TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ganha 587.000€ com streaming de músicas de outros

Jorge Montez por Jorge Montez
04/03/2024
Em Notícias

Um dinamarquês está a ser julgado por ter ganho mais de 4,38 milhões de coroas (cerca de 587.000 euros) em direitos de autor com músicas de outros autores. O acusado fê-lo através de fraudes em sites de streaming de música. Este julgamento é o primeiro do género no mundo.

Streaming músicas de outros

Os procuradores acusam o homem de ter lucrado com a reprodução de 689 músicas em plataformas como Spotify, Apple Music e YouSee Musik. Acontece que todas elas eram músicas de outros artistas adaptadas.

Argumentam que o elevado número de streams necessário para gerar tal quantia de dinheiro não pode ter sido gerado por utilizadores reais, mas sim através de técnicas não autorizadas. A fraude terá ocorrido entre 2013 e 2019.

Acusações e defesa

Além da fraude de dados, o réu é também acusado de violar a lei dos direitos de autor ao copiar músicas de outros artistas, alterar a sua duração e ritmo e publicá-las como se fossem suas. O dinamarquês, de 53 anos, declarou-se inocente.

O julgamento, que está a ser conduzido pela Unidade Nacional de Crimes Especiais, deverá durar três dias, com o veredicto esperado para a próxima terça-feira.

O advogado do réu, Henrik Garlik, salientou ao canal dinamarquês DR: “Não creio que um caso como este – relativo a questões que a acusação considera serem fraudes de dados relacionadas com a reprodução de obras musicais através de vários serviços de streaming – tenha sido alguma vez julgado em tribunal.”

A acusação pede uma multa, pena de prisão e o confisco dos direitos de autor do réu resultantes do streaming de músicas de outros autores.

Impacto na indústria musical

Anna Lidell e Lasse Matthiessen, presidente e vice-presidente da Autor, a maior associação dinamarquesa de compositores, escritores de canções, letristas e produtores, destacaram a importância do caso: “Este caso é único, não só em território dinamarquês mas a nível mundial. A escala dos números do streaming… nunca foi vista antes.”

“Não sabemos ao certo como é que a pessoa conseguiu tantos streams, mas pode ter sido através de um programa de computador ou por ter muitos dispositivos, como telemóveis, que estão configurados para tocar as mesmas músicas repetidamente”,

Anna Lidell e Lasse Matthiessen, presidente e vice-presidente da Autor

Lidell e Matthiessen explicaram que, para gerar 1 milhão de coroas (134.000€), uma faixa teria de ser transmitida 20 milhões de vezes e ser propriedade exclusiva do artista, compositor e editora, o que é extremamente raro.

“Não sabemos ao certo como é que a pessoa conseguiu tantos streams, mas pode ter sido através de um programa de computador ou por ter muitos dispositivos, como telemóveis, que estão configurados para tocar as mesmas músicas repetidamente”, acrescentaram.

“Esperamos naturalmente, em nome dos compositores e escritores dinamarqueses e internacionais, que o caso conduza a um veredito claro que estabeleça um precedente e proteja assim os direitos à música que os nossos compositores e escritores escreveram.”

Investigação e Denúncia

A Aliança Dinamarquesa de Direitos revelou que denunciou o caso pela primeira vez em 2018 em nome dos seus membros. Citando a acusação, Ditte Rie Agerskov, chefe de comunicação, disse ao The Guardian que as ações do réu levaram-no a “receber injustamente direitos de autor” por músicas de outroas autores a uma escala “apenas alcançada por grandes estrelas internacionais”.

Outros artigos interessantes:

  • Portal da Queixa recebe 47 mil reclamações contra serviços públicos e governo
  • Samsung quebra barreiras de velocidade com cartão microSD “quase tão rápido como um SSD”
  • Google prepara-se para adicionar SOS por satélite nos Pixel
PartilhaTweetEnvia
Jorge Montez

Jorge Montez

é um dos fundadores do TecheNet, juntamente com Alfredo Beleza. Jornalista freelance, colaborou com conteúdos multimédia para alguns dos principais média portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais. Vencedor do Prémio Jornalismo / Média 2017 da Associação Portuguesa de Museologia

Artigos relacionados

Huawei sensor 1 polegada
Notícias

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

19/03/2026
Oneplus pad table tandroid
Notícias

OnePlus prepara novo Pad 3 Pro e um inédito modelo Mini

17/03/2026
Huawei pura 80 ultra design
Notícias

Huawei e Oppo preparam lançamentos de peso para o mês de abril

15/03/2026
App sport tv atinge 4 milhões de utilizadores registados
Notícias

App SPORT TV atinge 4 milhões de utilizadores registados

14/03/2026
Filipa d’orey, diretora de operações da manufacturenext
Notícias

ManufactureNext quer acelerar digitalização da indústria

14/03/2026
Samsung galaxy s26, s26+ e s26 ultra: guia completo com diferenças, especificações e preços em portugal
Notícias

Série Galaxy S26 e série Galaxy Buds4 já à venda em Portugal

12/03/2026

Últimas notícias

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17. º ano consecutivo

Samsung lidera o mercado de ecrãs comerciais pelo 17.º ano consecutivo

21/03/2026
Apple alerta: spyware darksword para iphone ligado à rússia

Alerta: spyware DarkSword para iPhone ligado à Rússia

21/03/2026
Projeto "transformer": amazon planeia um smartphone de ia

Projeto “Transformer”: Amazon planeia um smartphone de IA

21/03/2026
QNAP

Aplicações de IA e o perigo oculto das permissões no smartphone

Reforço da defesa na linha da frente com ferramentas inteligentes e móveis Anti-UAV

Death Stranding 2: On the Beach estreia no PC com modo To The Wilder

Xiaomi MiMo-V2 entra no top 10 mundial de IA e ninguém deu conta

Xiaomi Watch S5 chega com 21 dias de bateria e ecrã de 2.500 nits

Opera GX chega ao Linux com GX Control para gaming

Lenovo lança Legion Y700: o pequeno monstro do gaming chegou

Samsung Galaxy S26 Ultra falha carregamento sem fios de 25W

Huawei Mate 80 Air: O próximo grande lançamento chega em breve

O teu Google Pixel pode congelar com a nova atualização de março

Spotify lança modo exclusivo no Windows para áudio perfeito

Acer anuncia a renovação da linha portáteis de gaming Predator Helios Neo

Huawei cria o seu próprio sensor de 1 polegada para fotografia

Bose recomenda auscultadores QuietComfort para o Dia do Pai

Homem-Aranha troca a Sony pela Samsung no novo filme da Marvel

Huawei Watch Ultimate 2 Green Edition chega a 23 de março

Fortnite volta à Play Store e já não precisas de truques para jogar

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.