TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A estratégia de cibersegurança segundo a Cisco

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
19/12/2021
Em Segurança

As empresas com uma estratégia de cibersegurança de sucesso são aquelas que são proativas, tanto ao nível da atualização de hardware como de software. Quem o faz pode melhorar a eficácia dos programas de cibersegurança em 20 por cento.

  • O relatório anual “Cisco Security Outcomes” revela as melhores práticas das empresas, incluindo atualizações Cloud, maiores integração e automação, e inteligência contra ameaças.
  • As empresas com melhores resultados realizam atualizações tecnológicas de forma proativa, contam com estratégias maduras de SASE e ‘zero trust’ e aplicam ciberinteligência para gerir os riscos maiores.

A conclusão consta do segundo relatório anual Cisco Secutrity Outcomes, que resuta de uma consulta a mais de 5100 profissionais de Segurança e Privacidade em 27 países. Os investigadores consideram que uma boa estratégia de cibersegurança se foca em cinco práticas principais: atualização proativa de tecnologia obsoleta; soluções de segurança bem integradas; resposta oportuna a incidentes; recuperação rápida de desastres; e capacidades precisas de deteção de ameaças através de ciberinteligência.

Estratégia de cibersegurança

3 passos para uma estratégia de cibersegurança correta

  1. Atualização e integração da arquitetura

Desenvolver uma estratégia de atualização tecnológica proativa é mais crítico do que nunca, uma vez que, em média, 39% das tecnologias utilizadas pelas organizações a nível mundial são consideradas obsoletas. Neste sentido, as organizações com arquiteturas baseadas na Cloud têm mais do dobro de probabilidades de se atualizarem do que as empresas que contam com tecnologias mais antiquadas.

Por outro lado, as organizações com tecnologias integradas têm sete vezes mais probabilidades de alcançar altos níveis de automatização de processos. Para além disso, contam com uma capacidade de deteção de ameaças melhorada em 40%.

  1. Automação, deteção e resposta a incidentes

A automação é uma grande aliada para fazer frente ao défice de talento. De facto, mais de 75% dos departamentos de Segurança afirma alcançar uma proteção sólida através de altos níveis de automação, que “duplicam” o rendimento dos colaboradores com menos experiência, ajudando as empresas a superar a escassez de profissionais e a falta de capacidades.

Também não se pode subestimar o valor das arquiteturas de segurança baseadas na Cloud. As organizações com implementações maduras de arquiteturas Zero Trust ou Secure Access Service Edge (SASE) têm mais 35% de probabilidade de sucesso na sua estratégia de segurança do que as empresas com implementações incipientes.

Da mesma forma, as organizações que se apoiam em ciberinteligência contra ameaças conseguem um tempo médio de reparação (Mean Time To Repair – MTTR) mais rápido, podendo ser inferior em até 50% ao MTTR das empresas que não a utilizam.

  1. Recuperação de desastres

Avaliar, de forma regular e diversificada, a continuidade do negócio e as capacidades de recuperação de desastres, é também mais crítico do que nunca. As organizações proativas neste sentido têm 2,5 vezes mais probabilidades de manter a resiliência do seu negócio.“A evolução para o trabalho híbrido, a proliferação de novas ameaças e as limitações de recursos e equipas aumentam a complexidade, afetando o êxito dos programas de Segurança,” destaca Miguel Almeida. Diretor Geral da Cisco Portugal. “Adotar arquiteturas de segurança integradas e baseadas na Cloud e com altos níveis de automação ajuda a dar resposta aos incidentes com maior eficácia e rapidez.”

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Compras seguras no Natal: 5 dicas da Visa
  • Autenticação de Dois Fatores: Como Funciona e Qual a Importância para a Segurança Digital
  • Organizações de Portugal com 871 ataques por semana
  • ESET: Cibercriminosos aumentam atividade em Portugal
  • Google bloqueia cem milhões de phishing por dia
Tags: cibersegurançaestratégiasegurançasoluções de segurança
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.