TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

340 milhões de libras em Bitcoins foram para o lixo

Jorge Montez por Jorge Montez
27/12/2021
Em Criptomoedas, Notícias

340 milhões de libras em Bitcoins foram parar ao lixo por acidente. Há 8 anos que James Howells tenta convencer o município de Newport, no País de Gales, a deixá-lo procurar o tesouro. Sem sucesso.

Em 2013, um engenheiro informático pôs o seu disco externo por acidente no lixo. Entre os dados, estavam 7500 bitcoins que agora valem cerca de 340 mil libras. Desde então, Howells, 36 anos, tenta convencer o município de Newport a deixá-lo procurar no aterro sanitário da localidade, mas continua a ter sempre uma não como resposta.

O argumento da Câmara é a sua preocupação em saber quem pagará o custo da escavação no aterro e por isso nega a pretensão, mas Howells diz que apenas quer a autorização e que os custos da operação serão por sua conta.

Mas vai mais longe. Ao jornal The Sun, Howells compromete-se a entregar ao município um quarto do valor em bitcoins que estão no disco externo se o encontrar.

O disco externo e o vaivém Columbia

Descobrir um disco externo num aterro sanitário é mais ou menos como procurar uma agulha num palheiro, mas o engenheiro informático está convicto de que o encontrará.

Ao longo destes oito anos, reuniu um verdadeiro “consórcio de peritos” que inclui engenheiros, ambientalistas e especialistas na recuperação de dados. E até tem consigo uma empresa que teve um papel determinante depois do desastre com vaivém espacial Columbia, que explodiu na atmosfera em 2003.

A Ontrack foi contratada pela NASA e conseguiu recuperar 99 por cento dos dados do disco rígido da nave. O disco estava danificado e queimado, tendo sido encontrado seis meses após o desastre no leito de um lago seco. Agora, a empresa considera que as hipóteses de que Howells recupere a sua fortuna andam na ordem dos 80 a 90 por cento.

Mas para isso, terá de encontrar o disco no aterro sanitário.

340 milhões de libras em bitcoins foram para o lixo
Via: the sun – crédito da imagem: rex features

Um diálogo de surdos

Ao The Sun, James Howells diz estar a pedir ao município “um estudo de viabilidade de três meses para que possamos sentar-nos a delinear os nossos planos e eles possam apresentar as suas preocupações e nós possamos responder-lhes, mas eles não me darão isso”.

Escavar a área de 200 metros quadrados onde acredita que estará o disco rígido levará qualquer coisa como 9 a 12 meses, implicando a remoção de 200 a 400 toneladas de lixo. Para não danificar o disco, o trabalho teria de ser altamente especializado e custaria um valor perto das 600 mil libras, recorrendo-se a tecnologia de IA especialmente criada para o efeito, esteiras de transporte e aparelhos de varredura de raio X.

Para conseguir o dinheiro necessário à operação, James Howells tem o apoio de um fundo de investimento.

Mas estes valores não convencem o município.

Um porta-voz oficial afirmou ao jornal britânico que “o custo de escavação do aterro, armazenamento e tratamento dos resíduos poderia atingir milhões de libras – sem qualquer garantia de o encontrar ou de ainda estar em condições de funcionamento”. Além do mais, a escavação teria “um enorme impacto ambiental na área circundante”.

340 milhões de libras em bitcoins

O disco externo que repousa a 18 metros de profundidade no meio de uma lixeira tem atualmente um valor de 240 milhões de libras em bitcoins. Já valeu mais e poderá ainda ver o seu valor aumentar exponencialmente.

“A avaliação actual é de 342 milhões de libras, mas há cerca de uma semana estava no seu auge de 420 milhões de libras”, afirma Howells, que sublinha não ter dúvidas de que “no próximo ano vai valer £550milhões, £600milhões, ou mesmo £700milhões”.

Mas com a não linear do conselho da cidade de Newport, no País de Gales, os milhões que vale o disco externo assemelham-se mais a uma miragem. Ou, neste caso, a uma criptomiragem.

Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Litecoin vs Bitcoin
  • 7 indicadores essenciais para os investidores em DeFi
  • Criptoeconomia para principiantes
Tags: BitcoinsJames HowellsNewportPaís de Gales
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Reddit verificação
Notícias

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

22/03/2026
Huawei sensor 1 polegada
Notícias

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

19/03/2026
Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026
Filipa d’orey, diretora de operações da manufacturenext
Notícias

ManufactureNext quer acelerar digitalização da indústria

14/03/2026

Últimas notícias

Openai avança com anúncios no chatgpt

OpenAI avança com anúncios no ChatGPT. A neutralidade fica?

22/03/2026
Nothing phone (2a) plus (4)

O Nothing Phone (2a) está com um preço imperdível na Amazon

22/03/2026
Tesla model y 2025 (3)

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo pelo 3º ano

22/03/2026
QNAP

Apple corrige bug do teclado que irritava donos de iPhone

O mundo de Minecraft vai ganhar vida num parque temático em 2027

Reddit quer usar o teu rosto para provar que não és um robot

A nova geração da série Xiaomi SU7 traz 902 km de autonomia e LiDAR de série

Google altera títulos de notícias nas pesquisas com auxílio de IA

Cobraunion lança o Straight-Lock, o bloqueador de cabos para tethering profissional

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.