TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

IDC: Vem aí a IA em todos os lugares

Jorge Montez por Jorge Montez
17/01/2024
Em Inteligência Artificial

A International Data Corporation (IDC) prevê que a Inteligência Artificial generativa (GenAI) está a desencadear uma transição no mercado para “IA em todos os lugares”.

Idc
Imagem: idc

Esta transição definirá a próxima fronteira da jornada dos negócios digitais. O investimento em IA, em Portugal, deverá ultrapassar os 100 milhões de euros em 2024, um aumento de 23,2% em relação ao ano anterior.

Momento decisivo para a indústria das TIC

A indústria das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) encontra-se num momento decisivo. A rápida adoção da GenAI está a transformar a IA de um elemento de software “embrionário” para uma tecnologia de base no centro das organizações.

Com qualquer grande transição de mercado, existem tanto grandes oportunidades como riscos significativos. Cada organização terá de desenvolver o seu próprio caminho para impactar de uma forma confiável e responsável. Isto exigirá novas abordagens de liderança, novos modelos de negócios e novas competências.

Previsões da IDC para o futuro

A IDC revela 10 previsões que vão marcar o setor das tecnologias, em 2024, a nível mundial:

  1. Os gastos das organizações em tecnologia digital vão ajudar a crescer 7x a economia em 2024, à medida que as empresas são pressionadas pela procura do mercado a desenvolver modelos de negócios digitais e fortalecer as capacidades digitais.
  2. Até 2025, 35% das empresas terão dominado a utilização da GenAI para co-desenvolver produtos e serviços digitais, o que duplicará o crescimento das receitas em comparação com os seus concorrentes.
  3. Nos próximos 12 meses, os CIOs vão direcionar 35% dos seus orçamentos de armazenamento de dados IaaS para soluções de soberania de dados, a fim de alcançar 35% de conformidade regulatória.
  4. Até 2025, 33% das instituições financeiras vão integrar a inteligência empresarial nas suas operações de crédito, o que reduzirá o tempo de decisão de crédito em 50%.
  5. Até 2025, a GenAI irá ajudar a libertar até 15% do tempo dos médicos, traduzindo-se numa poupança anual estimada em 350 mil milhões de dólares em cuidados de saúde globais para obter mais automatização e eficiência do fluxo de trabalho.
  6. Até 2026, 60% dos governos nacionais vão concentrar-se na requalificação dos funcionários públicos (upskilling e reskilling) para melhorar a sua experiência de trabalho e os serviços aos cidadãos.
  7. Em 2024, 75% das cidades e estados vão testar a GenAI para melhorar a eficácia no alcance comunitário e atendimento ao cliente, compras, recrutamento e formação de pessoal e desenvolvimento de software.
  8. Até 2028, impulsionada pela análise CX, a análise de sentimento em tempo real irá afetar 40% dos compromissos com os clientes, proporcionando um crescimento de 10% a 40% na fidelidade de clientes para as empresas do G2000.
  9. Com os fornecedores de tecnologia alocando 50% dos investimentos em I&D, pessoal e CAPEX para IA/automação, até 2026, os CIOs terão dificuldade para alinhar a seleção de fornecedores e as prioridades de operações de TI com novos casos de uso.
  10. Até 2026, a GenAI assumirá 42% das tarefas do marketing tradicional, como SEO, otimização de conteúdo e sites, análise de dados de clientes, segmentação, pontuação de leads e hiperpersonalização.

Estas previsões e muitos outros dados sobre o setor das TIC vão ser partilhados no evento IDC FutureScape – AI Trends Reshaping Digital Landscapes, que se realiza no próximo dia 8 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Google ia balatro
Jogos

Cérebro simulado pela Google já consegue jogar Balatro

18/09/2026
Rei carlos inteligência artificial
Inteligência Artificial

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

17/09/2026
Google gemini notebook limites
Google

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

16/09/2026

Últimas notícias

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Vivo V80 promete câmara de cinema e uma bateria verdadeiramente gigante

OPPO Find X10 Pro Max terá chip Dimensity 9600 Pro de 2 nm

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

Xiaomi revela Watch S5 e Redmi Buds 8s antes do lançamento

Primeiros routers Wi-Fi 8 da ASUS chegam a Portugal em outubro

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.