TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A próxima Xbox será um PC com Windows 11, dizem fontes internas

Vitor Urbano por Vitor Urbano
28/10/2025
Em Gaming, Microsoft

A guerra das consolas sempre se baseou na diferença fundamental entre um computador de secretária (PC) e uma máquina dedicada de sala (consola). No entanto, o futuro dessa divisão pode estar prestes a desaparecer. Poucas horas depois de a presidente da Xbox ter confirmado que a próxima consola já está em desenvolvimento, surgiram rumores ainda mais explosivos sobre a sua natureza. Fontes internas alegam que a sucessora da Xbox Series X não será uma consola tradicional: será um PC a correr o Windows 11, otimizado para jogos.

Se isto se confirmar, a Microsoft não estará apenas a lançar uma nova consola; estará a redefinir a fronteira entre as plataformas e a criar uma nova máquina que, essencialmente, te permitiria jogar toda a tua biblioteca de jogos de PC no conforto do teu sofá.

A pista de Phil Spencer: olhar para o ROG Xbox Ally

A especulação ganhou uma enorme credibilidade após uma declaração recente de Phil Spencer, o CEO da divisão Xbox. Quando questionado sobre o futuro da marca, Spencer disse que, para ter uma boa ideia do que está para vir, as pessoas deveriam “olhar para o ROG Xbox Ally“.

O que é o ROG Xbox Ally? É uma consola portátil desenvolvida pela Asus em parceria com a Microsoft, e corre o Windows 11. Esta não é uma coincidência. A Microsoft integrou no Windows 11 uma nova “experiência de ecrã completo Xbox”, que é, no fundo, uma interface de utilizador pensada para jogos. Esta interface foi desenhada para minimizar os processos em segundo plano do Windows e direcionar a maioria dos recursos do sistema para o desempenho do jogo.

A ideia, segundo as fontes do site Windows Central, é que a próxima consola de sala da Microsoft será o hardware que melhor executa esta nova interface. Na prática, seria um PC de gaming de alto desempenho com o Windows 11 no seu núcleo, mas que arranca diretamente para uma interface Xbox que esconde o sistema operativo por baixo.

Rog xbox ally

O sonho do ‘gamer’ de PC: Steam no sofá?

Se a próxima Xbox correr o Windows 11, as implicações para os consumidores são gigantescas e resolvem um dos maiores dilemas dos jogadores: a fragmentação das bibliotecas.

Acabou-se a escolha entre consola e PC

Se o sistema operativo for o Windows 11, nada impediria o utilizador de instalar o Steam, a Epic Games Store ou qualquer outra loja de jogos de PC na sua consola. O teu hardware de sala deixaria de estar limitado à biblioteca da Xbox e do Game Pass, e passaria a ter acesso à vasta biblioteca de jogos de PC que acumulaste ao longo dos anos.

A própria Microsoft tem vindo a trabalhar arduamente para tornar isto possível. A aplicação Xbox no PC está em constante evolução, com o objetivo de coligir jogos de todas as lojas (Steam, Epic, etc.) numa única biblioteca central. Levar esta funcionalidade para a consola faria todo o sentido dentro da filosofia da Microsoft de querer que os jogadores usem o seu software e a sua marca em qualquer dispositivo, independentemente da forma como escolheram comprar os seus jogos.

Um risco calculado para a Microsoft

Esta seria uma jogada ousada e arriscada para a Microsoft. Lançar a sua consola mais ambiciosa como um PC disfarçado oferece vantagens claras:

  • Maior Biblioteca: Acesso imediato a toda a biblioteca de jogos de PC.
  • Flexibilidade de Software: A consola poderia ser usada para muito mais do que jogos, desde ferramentas de produtividade a browsing avançado.
  • Simplificação do Desenvolvimento: Os programadores deixariam de ter de fazer “ports” complexos de PC para a arquitetura da Xbox.

No entanto, também apresenta riscos. O Windows 11 é, por natureza, mais complexo de gerir do que o sistema operativo fechado de uma consola. Isto poderia levar a mais bugs, mais problemas de segurança e, se o modo “Xbox” não for perfeito, a uma experiência de utilizador mais frustrante do que a que se espera de uma consola.

Por agora, esta informação baseia-se em “fontes de confiança” do Windows Central e no alinhamento da estratégia da empresa. Mas, se esta visão se concretizar, a próxima geração da guerra das consolas não será sobre qual caixa é mais potente, mas sobre qual delas oferece a forma mais simples e flexível de aceder a todos os jogos que já possuímos.

Outros artigos interessantes:

  • HyperOS 3 já chegou! A Xiaomi surpreende e atualiza primeiro a gama média
  • Realme C85 Pro: a bateria de 7.000mAh chega aos smartphones baratos
  • ASUS anuncia a TUF Gaming Radeon RX 9070 XT
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Black desert mobile (1)
Jogos

Black Desert Mobile: expansão ‘Seoul’ encerra Land of the Morning Light com confronto épico

12/11/2025
Black desert console
Jogos

Black Desert Console: O inferno de Edania é revelado com novo boss e PvP de alto risco

12/11/2025
Novo monitor playstation de 27 polegadas chega em 2026
Gaming

Novo monitor PlayStation de 27 polegadas chega em 2026

12/11/2025
Lenovo regressa à lgw e patrocina a ftw esports
Gaming

Lenovo regressa à LGW e patrocina a FTW Esports

11/11/2025
Nintendo switch 2 (oficial)
Gaming

Nintendo Switch 2: a consola que não vai subir de preço (por enquanto)

10/11/2025
Sony x amd - playstation 6
Gaming

PlayStation 6: Sony e AMD revelam Radiance Cores para uma nova era de gráficos

10/11/2025

Últimas notícias

Huawei matepad 11. 5 2025 (2)

HUAWEI MatePad 11.5 2025: leveza e conforto visual para o teu dia

13/11/2025
Google maps - google gemini

Google Maps e Gemini: a navegação por voz ganha um ‘copiloto’ inteligente

13/11/2025
Black desert mobile (1)

Black Desert Mobile: expansão ‘Seoul’ encerra Land of the Morning Light com confronto épico

12/11/2025
QNAP

Black Desert Console: O inferno de Edania é revelado com novo boss e PvP de alto risco

O mistério do Nova Launcher: o ‘launcher’ que continua a ser atualizado após a morte

Novo spyware Dante usou falha zero-day do Chrome

Honor 500: lançamento agendado para 24 de novembro com vídeo 3D e bateria gigante

Novo monitor PlayStation de 27 polegadas chega em 2026

Tesla teima em confundir os fãs com pista sobre lançamento na Colômbia

Plano Ilimitado Lyca Boss baixa para 7€/mês na Black Friday

Google Photos ganha superpoderes: edita fotos e pesquisa memórias com a voz

Honor Magic 8 bate todos os recordes de venda e esgota 250.000 unidades em 15 dias

OnePlus 15 esmaga rivais: bateria supera iPhone e Xiaomi no teste de resistência

Xiaomi lança câmara inteligente com videochamadas e IA para a família

iPhone Air 2 adiado: Apple suspende futuro do seu ‘smartphone’ ultrafino

iPhone 20: Apple pode esconder câmara e Face ID debaixo do ecrã em 2027

SoftBank vende participação na Nvidia por $5.8 mil milhões

Spyware Landfall: smartphones Samsung Galaxy sob ataque há mais de um ano

Lenovo regressa à LGW e patrocina a FTW Esports

iQOO 15: a Samsung e a Google têm um novo rival nas atualizações

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.