TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Tecnologia energética mais recente permitirá alcançar independência de combustíveis fósseis

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
22/03/2022
Em Tecnologia

A colaboração inovadora entre Portugal e a Alemanha, um dos projetos energéticos mais ambiciosos de transiçao da humanidade para um novo tipo de geração de energia elétrica, está alcançando a etapa de realização: a parceria tecnológica avançada assinada pelo Persidente da Aliança Internacional Neutrino Energy Group Sr. Holger Thorsten Schubart e o Consórcio Global Consortium Corporation (GCC) liderado pelo cientista e empreendedor português Nuno Barroso, na área de implementação de uma nova tecnologia de geração elétrica Neutrinovoltaic que converte a energia de neutrinos e outros campos de radiação, é um exemplo de colaboração internacional entre empresários de Portugal e a Alemanha para solverem o problema de transformação energética e implantação de novos tipos de geração elétrica incluindo a criação de um carro elétrico sem necessidade de carregá-lo das linhas de fornecimento de energia elétrica centralizadas.

Nuno barroso holger thorsten schubart combustíveis fósseis, energia eléctrica, holger thorsten schubart, nuno barroso, tecnologia
Nuno Barroso e Holger Thorsten Schubart estão celebrando o contrato

O mundo moderno precisa muito de criar as fontes de energia elétrica que poderiam, num futuro próximo, substituir o sistema de geração de energia existente e baseado na queima de combustíveis fósseis, e aproximar as fontes de energia dos locais do consumo direto a fim de diminuir radicalmente perdas nas redes elétricas e reduzir os custos de construção destas.

As maiores companhias do mundo gastam recursos enormes procurando tecnologias perspetivas para obter a energia elétrica, os melhores cientistas são envolvidos nas obras. A companhia Neutrino Energy Group com a sede em Berlim pode servir de um exemplo bem sucedido, nos últimos 2–3 anos tendo feito uma ascensão impetuosa desde criação, em condições laboratoriais da Neutrinovoltaic, das tecnologias de obter a energia elétrica dos efeitos de campos de radiação ambientais, incluindo o fluxo de neutrinos cósmicos, até a implantação da produção-piloto em 2 locais na Alemanha e 1 local na Suíça, o que explica-se, antes de mais, pela singularidade do projeto e importância deste para o mercado.

A singularidade da tecnologia é que, pela primaira vez desde Nikola Tesla, foi elaborada uma tecnologia de obter a energia elétrica sob a influência dos campos de radiação, o que se tinha tornado possível como resultado de criação de um nanomaterial de múltiplas camadas aplicado num lado de uma lâmina metálica e capaz de converter diferentes tipos da radiação para gerar a energia elétrica. O nanomaterial consiste em camadas alternadas do grafeno e silício com a adição dos elementos de liga (patente Nº EP3265850A1). Oscilações atômicas do grafeno sob a influência do movimento browniano são amplificadas pelo efeito externo de neutrinos e outros campos de radiação ambientais, o que causa uma ressonância das oscilações de átomos do grafeno retirada como corrente contínua. Oscilações atômicas em ressonância podem amplificar o fluxo de elétrons em contato com o silício ligado. O grafeno, sendo um material 2D, apresenta as propriedades de material 3D. É ele que é o indicador que converte a energia de campos de radiação, incluindo o fluxo de neutrinos, em corrente elétrica.

O nanomaterial de propriedades determinadas é essa invenção que foi criada pelos cientistas da Neutrino Energy Group sob a liderança do orientador do projeto Holger Thorsten Schubart. As vantagens indiscutíveis das atividades de  Holger Thorsten Schubart e sua equipe podem inclur o fato de eles terem unido os conhecimentos teóricos avançados da ciência moderna no campo de criação de nanomateriais de características determinadas com necessidades práticas da humanidade.

Real 3ec7e220 e00a 4c73 b6a2 f931ee84b49f combustíveis fósseis, energia eléctrica, holger thorsten schubart, nuno barroso, tecnologia
Holger Thorsten Schubart, Diretor Geral da Neutrino Deutschland GmbH e o presidente da holding internacional Neutrino Energy Group

A possibilidade teórica de obter energia elétrica sob a influência de vários tipos de radiações já foi confirmada muitas vezes pelas obras de autores diferentes incluindo cientistas do ETHZ (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique) sob a direção da Profa. Dra. Vanessa Wood. No artigo da revista Nature os cientistas explicam os quais processos causam oscilações atômicas, quando materiais são de tamanho nano e como estes conhecimentos podem ser usados para uma elaboração sistemática de nanomateriais dedicados a aplicações diferentes. A publicação mostra que quando os materiais produzidos tiverem dimenções inferiores a 10–20 nanômetros, ou seja, eles forem 5 000 mais finos que um fio de cabelo humano, as oscilações das camadas atômicas externas nas superfícies de nanopartículas serão de grandes amplitudes e desempenharão um papel importante na forma como esse material se comporta.

Analisando os resultados, pode-se argumentar que é possivel combinar materiais de tamanho nano que amplifiquem as oscilações atômicas. É uma conclusão muito importante que confirma propriedades do revestimento laminado sobre o portador metálico de nanômetros de espessura que seja capaz de converter a energia de campos de radiação na energia elétrica, as quais são subjacentes da tecnologia Neutrinovoltanic.

Deve-se notar, no entanto, que o material de revestimento criado já por sí mesmo amplifica a magnitude de oscilações atômicas. O lado revestido do suporte é o pólo positivo e o lado não revestido é o pólo negativo.

