Há bugs irritantes, há bugs frustrantes e depois há bugs perigosos. Aquele que assombra os smartphones Pixel da Google pertence, infelizmente, a esta última categoria, e acaba de regressar para atormentar os utilizadores. Mais uma vez, estão a surgir relatos de proprietários de Pixel que, em momentos de aflição, se veem impossibilitados de contactar os serviços de emergência (o número 911 nos EUA e Canadá, equivalente ao nosso 112).
Este não é um problema novo. É uma falha assustadora e recorrente que tem afetado várias gerações de smartphones Pixel, levantando sérias questões sobre o controlo de qualidade da Google e a fiabilidade de um dispositivo que deveria ser a nossa linha de vida em situações críticas. Dada a gravidade extrema da situação, a incapacidade da Google em encontrar uma solução definitiva é, francamente, inaceitável.
O que se está a passar (outra vez)?
Nas últimas 24 horas, várias plataformas online, como o Reddit, foram inundadas por novas queixas. Utilizadores de Pixel 9 e Pixel 10 relatam que as suas tentativas de ligar para o número de emergência simplesmente falham, sem qualquer explicação aparente. O problema parece afetar várias das principais operadoras nos Estados Unidos, como a AT&T.
Um relato particularmente angustiante vem de um utilizador de Pixel 8, que afirma ter demorado 10 minutos a conseguir contactar os serviços de emergência porque o seu smartphone se recusava a fazer a chamada sem que a função de “Chamadas por Wi-Fi” estivesse ativa. E isto, segundo ele, aconteceu numa zona com excelente cobertura de rede móvel. Para piorar a situação, ele conseguiu ligar imediatamente para o mesmo número usando o smartphone de outra pessoa, confirmando que o problema residia no seu Pixel, e não na rede.
A gravidade da situação foi tal que, na passada quinta-feira, a operadora canadiana Bell chegou a enviar uma mensagem de emergência aos seus clientes, alertando especificamente os proprietários de Pixel (do 6 ao 10) para a possibilidade de terem dificuldades em contactar o 911. Embora o problema pareça ter sido resolvido temporariamente no Canadá, nenhuma das grandes operadoras americanas emitiu um aviso semelhante, o que é preocupante.

Um padrão alarmante: porque é que isto só acontece aos Pixel?
O que torna este bug tão exasperante não é apenas a sua gravidade, mas a sua recorrência e a sua aparente exclusividade aos smartphones da Google. Já em setembro deste ano surgiram relatos semelhantes. E se recuarmos a 2023 ou a 2021, encontramos outros incidentes documentados do mesmo problema.
É aqui que a situação se torna difícil de justificar para a Google. Smartphones da Apple ou da Samsung, que têm bases de utilizadores muitíssimo maiores, não parecem sofrer deste problema específico com a mesma frequência ou intensidade. Isto sugere que a falha reside numa interação problemática entre o software (ou talvez até o hardware do modem) dos Pixel e as redes das operadoras, um problema que a Google, apesar de múltiplas tentativas, ainda não conseguiu erradicar de forma definitiva.
Google, a responsabilidade é tua (e é enorme)
Fazer uma chamada de emergência é a função mais básica e fundamental de qualquer telemóvel. É a única funcionalidade que tem de funcionar sempre, sem falhas, independentemente das circunstâncias. O facto de os smartphones topo de gama da Google continuarem a falhar nesta tarefa crítica, ano após ano, é uma falha imperdoável.
Já não basta lançar correções temporárias ou investigar o problema internamente. A Google precisa de assumir este assunto como a sua prioridade máxima, trabalhar de forma transparente e colaborativa com as operadoras de todo o mundo e encontrar, de uma vez por todas, a causa raiz desta falha que coloca vidas em risco.
Para uma empresa que se orgulha da sua engenharia e da sua inteligência artificial, falhar numa tarefa tão fundamental como garantir que os seus utilizadores conseguem pedir ajuda é uma mancha inaceitável na sua reputação. A comunidade Pixel, e a segurança de todos os seus utilizadores, exige uma solução. Agora.
Outros artigos interessantes:










