TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

O vídeo fantástico da ISS a cruzar o Sol

Jorge Montez por Jorge Montez
17/06/2023
Em Espaço

Um astro fotógrafo francês conseguiu um vídeo fantástico da ISS, a Estação Espacial Internacional, a cruzar o sol. As imagens foram capturadas quando dois astronautas faziam um passeio espacial.

Iss sol astro, estação espacial internacional, fotografia, iss, manchas solares, nasa, sol
As duas zonas escuras ao pé da estação espacial internacional são grupos de manchas solares. Foto: thierry legault

O astro fotógrafo francês Thierry Legault alcançou novamente uma proeza ao capturar imagens da Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto ela cruzava o Sol à velocidade vertiginosa de cerca de 28.000 km/h.

Legault registou imagens impressionantes da ISS atravessando três grupos de manchas solares, sendo o maior desses grupos suficientemente grande para engolir todo o planeta Terra. O trânsito completo da ISS pelo Sol durou apenas 0,75 segundos e foi fotografado a 9 de junho.

As imagens foram capturadas durante um passeio espacial realizado por dois astronautas da NASA, Stephen Bowen e Warren “Woody” Hoburg, que estavam instalar um novo painel solar no exterior da estação.

O momento icónico foi compartilhado por Legault em uma publicação no Facebook, onde o astro fotógrafo escreveu: “Ups, voltei a fazê-lo… melhor!” Legault já tinha captado a ISS transitando pelo Sol e uma mancha solar gigante anteriormente

Para registar este momento único, Legault viajou seis horas desde a sua casa em França até os Países Baixos, onde testemunhou o trânsito solar apenas uma hora após o início do passeio espacial.

“Destaque para o facto de que a ISS passou em frente a três grupos de manchas solares em uma fração de segundo!”, destacou Legault, entusiasmado com o resultado de suas imagens, que partilhou na sua conta do Twitter,

Iss
A estação espacial internacional (iss). Foto: nasa

A ISS completa uma órbita ao redor da Terra a cada 90 minutos, percorrendo uma distância equivalente à distância entre a Terra e a Lua, tanto de ida quanto de volta, em apenas um dia.

Embora as imagens de Legault possam dar a impressão de que a ISS e o Sol estão próximos um do outro, ao contrário de Ícaro, a estação espacial permanece a uma distância segura do sol. A ISS orbita a cerca de 250 milhas (402 quilómetros) acima da Terra, enquanto o Sol está, em média, quase 300.000 vezes mais distante de nós, a 93 milhões de milhas (150 milhões de km).

Qual é o segredo por trás da captura de um momento tão icônico? Legault revela que a chave está no planeamento preciso e em um céu limpo.

“Utilizando imagens em tempo real do Sol, estimei a posição dos principais grupos de manchas solares nas direções vertical e horizontal, que dependem do tempo e da localização”, explicou Legault em um e-mail ao Space.com.

“Em seguida, comparei essas informações com a trajetória planeada pelo site www.transit-finder.com e tentei posicionar-me na linha de trânsito correspondente, que não coincidia com o centro da trajetória de visibilidade do trânsito”, acrescentou Legault.

De acordo com o astro fotógrafo, cada imagem individual foi capturada em uma exposição de 1/32000 de segundo. Legault não utiliza técnicas de sobreposição ou montagem para registar os trânsitos da ISS.

Outros artigos interessantes:

  • Automóveis BYD. Tudo o que quer saber sobre a marca chinesa
  • Xiaomi Electric Scooter 4 e 4 Lite já chegaram a Portugal
  • Tesla mostra o seu robô humanoide
Tags: AstroEstação Espacial InternacionalfotografiaISSmanchas solaresnasaSol
Partilha
Tweet
Envia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Esa e mistral reforçam parceria para aplicar ia no espaço

ESA e Mistral reforçam parceria para aplicar IA no espaço

24/09/2026
Spacex lança mais 28 satélites starlink

Foguetão abandonado da SpaceX vai colidir contra a Lua esta semana

01/08/2026
Nasa terra 3d

NASA revela modelo 3D que mostra a verdadeira gravidade da Terra

29/07/2026
Nasa espaço

NASA deteta calor intenso debaixo da superfície da lua Io

27/07/2026

Últimas notícias

Thief Remastered vai receber uma expansão inédita quase 30 anos depois do original

Resultados da Apple superam previsões dos analistas

Casa Branca oculta regras de avaliação de modelos de IA

Série OPPO Find X10 já está à venda em Portugal desde 1.499,99 euros

Novo ciberataque a supermercados atinge Portugal e Europa

HyperOS 4 já tem calendário global: veja as datas

One UI 9: utilizadores Galaxy relatam falhas no Android Auto

Novembro junta GTA VI, Zelda e um novo Warcraft

Binance regista saídas líquidas de 3,64 mil milhões após reabertura

SMS invisível pode cortar chamadas e bloquear smartphones Android

Supermercados europeus voltam a sofrer ataques aos sistemas de refrigeração

Apple remove 19 apps com deepfakes sexuais ocultos

Phantom Blade Zero ultrapassa 800 mil jogadores em simultâneo no Steam

Google Messages estreia novo ícone com gradiente na versão beta

Antropic muda nomes do Claude: troca Max 20x por Ultra e altera limites

MB WAY alerta para burlas que imitam SMS e chamadas oficiais

Ataques a bancos sul-coreanos expõem papel da IA

Apple enfrenta pressão com subida do custo da memória

China aposta na IA para criar robôs humanoides autónomos

Série Xiaomi TV A Pro e chega ao site global com 9 modelos

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.