Uma característica importante da nova tecnologia Neutrinovoltaic é que tipos absolutamente diferentes de radiação, para exemplo, radiação eletromagnética, ionizante, de nêutrons, etc. são convenientes para geração de energia.

A energia de neutrinos que passam por 1 cm2 de superfície da Terra com uma intencidade de 60 bilhões de partículas por segundo também pode ser convertida em corrente elétrica, e tal transformação não depende de condições climáticas nem de estação do ano e é estável dia e noite. Sobre a maneira como os neutrinos afetam os núcleos de materiais é relatado nas obras publicadas da colaboração COHERENT do Laboratório Nacional de Oak Ridge (EUA).

Uma das aplicações técnicas da tecnologia Neutrinovoltaic na vida quotidiana deve ser as fontes de energia elétrica Neutrino Power Cube que consistem em numerosas camadas de lâmina metálica revestida com nanomaterial prensadas entre si e capazes de gerar a energia elétrica de forma completamente independente do sistema de geração centralizada. Uma folha de lâmina de tamanho A4 revestida com uma camada densa especial de nanopartículas ligadas fornece uma potência elétrica de saida estável de 2,5–3,0 W em ambiente laboratorial. A Neutrino Power Cube destinada à produção de energia elétrica com a potência de 4,5–5,5 kW/h terá dimensões compactas.

A Neutrino Power Cube tem uma vantagem indubitável porque a energia elétrica é gerada continuamente 24 horas por dia, já que a radiação cósmica de fundo em micro-ondas (espectro de radiação invisível) atinge a Terra mesmo em escuridão total.

Parámetros técnicos da Neutrino Power Cube permitem criar um sistema de geração distribuida de energia excluindo perdas nas linhas elétricas. A energia elétrica será produzida no local onde for diretamente consumida.

Entre outras coisas, a adaptação da Neutrino Power Cube para a instalar em carros elétricos deixará eliminar a necessidade de carregá-los de estações de carregamento e do sistema de fornecimento de energia elétrica centralizado.

Consideradas as oportunidades multilaterais de aplicação prática da tecnologia de baixa emissão Neutrinovoltaic, pode-se já hoje falar dela como sobre o primeiro e, sem dúvida, muito significativo passo no processo da transformação energética que determina hoje todos os processos de desenvolvimento da economia mundial.

Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Novo estádio do Real Madrid com maior rede wi-fi 6 da Europa
  • Mercado de impressoras em Portugal: entrevista a Paulo Matos da HP
  • Como crescer o seu negócio com Estratégias de Marketing Digital?
Tags: combustíveis fósseisenergia eléctricaHolger Thorsten SchubartNuno Barrosotecnologia
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Chatgpt adobe photoshop
Inteligência Artificial

ChatGPT ganha poderes de Photoshop: agora podes editar fotos sem sair do chat

12/12/2025
Google lança agente "gemini deep research"
Inteligência Artificial

Google lança agente “Gemini Deep Research”

12/12/2025
Google maps - google gemini (2)
Google

Google Maps no Gemini: agora vês mais do que apenas alfinetes vermelhos

12/12/2025
Openai disney
Inteligência Artificial

Disney investe 1 bilião na OpenAI: cria vídeos do Mickey com IA

12/12/2025
Google home - google gemini
Google

Google acelera o Gemini for Home: a IA chega a mais casas (e mais rápido)

11/12/2025
Qnap airgap+
Tecnologia

Airgap+: QNAP expande tecnologia de backup isolado da rede a vários switches

11/12/2025

Últimas notícias

Falha crítica na biblioteca react abre porta a ataques remotos "react2shell"

Falha crítica na biblioteca React abre porta a ataques remotos “React2Shell”

14/12/2025
One ui 8 - samsung galaxy

One UI 8.5 esconde segredos: a Samsung prepara surpresas de IA para o Galaxy S26

14/12/2025
Apple lança ios 26. 2: conheça as 5 grandes novidades

Apple lança iOS 26.2: Conheça as 5 grandes novidades

14/12/2025
QNAP

Samsung pode ganhar contrato bilionário da AMD para chips de 2nm

MIT cria método de captura de CO2 de baixo custo

Huawei Router X3 Pro: Wi-Fi 7 a 11 Gbps

Google atualiza Pixel Watch 4 com novos gestos e IA

Realme C75 5G: a bateria que não acaba e o design indestrutível por 151€

DJI Neo 2: controla o drone e vê vídeo em direto no teu Apple Watch

Mac mini M4: a potência da Apple num cubo compacto está com desconto raro

ChatGPT ganha poderes de Photoshop: agora podes editar fotos sem sair do chat

Google lança agente “Gemini Deep Research”

Google Maps no Gemini: agora vês mais do que apenas alfinetes vermelhos

Análise Bose QC Ultra 2: ANC, som e conforto de topo

iPhone 16e em promoção: o modelo mais equilibrado da Apple tem desconto de 120€

Huawei apresenta FreeClip 2 e Mate X7 em evento global no Dubai

Qualcomm lança novos ‘motores’ para telemóveis baratos: o que muda em 2026?

Disney investe 1 bilião na OpenAI: cria vídeos do Mickey com IA

Google em risco de multa pesada: UE exige que a Play Store siga o exemplo da Apple

Instagram entrega as chaves do algoritmo: agora tu decides o que vês nos Reels

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.