TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Steam vs Epic Games: qual é a melhor plataforma de jogos para PC?

Fabio Oliveira por Fabio Oliveira
12/08/2022
Em Gaming, Jogos

A Steam e a Epic Games Store são as mais utilizadas plataformas de gaming para PC. Ambas as empresas oferecem títulos equiparáveis, divididos em diversos segmentos para atrair jogadores de PC. Estas plataformas também se destacam por oferecer funcionalidades únicas e iniciativas de marketing como giveaways de jogos e descontos, que conseguem agradar tanto aos jogadores como aos estúdios.

Steam vs epic games store

Ao longo dos anos a Steam conseguiu estabelecer-se como a fonte de eleição para os jogadores de PC comprarem jogos e desfrutarem dos mesmos. Ainda que tenham sido obrigados a lidar com alguma concorrência no passado, nunca vimos surgir nenhuma plataforma que conseguisse sequer ficar perto de tirar a plataforma da Valve do seu trono. Isto foi até que a Epic Games decidiu entrar nesta luta com a introdução da Epic Games Store.

Apesar de ambas as lojas apresentarem essencialmente os mesmos serviços, as suas abordagens à compra e jogabilidade de títulos não poderia ser mais distinta. Aqui, vamos comparar as duas para ver como se comportam frente a frente nas diversas categorias, tentando responder à já velha questão: qual é a melhor plataforma de jogos para PC?

Como funciona a Steam?

A Steam é uma plataforma de distribuição de jogos digital desenvolvida e mantida pela Valve Software, a empresa por detrás de franquias extremamente populares como Left 4 Dead, Dota, Team Fortress, Portal e Counter-Strike (CS). Além disso, a Valve desenvolveu ainda a tecnologia de jogo Source, utilizada na vasta maioria dos jogos que produzem. Sendo uma das primeiras plataformas da sua categoria, a Steam foi introduzida originalmente em 2003.

Ainda que seja possível aceder à plataforma através da sua versão web e dispositivos móveis, a mais frequente é através da sua aplicação independente para PC e portáteis. A Steam não se limita a ser uma loja de jogos, funcionando também como uma rede social onde os utilizadores podem fazer o download de aplicações (que não são jogos), fazer streaming de jogos, escrever análises e ainda participar em conversações na comunidade.

Como funciona a Epic Games Store?

Com base em Cary, Carolina do Norte, a Epic Games Inc. é um estúdio de videojogos e  desenvolvimento de software. A Epic Game desenvolveu a popular Unreal Engine, utilizada por muitos estúdios como a tecnologia ótima para dar vida aos seus jogos. Jogos como o Fortnite, the Unreal, Gears of War e Infinity Blades, são alimentados por esta tecnologia desenvolvida pela Epic Games.

Enquanto existem diversas plataformas e lojas digitais de outros estúdios, são habitualmente disponibilizados apenas os seus próprios jogos. Por sua vez, a Epic Games Store consegue oferecer uma grande variedade de exclusivos (por tempo limitado), jogos Indie extremamente reconhecidos e jogos AAA muito aguardados pelos fãs. Além disso, colocam ainda à disposição ferramentas sociais como salas de conversação e listas de amigos.

Steam vs Epic Games Store

Agora que já ficámos a conhecer as bases de cada uma das plataformas, vamos ver como se comparam quando colocadas lado a lado. Vamos focar-nos em algumas categorias como interface, biblioteca de jogos, regalias da loja e funcionalidades sociais.

Interface do utilizador

As interfaces do utilizador (UIs) de ambas as plataformas apresentam visuais simples e otimizados para uma experiência de utilização otimizada. Mas quando as comparamos lado a lado torna-se óbvio que a UI da Steam é muito mais atribulada, com muitas opções, gráficos, texto e informações adicionais. Por sua vez, a Epic Games Store foca-se numa abordagem muito mais limpa e livre de “barulho”.

Notícias relacionadas com jogos estão restritas à página principal, libertando espaço para que na aba da biblioteca de jogos os títulos possam ser apresentados em grandes dimensões. No entanto, encontrar jogos na Steam torna-se mais intuitivo e prático devido ao seu formato de lista. Uma vez encontrado o jogo pretendido, começar a jogar é tão simples como carregar no botão “lançar”.

Em suma, se procuras informação diversa e detalhada num piscar de olhos, a Steam será a plataforma indicada para ti. No entanto, se preferes uma interface mais elegante e simplificada, a EGS será a escolha perfeita.

Biblioteca de jogos

No que respeita simplesmente ao volume de jogos disponíveis, a Steam é a plataforma rainha. Em março de 2021 contava com mais de 50,000 jogos disponíveis na sua biblioteca, o que é um número incrível quando comparado com os quase 1,000 jogos oferecidos pela Epic Games Store. Ambas as plataformas partilham muitos dos seus jogos, disponibilizando a maioria dos jogos procurados pelos jogadores de PC. No entanto, outros jogos como o Fortnite da Epic Games e o Counter-Strike: Global Offensive da Valve, são exclusivos da plataforma do seu estúdio.

Como seria de esperar, nem tudo é um mar de rosas na Steam, visto que com a imensa biblioteca de jogos acaba por ser mais difícil impedir que jogos de baixa qualidade não sejam publicados, permitindo que jogos mais baratos façam parte do seu catálogo. No caso da EGS, é oferecida uma lista mais selecta e filtrada de jogos, acabando por garantir uma qualidade média mais elevada.

