TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tim Cook avisa que o aumento de preço dos iPhones é inevitável

Vitor Urbano por Vitor Urbano
18/06/2026
Em Apple

O CEO da Apple, Tim Cook, deixou um aviso claro que ninguém queria ouvir. Numa entrevista recente ao The Wall Street Journal, o líder da gigante tecnológica confirmou que o aumento de preços nos próximos produtos da marca é absolutamente “inevitável”. A culpa, como já seria de prever, está na crise global dos semicondutores e no custo absurdo dos chips de memória.

A situação chegou a um ponto que Cook classifica como insustentável. A febre em torno da inteligência artificial fez disparar a procura por componentes específicos, encarecendo drasticamente o fabrico da tão aguardada linha iPhone 18. Apesar de a Apple ter tentado absorver estes custos nos últimos tempos para proteger a carteira dos clientes, a margem de manobra parece ter chegado ao fim.

As primeiras estimativas pintam um cenário pouco animador para os fãs da maçã mordida. Especialistas apontam que a próxima geração do modelo Pro poderá arrancar nuns dolorosos 1.299 dólares, um salto financeiro substancial em comparação com a geração anterior. Se estavas à espera de comprar o novo iPhone sem fazer estragos no orçamento, é melhor começares a fazer contas à vida.

Remuneração de tim cook

Os custos de produção estão a bater recordes

Segundo a análise feita pelo Wall Street Journal em colaboração com a TechInsights, os custos associados às memórias do iPhone 18 Pro dispararam de forma assustadora. Para teres uma ideia da gravidade, os componentes de armazenamento que custavam à Apple cerca de 50 dólares no iPhone 17 Pro, deverão agora rondar os impressionantes 200 dólares no novo modelo.

Este aumento brutal de 150 dólares apenas numa única categoria de componentes mostra bem a pressão que a cadeia de abastecimento está a sofrer. Para manter a sua tradicional e massiva margem de lucro intocável, a empresa sediada em Cupertino não tem outra alternativa senão repassar cerca de 270 dólares de custos extra diretamente para o preço final de venda ao público.

Hardware premium traz uma fatura pesada

O agravamento do preço não se deve exclusivamente à crise das memórias provocada pelo boom da inteligência artificial. A linha iPhone 18 Pro promete integrar uma série de upgrades de peso que, naturalmente, encarecem toda a lista de materiais do equipamento. A Apple quer garantir que os seus smartphones continuam no topo da cadeia alimentar tecnológica, mas isso exige um forte investimento nas fábricas.

Rumores anteriores davam esperança de que o iPhone 18 base recebesse uma atualização para 12GB de RAM (essencial para as funcionalidades de IA a correr nativamente no dispositivo) sem sofrer qualquer aumento de preço. Contudo, as declarações assertivas de Tim Cook vieram deitar um balde de água fria sobre essa teoria, indicando que os modelos não-Pro também deverão sofrer os efeitos nefastos desta inflação.

Estas são algumas das novidades de hardware que vão contribuir ativamente para o aumento do preço da nova geração:

  • Um novo sensor principal fotográfico de 48MP com capacidade de abertura variável.
  • A integração de um poderoso processador de última geração fabricado num processo de 2nm.
  • Módulos de memória de alta velocidade, altamente otimizados para lidar com tarefas exigentes de IA.
  • Uma bateria significativamente maior para suportar os novos componentes e as exigências do ecrã.

Com o lançamento do iPhone 18 tradicionalmente marcado para o mês de setembro, a Apple prepara-se para testar, uma vez mais, o limite de lealdade dos seus consumidores. Resta agora aguardar para ver como é que o mercado global vai reagir a esta inevitável subida de valores nos topos de gama.

Outros artigos interessantes:

  • Apple: Como os iPhones antigos estão a ficar mais rápidos
  • iOS 27: As novidades secretas que a Apple escondeu na WWDC
  • Apple revela os modelos do iPhone compatíveis com o iOS 27
Tags: appleTim Cook
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Samsung apple
Apple

Samsung e Apple crescem apesar da queda no mercado global

14/07/2026
Apple pencil
Apple

Novos Apple Pencil podem finalmente resolver o seu maior problema

13/07/2026
Apple openai
Apple

Apple processa OpenAI por roubo de segredos comerciais de hardware

11/07/2026

Últimas notícias

União Europeia força Google a abrir o Android a outras IA

Motorola Edge 70 Max: O novo topo de gama com bateria gigante

Trade Republic lança iban português com rendimento de 3%

Poupa agora 26 euros: vais ignorar os Huawei FreeClip 2 S?

Roblox introduz criação de jogos com inteligência artificial para o iPhone

Impressoras comerciais da Canon distinguidas com prémios Red Dot

Google Gemini vai permitir personalizar a voz da inteligência artificial

Samsung Galaxy S26 sofre corte brutal: poupa quase 300 euros

Google e Epic terminam acordo: a Play Store abre portas a lojas rivais

Google vai acabar com a marca NotebookLM para unificar ecossistema Gemini

Câmara de vigilância TP-Link Tapo C210: segurança em casa por 23 euros

YouTube Music recebe atualização com capa de álbum em ecrã inteiro

Gemini no Google Search: Vais poder criar designs incríveis com o Canva

Samsung Galaxy Z Fold 8 e Z Fold 8 Ultra: Autonomia promete números inacreditáveis

Primeiro vídeo do Google Pixel 11 confirma o aguardado Pixel Glow

xAI processa utilizador por criar deepfakes explícitos com o Grok

CEO da Masterlink aponta dificuldades na implementação de IA nas empresas

OnePlus abandona oficialmente o mercado europeu e norte-americano em 2026

Carregador Ugreen Nexode 200 watts: a derradeira oportunidade por apenas 60 euros

Queda de preço: monitor gaming BenQ de 27 polegadas a 96 euros

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.