TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
ARTIGO EXCLUSIVO

Entrevista com Paulo Matos da HP: desafios e oportunidades na área de impressão

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
17/07/2024
Em Entrevistas, Tecnologia

Paulo Matos, Inkjet & Laser Volume Category Manager da HP Portugal, numa entrevista exclusiva ao TecheNet, revela como a empresa está a responder à transformação do mercado de impressão, impulsionada pelas alterações nos hábitos de consumo e pela crescente preocupação ambiental.

Entrevista com paulo matos da hp: desafios e oportunidades na área de impressão

A HP aposta num portefólio diversificado de produtos e serviços inovadores, procurando satisfazer as necessidades de diferentes perfis de consumidores, desde utilizadores domésticos a microempresas.

Paulo Matos destaca o sucesso do serviço de subscrição de consumíveis Instant Ink, que já conquistou mais de 5.000 novos clientes em Portugal no último trimestre, e realça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação em tecnologias de impressão.

A entrevista aborda ainda os desafios e oportunidades do mercado, as principais inovações da HP na área de impressão doméstica e o papel da inteligência artificial neste setor.

A entrevista com Paulo Matos da HP

Paulo matos, inkjet & laser volume category manager da hp portugal, numa entrevista exclusiva ao techenet, revela como a empresa está a responder à transformação do mercado de impressão

TecheNet – Quais são os principais desafios e oportunidades que a área de impressão doméstica enfrenta atualmente?

Paulo Matos – A impressão tende a ser mais seletiva e responsável, quer seja em casa, quer em ambiente empresarial.

O mercado de impressão, tal como em outros segmentos, ajusta-se com naturalidade às mudanças da sociedade, das necessidades que se transformam, assim como às alterações nos comportamentos e hábitos do utilizador.

Muitos, já decretaram o fim da impressão há muitos anos. Na verdade, no passado imprimia-se quase tudo o que se produzia. Atualmente seria impensável isso acontecer tendo em conta a quantidade enorme de conteúdos que são produzidos. Hoje, todos nós somos mais seletivos, com mais consciência ecológica, gerindo custos e gerindo recursos. Imprimimos e continuaremos a imprimir, mas cada vez mais com mais consciência do que imprimimos.

Mas a impressão vai então acabar? Não prevemos que tal possa acontecer num futuro próximo. Acreditamos que o papel e a impressão continuarão a ter um papel fundamental na vida das pessoas. Quando estudam, em ambiente de empresa ou mesmo quando se quer impressionar um familiar ou um cliente.

A HP estará sempre ao lado dos seus clientes oferecendo os melhores produtos, melhores serviços e soluções que ajudem o cliente a fazer escolhas acertadas e de acordo com as suas necessidades e preocupações.

Construímos os nossos produtos com o objetivo de satisfazer as necessidades dos nossos clientes, com qualidade e robustez, com preocupações com a pegada ecológica e com a segurança dos dados dos nossos clientes.

TecheNet – Como se está a adaptar a HP às mudanças nos hábitos de impressão dos consumidores?

Paulo Matos – A HP está constantemente a inovar e a principal razão da sua inovação é atender às necessidades dos seus clientes, apresentando o melhor produto e que melhor responde às suas necessidades.

Também por isso é que a HP é a marca de impressão que tem o mais vasto portfolio da indústria.

Temos tecnologia de jato de tinta e de laser, que endereça necessidades e clientes diferentes.

Temos desde equipamentos domésticos, de fotografia, A4, A3, mobile, com impressão tradicional, tank, contratuais e de grande tiragem. E poderíamos entrar em detalhe em mercados de nicho onde temos uma presença considerável, como é o caso do grande formato ou outros.

Temos soluções de impressão como é o caso do HP+, onde oferecemos um ano de garantia adicional e mais funcionalidades na nossa App HP Smart.

Temos um serviço de páginas, o Instant Ink, que garante comodidade com a entrega dos tinteiros em casa e melhor preço por página, independentemente da cobertura de impressão usada.

TecheNet – Instant Ink é um sucesso em Portugal? Pode justificar com números? Qual o motivo, na sua opinião, para este sucesso?

Paulo Matos – O serviço de Instant Ink é claramente uma aposta ganha pela HP. Os clientes que usufruem deste serviço demonstram níveis de satisfação e de permanência muito elevados.

O Instant Ink é um serviço que garante uma satisfação elevada do cliente, pela poupança que proporciona, pela comodidade de receber os consumíveis em sua casa e pelo conforto de nunca ficar sem tinta para imprimir.

Estes são os motivos para que mês após mês o Instant Ink tenha mais adeptos e não é de estranhar que a nossa maior forma de divulgação é a satisfação dos clientes que nos recomendam.

A cada trimestre crescemos em novos clientes e como referência temos que no último trimestre ultrapassamos os 5.000 novos clientes que acumulam com todos os restantes que já tinham aderido em trimestres anteriores desde a introdução deste serviço em Portugal.

Este serviço tem tudo para que seja a melhor opção de impressão para qualquer cliente doméstico, profissional liberal ou mesmo uma PME.

Pela poupança até 70% face ao modelo de compra de consumíveis “tradicional”, pela comodidade de receber os consumíveis na morada desejada, por nunca ficar sem consumíveis disponíveis para imprimir, por ser igual imprimir a cores ou a preto ou fotografia, pela flexibilidade de alterar os planos mediante as necessidades de impressão mensais e por não ter qualquer fidelização.

Este serviço foi inicialmente pensado para o cliente doméstico, mas rapidamente conquistamos outros clientes com perfis mais profissionais e iremos seguramente num futuro próximo encontrar mais e melhores soluções para aumentar ainda mais a satisfação destes clientes. Sabemos que 20% dos clientes escolheram um plano com 300 ou mais páginas mensais.

TecheNet – Existe uma área de sobreposição entre o mercado de impressão doméstica e de microempresas em Portugal? Como consegue a HP responder com soluções para este cenário?

Paulo Matos – O mercado português tem essa característica que continuamos a conseguir endereçar sem qualquer dificuldade. Na verdade, temos equipamentos que se adaptam aos dois mercados, quer na tecnologia a jato de tinta quer em laser. Temos as melhores soluções, o design, a simplicidade de utilização e a qualidade de impressão, que sempre foram as bandeiras da HP e que são reconhecidas pelos nossos parceiros e clientes.

Pretendemos que os nossos clientes façam uma escolha assertiva da sua impressora para que se ajuste às suas necessidades e que garanta a sua melhor satisfação. Para isso temos vários segmentos de produto e modelos que conseguem salvaguardar as necessidades de cada cliente.

E dependendo do tipo de utilização ou necessidade, o cliente HP tem um vasto leque de opções que de uma forma simplista poderíamos agrupar desta forma:

Se pretende imprimir poucas páginas por mês e se não tem grandes exigências de velocidade a melhor solução é uma Deskjet.

Se pretende um equipamento com mais características, mais robusto então a melhor solução é uma ENVY.

Se imprime fotografia, procura qualidade máxima de impressão e é um cliente exigente, escolha uma ENVY Inspire.

Se imprime bastante, necessita de um equipamento robusto e com qualidade, a melhor solução é uma Officejet Pro. Equipamento ideal, para profissionais liberais, professores, estudantes e micro ou pequenas empresas.

Se imprime mesmo muito volume, ou se imprime apenas a preto e branco a melhor opção é uma Laserjet.

Se apenas se preocupa com o custo por página uma outra opção será a Smart Tank

Por fim, para todos os clientes que se preocupam com os custos por página e não abdicam de qualidade. Que imprimem com grande cobertura de página, com muitos gráficos ou fotografia, optem pelo serviço de páginas Instant Ink, é a solução mais económica, mais cómoda e mais sustentável. Com entrega em casa dos tinteiros e sem preocupação com o consumo de tinta, apenas paga as páginas, quer sejam elas apenas texto, com gráficos ou mesmo fotografias. O custo é sempre o mesmo independente da tinta gasta na impressão do seu documento.

TecheNet – Quais as principais inovações da HP na área de impressão doméstica? Seviços de subscrição de consumíveis? Tinteiros extra-large?

Paulo Matos – Como já afirmei a impressão tende a ser mais seletiva e responsável, quer seja em casa, quer em ambiente empresarial. As preocupações ambientais serão cada vez uma voz mais ativa na sociedade. A HP não poderia estar mais alinhada com os seus clientes nesta preocupação.

A HP está constantemente a inovar, à procura das melhores soluções e uma das áreas de maior investimento em R&D é na investigação de novas formulações de tinta, que em conjugação com o hardware criam um sistema interligado que garante a melhor qualidade de impressão, mas também uma maior eficiência no consumo de tinta.

Por outro lado, ao oferecer o serviço de páginas Instant Ink conseguimos entregar ao cliente consumíveis de maior capacidade e que duram muito mais tempo até se esgotarem, diminuindo o número de tinteiros necessários assim como as respetivas embalagens. Neste serviço estamos constantemente à procura de melhorar a nossa oferta aos nossos clientes e iremos sempre que faça sentido propor novas e diferentes alternativas de serviço.

Temos também a solução de impressão HP+, em que oferecemos um ano de garantia adicional e que contabilizamos as páginas impressas nestes equipamentos procedendo a posterior reflorestação para compensação do papel usado nestes equipamentos.

Nas impressoras que lançamos este ano de 2024 temos modelos, como é o caso das Deskjet, que são produzidas com 60% de plásticos reciclados e nas OfficeJet Pro utilizamos até 45% de plásticos reciclados.