De forma generalizada, a Steam ganha sem problemas no que respeita ao volume de jogos disponível, mas a EGS ganha na qualidade média dos jogos oferecidos.

Regalias das lojas

Cada uma das lojas tem funcionalidades especiais para que se consigam destacar da concorrência e atrair mais clientes. Neste segmento a grande experiência da Steam acaba por assumir um importante papel; tiveram anos para aperfeiçoar o seu logaritmo de recomendação de jogos para oferecer a melhor experiência possível aos seus utilizadores. A Explore Queue, que apresenta uma lista filtrada de sugestões com base na biblioteca e histórico de pesquisa de cada utilizador, é um excelente exemplo. Além disso, a Steam oferece ainda uma grande variedade de conteúdos como mini-jogos, colecionáveis, regalias in-game e cosméticos relacionados com o perfil de utilizador.

Ainda que a EGS não consiga ainda oferecer um nível tão avançado de regalias, conseguem também colocar à disposição excelentes ofertas para os utilizadores. Por exemplo, a Epic Games Store tem a “Get a free game every week”, que permite aos utilizadores adicionarem um jogo premium à sua biblioteca todas as semanas, totalmente grátis. Com a oferta de jogos mediáticos como o GTA V, Hitman e Dead by Daylight, a Epic Games Store conseguiu conquistar uma grande quantidade de utilizadores num curto espaço de tempo.

Qual é a melhor plataforma de jogos para PC?

Quando consideramos todas as categorias referidas em cima, torna-se evidente qual é a plataforma que continua na liderança. A Steam já existe há muitos anos, conseguindo assim manter uma grande e leal base de utilizadores. A variedade de jogos disponibilizada é simplesmente inacreditável, podendo até ser “demasiada” em tempos.

Ainda que isso possa resultar na ocasional publicação de jogos de baixa qualidade, continuam a estar disponíveis centenas de jogos de elevadíssima qualidade. A EGS pode apresentar de forma mais apelativa no que respeita à sua interface e oferecer uma grande quantidade de exclusivos, mas ainda está longe de conseguir bater-se diretamente com a Steam.

Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!

Outros artigos interessantes:

  • Vodafone: pacotes e preços para todos os utilizadores
  • Discord pode ser a alternativa perfeita ao WhatsApp, Signal e Telegram
  • Proteção contra hackers: será um Antivírus a melhor solução?
Tags: Epic GamesgamingjogosPlataforma de gamesSteam
PartilhaTweetEnvia
Fabio Oliveira

Fabio Oliveira

é formado em Informática e Tecnologia da Informação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com foco principal no mercado de games também tem grande interesse pela área de tecnologia.

Artigos relacionados

Top ofertas gaming destacadas: uma seleção dos melhores descontos em portáteis, gpus, monitores e periféricos
Gaming

Top ofertas gaming destacadas: uma seleção dos melhores descontos em portáteis, GPUs, monitores e periféricos

06/02/2026
Chappel roan fortnite (2)
Jogos

Fortnite Festival Season 13: Chappell Roan estreia-se com ‘Pink Pony Club’

04/02/2026
Nintendo switch 2 (4)
Gaming

Nintendo Switch bate DS e é a consola mais vendida de sempre da marca

03/02/2026
Hytale: o mistério do dark hide e dark leather explicados
Jogos

Hytale: o mistério do Dark Hide e Dark Leather explicados

02/02/2026
Hytale vale a pena
Jogos

Hytale: browser de mods oficial confirmado para depois do lançamento

02/02/2026
Microsoft steam
Gaming

Microsoft leva “pesos-pesados” da Xbox para a Steam: o fim da exclusividade?

01/02/2026

Últimas notícias

Nova funcionalidade do spotify revela histórias das canções

Nova funcionalidade do Spotify revela histórias das canções

07/02/2026
Claude opus 4. 6: anthropic foca raciocínio e economia

Claude Opus 4.6: Anthropic foca raciocínio e economia

07/02/2026
Canon expande série l com 2 objetivas ultra grandes-angulares

Canon expande Série L com 2 objetivas ultra grandes-angulares

07/02/2026
QNAP

Snapdragon 8 Elite Gen 6: tecnologia da Samsung pode acabar com o sobreaquecimento

Rabo de Peixe: a última viagem dos ‘Rapexinhos’ estreia a 10 de abril

Oppo Find N6: o dobrável que quer acabar com o vinco chega em março

OpenAI lança GPT-5.3-Codex: a IA que programou a sua própria evolução

MacBook Pro “monstruoso”: código revela chip M5 Ultra a caminho do portátil

Monitor Philips de 27″ com USB-C e 120 Hz por apenas 120€

Nokia N8 renasce em 2026: o rei da câmara está de volta com novo software

TCL C8K: TV gigante de 75 polegadas com tecnologia de topo tem desconto brutal

Ciberameaças em Portugal: Kaspersky deteta 6 milhões de incidentes

HyperOS 3.1 Beta: Xiaomi atualiza 10 novos modelos com Android 16

Top ofertas gaming destacadas: uma seleção dos melhores descontos em portáteis, GPUs, monitores e periféricos

Jogos Olímpicos de Inverno de 2026: ESET alerta para riscos de ciberameaças

Logitech MX Master 3S: o rei da produtividade com desconto raro na Amazon

Sugestões da HP para o Dia dos Namorados 2026

Android para iPhone: Quick Share com “AirDrop” chega a mais telemóveis em 2026

Cyberbullying: Microsoft e GNR lançam ofensiva nacional

Honor 600: fuga revela bateria de 9.000 mAh num corpo compacto

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.