TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

A*STAR cria o disco híbrido mais fino do mundo

Rui Oliveira por Rui Oliveira
08/11/2012 - Atualizado a 05/03/2021
Em Gadgets, Notícias

Até os discos SSD se tornarem acessíveis ao nível do preço, os discos híbridos que combinam a tradicional tecnologia de discos rígidos com a memória SSD são um bom compromisso entre espaço em disco e boas velocidades de leituras / escritas. Ao criar o disco híbrido mais fino do mundo A*STAR contribui para tornar os dispositivos móveis mais finos, leves e com uma maior eficiência energética.

O Data Storage Institute (DSI) unidade de investigação pertencente à Agência para ciência, tecnologia e investigação de Singapura (A*STAR), criou o “A-Drive” um disco híbrido com um “form factor” de 2,5 polegadas e uma espessura de apenas 5 mm. Trata-se do disco mais fino do mundo na sua classe.

Produzido para comemorar 20 anos da DSI dedicados à investigação em armazenamento de dados, o A-Drive surge como uma tecnologia bastante útil ao ponto de atrair interessados. A empresa de Singapura quer aproveitar esse mesmo interesse para atrair parceiros que desejem produzir em massa esta nova geração de discos. Quando isso acontecer os seus criadores afirma que este disco será mais barato do que a oferta actual de discos SSDs encontrados em ultrabooks, oferecendo os mesmos recursos de instant-on, mas com uma maior capacidade de armazenamento semelhante ao que encontramos em discos rígidos tradicionais.

A componente de disco duro da A-Drive é projectada para suportar capacidades até 1 TB, enquanto o SSD acrescenta um espaço adicional de 32 GB de armazenamento. A DSI refere que a espessura de 5 mm do dispositivo é destinado para utilização não só em ultrabooks, mas também em tablets. O A-Drive poderá também ser destinado a datacenters e aplicações de armazenamento empresarial, onde os seus criadores afirma que pode ajudar a optimizar o espaço numa rack limitada e reduzir o consumo de energia até 50 por cento.

Img drive hibrida 02 discos, pictures, ssd, tablets

O consumo reduzido de energia é conseguido um motor axial proprietário desenvolvido por investigadores da DSI, que não só permite a redução do tamanho da unidade mas também o torna mais silencioso, menos agressivo nas leituras escritas e mais eficiente, resultando em economia de energia que pode ir até os 70 por cento.

Existem grandes oportunidades por explorar nesta tecnologia. Em primeiro lugar a economia de energia e o preço poderá apelar aos fabricantes de tablets de modo a reduzir o preço entre modelos com maior capacidade. Hoje em dia a diferença entre um modelo de um tablet com 16 GB e outro com 32 GB é o suficiente para inflacionar dependendo os fabricantes em cerca de mais 100 euros o preço final. Com esta tecnologia os fabricantes poderiam oferecer apenas metade do espaço máximo que suporta (500 GB) e mesmo assim seria uma evolução quase 10 vezes superior ao armazenamento actual. Seria aliás um grande passo para tornar ainda mais os tablets os nossos novos PCs.

No campo dos ultrabooks as vantagens também são óbvias. Por exemplo a Apple com esta tecnologia poderia tornar o seu Macbook Pro ainda mais fino e oferecer praticamente o mesmo espaço de armazenamento e provavelmente poder beneficiar de um aumento significativo na performance de leituras e escritas. A julgar pelo potencial desta inovação, estamos convencidos que não irá tardar até à A*STAR/DSI arranjar um parceiro para comercializar o A-Drive. Via DSI

Tags: discospicturesSSDtablets
PartilhaTweetEnvia
Rui Oliveira

Rui Oliveira

é formado em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e tem como áreas de interesse tecnologias Web e Gadgets.

Artigos relacionados

Nova instax link wide 2 chega a portugal por 174,99 euros
Gadgets

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

16/09/2026
Projeto português trovador disputa prémio internacional
Sustentabilidade

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Angelbird lança novos cartões cfexpress a v4 com até 1. 600 gb
Acessórios

Angelbird lança novos cartões CFexpress A v4 com até 1.600 GB

12/09/2026

Comentários

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.