TecheNet – O que vai ser the next big thing nesta área?

Paulo Matos – Sabemos que este fenómeno é transversal, mas não podemos esconder que a Inteligência Artificial, também na impressão permitirá num futuro próximo uma transformação da forma como se imprime e o que se imprime.

Por outro lado, as preocupações ambientais não deixarão de estar presentes na mente do consumidor, tornando esta questão cada vez mais relevante no que à impressão diz respeito.

Tal como referi na questão anterior, a HP está constantemente a inovar, à procura das melhores soluções e uma das áreas de maior investimento em R&D é na investigação de novas formulações de tinta, que em conjugação com o hardware criam um sistema interligado que garante a melhor qualidade de impressão, mas também uma maior eficiência no consumo de tinta.

TecheNet – Qual o papel da IA no mercado da impressão doméstica? O que podemos esperar num futuro próximo nesta área?

Paulo Matos – A inteligência artificial é uma realidade e vai tocar em todos os segmentos da sociedade de uma forma ou de outra, necessitando de mais ou menos tempo até influenciar de forma indelével.

O mercado de impressão não será uma exceção e influenciará de forma significativa.

Já começamos a ter algumas perspetivas de como a IA poderá facilitar e simplificar todo o processo de impressão, permitindo otimização e aumento de produtividade.

Permitirá ao consumidor transpor toda a sua capacidade criativa com eficácia e simplicidade até ser impressa. A melhoria do resultado final de impressão permitirá dar espaço a novas formas e necessidades de imprimir.

Mais informações sobre a HP no site oficial.

Outros artigos interessantes:

  • “IA garante onda de inovação”: entrevista com Pedro Coelho da HP
  • HP e Canva anunciam parceria global
  • HP lança OmniBook X, o seu primeiro PC de IA de última geração
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

Gestor de empresas, “blogger” e designer. Com uma carreira marcada por experiências internacionais, foi diretor de marketing/comercial em empresas na Suiça e no Brasil. É co-fundador do site de notícias TecheNet, onde partilha a sua paixão pelo mundo da tecnologia.

Artigos relacionados

Ishowspeed rizzbot
Inteligência Artificial

iShowSpeed processado por 1 milhão de dólares após “espancar” robô em direto

07/12/2025
Deepseek ai
Inteligência Artificial

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

04/12/2025
Aws ai agents
Inteligência Artificial

AWS lança agentes de IA “mais humanos” que entendem tom e sotaque

02/12/2025
Linde mh, nvidia e accenture desenvolvem "armazém virtual" com ia
Empresas

Linde MH, NVIDIA e Accenture desenvolvem “armazém virtual” com IA

02/12/2025
Apple ai (2)
Apple

Apple recruta ex-líder do Google Gemini para salvar a sua IA

02/12/2025
Ucrânia desenvolve ia soberana baseada em google gemma
Inteligência Artificial

Ucrânia desenvolve IA soberana baseada em Google Gemma

02/12/2025

Últimas notícias

Fórmula 1 - apple tv (2)

Fórmula 1 chega à Apple TV: câmaras a bordo e Multiview confirmados

08/12/2025
Huawei pura 90 ultra - duplo oled

Huawei Pura 90: fugas apontam para revolução no zoom e no reconhecimento facial

07/12/2025
Canon apoia projeto de recuperação de recifes de coral nas seychelles

Canon apoia projeto de recuperação de recifes de coral nas Seychelles

07/12/2025
QNAP

iShowSpeed processado por 1 milhão de dólares após “espancar” robô em direto

Android 16 revoluciona tablets: o ‘modo desktop’ que ameaça o iPad Pro

Netflix compra Warner Bros. e HBO por 82.7 mil milhões de dólares

Opera Air: o ‘browser’ que te ensina a respirar e acalma a ansiedade digital

Google Messages em dezembro: IA, segurança e o caminho para o iPhone

10 Bancos europeus criam Qivalis para lançar stablecoin indexada ao euro

AWS Graviton5: 192 núcleos e 25% mais rápido

BenQ PD2770U: monitor 4K com precisão de cor absoluta

DeepSeek volta a atacar: novos modelos desafiam o GPT-5 e o Gemini 3 com “eficiência”

Resident Evil Requiem: gameplay de combate revelado na TV japonesa

Metroid Prime 4 chegou: a despedida perfeita para a era da Nintendo Switch

Salários de 5.000€: a armadilha da Dark Web para jovens

Google Photos ganha retoque facial: mudar dentes e olhos chega em breve

QNAP e V-Valley Portugal assinam acordo para o mercado Enterprise

Honor quebra o silêncio: “Nenhum smartwatch mede a temperatura do corpo com precisão”

Amazfit T-Rex 3 Pro recebe atualização: BioCharge e navegação renovados

iPhone 17e: o modelo ‘barato’ ganha Ilha Dinâmica e ecrã OLED

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.