dia todo (e mais além), a Google preparou o Pixel 10 Pro XL. Este modelo partilha o mesmo ADN de topo do seu irmão mais pequeno, mas eleva a experiência em dois aspetos cruciais. O ecrã cresce para as 6,8 polegadas, com um painel AMOLED de resolução QHD+ que mantém a taxa de atualização de 120Hz, os 3000 nits de brilho e a proteção Gorilla Glass Victus 2.
A bateria também recebe um aumento substancial, passando para os 5200mAh, e o carregamento rápido com fios sobe para os 39W. De resto, as especificações são idênticas, desde o processador Tensor G5 aos 16GB de RAM, passando pelo sistema de câmaras triplo de 50MP + 48MP + 48MP. A escolha entre os dois modelos Pro será, portanto, uma questão de preferência pessoal relativamente ao tamanho do ecrã e à importância da autonomia.
Outros artigos interessantes: