TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Android 17 chegou aos Pixels, mas faltam as prometidas novidades gaming

Vitor Urbano por Vitor Urbano
18/06/2026
Em Android, Mobile

A Google começou a disponibilizar o Android 17 para os seus smartphones Pixel equipados com processadores Tensor. A nova atualização traz melhorias há muito aguardadas no multitasking, incluindo as famosas “app bubbles”, mas parece que a gigante tecnológica deixou algo importante de fora.

Para os entusiastas do gaming mobile, especialmente os que investiram balúrdios num dobrável como o Pixel 10 Pro Fold, há um sabor agridoce no ar. As otimizações de GPU e as novas mecânicas de jogo não chegaram com o lançamento inicial desta nova versão do sistema operativo.

A promessa de transformar estes dispositivos num verdadeiro hub de entretenimento continua de pé, mas vais ter de aguardar mais algum tempo. Conhecendo o historial da Google, estes atrasos são no mínimo frustrantes para quem esperava tirar o máximo partido do seu ecrã grande de forma imediata.

Android 17 - google pixel (3)

O que ficou a faltar nesta atualização do Android 17

A Google tem estado a desenvolver funcionalidades bastante promissoras para tornar o gaming mais imersivo nos seus smartphones dobráveis. Uma das grandes apostas é o escalonamento forçado de aplicações, garantindo que os jogos ocupam todo o ecrã. Nada é mais irritante do que abrir o teu jogo favorito e deparares-te com margens pretas porque o developer não otimizou o formato para estas dimensões pouco convencionais.

A segunda novidade de peso é o suporte avançado para controlos virtuais. Na prática, vais poder dobrar o teu smartphone a meio e usar a parte inferior como um comando, recriando quase na perfeição a experiência de uma Nintendo 3DS, ainda que num equipamento substancialmente mais caro.

Estas são as mecânicas que deveriam ajudar a justificar o estatuto topo de gama destes equipamentos, mas que a Google decidiu empurrar para “os próximos meses”. Eis o que está na calha para revolucionar o gaming nos dobráveis com a chegada do Android 17:

  • Escalonamento automático obrigatório: O sistema operativo vai forçar os jogos a preencher o ecrã completo, não dando espaço para os programadores ignorarem a formatação.
  • Simulação de comando físico: Terás a possibilidade de mapear botões físicos num comando virtual alojado na metade inferior do ecrã quando este está parcialmente dobrado.
  • Otimização da arquitetura Vulkan: Aposta forte em melhorias de desempenho gráfico do GPU do Tensor G5, visando aguentar os títulos mais pesados e exigentes do mercado.

A importância de justificar o preço dos smartphones dobráveis

Os smartphones dobráveis precisam de oferecer argumentos muito mais fortes do que apenas um design invulgar. Com preços que ultrapassam facilmente os mil euros em comparação a um modelo tradicional, a experiência de utilização do dia a dia não pode, de forma alguma, ser igual ou apenas marginalmente melhor.

A aposta no gaming é uma das formas mais inteligentes e eficazes de atrair um segmento inteiramente novo de compradores. Se o dispositivo conseguir substituir um smartphone, um tablet e uma consola portátil em simultâneo, o enorme investimento financeiro começa a fazer muito mais sentido para o utilizador comum. O processador Tensor G5 tem poder de fogo mais do que suficiente para este desafio, desde que a otimização de software esteja à altura.

Resta agora saber se a Google vai conseguir cumprir a promessa num espaço de tempo razoável. O historial da marca em abandonar funcionalidades a meio gás não inspira a maior das confianças, mas esperamos genuinamente que este novo foco no gaming mobile venha mesmo para ficar.

Outros artigos interessantes:

  • FIFA obriga Jamal Musiala a tapar logótipo da Beats no Mundial
  • Claude recebe novo modo de voz com múltiplos idiomas
  • Google Voice: A inteligência artificial agora tira notas das tuas chamadas
Tags: AndroidAndroid 17googlePixel
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Samsung galaxy a
Samsung

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

17/09/2026
Google pixel 9 nova funcionalidade
Google

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

17/09/2026
Samsung oneui 9
Samsung

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

17/09/2026

Últimas notícias

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Meta prepara novos smart glasses sem câmara focados em inteligência artificial

MobLand regressa à Paramount+ com uma segunda temporada verdadeiramente explosiva

Suplementos nutricionais saem do desporto e entram na rotina diária

Gates Foundation investe mil milhões para ampliar acesso à IA

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

Novos Volvo XC60 e XC90 passam a oferecer até 200 km em modo elétrico

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.