TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

BMW mostra interface futurista que transforma o para-brisas num ecrã

Vitor Urbano por Vitor Urbano
08/01/2025
Em Carros Elétricos, Mobilidade Elétrica
Texto cta
Whatsapp cta
Telegram cta

Na CES 2025, a BMW revelou uma mudança radical na forma como os condutores irão interagir com os seus veículos. A nova interface Panoramic iDrive, que será introduzida primeiro no sedan Neue Klasse ainda este ano, representa uma das maiores transformações na experiência de condução da marca alemã.

O sistema tradicional iDrive, que durante mais de duas décadas definiu a forma como os condutores BMW controlavam as funções dos seus veículos, vai dar lugar a uma solução mais moderna e intuitiva. Frank Weber, diretor técnico da BMW, explicou em entrevista que esta mudança surge da necessidade de expandir as possibilidades digitais, já que os condutores apenas utilizavam uma pequena parte das funcionalidades disponíveis.

A grande novidade está na forma como a informação é apresentada. Em vez de adicionar mais ecrãs ao tablier, a BMW optou por uma solução mais elegante: a projeção de widgets personalizáveis diretamente no para-brisas. Esta tecnologia não utiliza um ecrã físico, mas sim uma área especialmente tratada do vidro que reflete a informação projetada a partir do tablier.

Bmw ces 2025

O sistema permite aos condutores personalizar a disposição da informação apresentada, mantendo sempre a vista desimpedida para a estrada. Esta abordagem vai ao encontro da filosofia da marca de criar a “melhor experiência de condução possível”.

Tecnologia que privilegia a segurança

A BMW desenvolveu esta tecnologia internamente durante cerca de uma década, procurando encontrar o equilíbrio perfeito entre funcionalidade e segurança. Adrian Van Hooydonk, responsável pelo design do BMW Group, sublinha que o novo sistema mantém um forte controlo sobre todas as funções do veículo.

O Panoramic iDrive integra um ecrã tátil central no tablier para as definições mais comuns, como o controlo da climatização, e inclui um mapa 3D com um carrossel de widgets personalizáveis. Um ecrã head-up opcional complementa o sistema, apresentando informação adicional acima da interface panorâmica.

Inteligência artificial ao serviço do condutor

Para tornar a interação o mais natural possível, a BMW implementou um novo assistente digital alimentado por um modelo de linguagem (LLM). O sistema pode ser controlado através de comandos de voz ou utilizando os botões hápticos no volante, privilegiando assim a segurança ao manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

A interface suporta ainda aplicações de terceiros e mantém a compatibilidade com Apple CarPlay, demonstrando a abertura da marca às preferências dos seus clientes. No entanto, Van Hooydonk esclarece que certas funções do veículo e a gestão dos dados dos clientes permanecerão sob controlo exclusivo da BMW.

O novo sistema será implementado gradualmente em toda a gama BMW, começando pelo sedan Neue Klasse no final de 2025. Esta transformação marca não só o fim de uma era com o abandono do comando iDrive, mas também o início de uma nova forma de interação entre condutor e automóvel, mais intuitiva e adaptada às necessidades modernas.

Outros artigos interessantes:

  • Acer lança dispositivos Nitro Blaze para jogos móveis
  • Smart TV de 32″ polegadas a metade do preço na Amazon Espanha
  • Acer revela portáteis Swift Go e Aspire Vero com Intel Core Ultra Série 200H
Via: techcrunch
Partilha
Tweet
Envia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Waymo toyota

Waymo escolhe Toyota bZ4X para expansão no Japão e Reino Unido

30/10/2026
Tesla app iphone duo

App da Tesla ganha interface para iPad e iPhone Duo

22/10/2026
Segway xyber air (2)

Segway Xyber Air chega com 93 km de autonomia anunciada

21/10/2026
Lidl testa camião autónomo sem cabine na alemanha

Lidl testa camião autónomo sem cabine na Alemanha

15/09/2026

Últimas notícias

Ciberataque a banco francês envolve 100 milhões de euros

Huawei Watch Air poderá ser apresentado na próxima semana com design ultrafino

Motorola Signature 27 recebe Gold Label da DXOMARK

OPPO Reno 17 revela design com efeito luminoso e prepara lançamento para novembro

Bose Ultra Open Earbuds (2.ª geração) chegam a Portugal

Honor 700 é oficial: nova série estreia pequeno ecrã traseiro integrado

Samsung confirma pré-encomendas dos seus óculos inteligentes para 12 de novembro

Sony recupera os icónicos auscultadores do primeiro Walkman com os novos MDR-3R

Honor Magic 9 Pro Max chega a Hong Kong com duas câmaras de 200 MP e bateria menor

Cinco smartphones que prometem marcar novembro de 2026

Hackers exploraram falhas do Chrome e Snapdragon para atacar smartphones Android

Samsung Galaxy Buds4 Pro e Buds3 Pro vão poder funcionar como aparelhos auditivos

Starlink Mobile confirma chegada de rede 5G própria a partir de 2027

Motorola revela todos os detalhes do motorola signature 27

QNAP QTS 6.1 reforça segurança e integra novas funções de IA

iPhone Duo: problemas no ecrã já afetam previsões de vendas da Apple

WhatsApp já permite expandir fotografias com inteligência artificial no Android

OnePlus revela datas de chegada do Android 17 a mais smartphones e tablets

Motorola poderá recuperar a série One com Snapdragon 8 Gen 5 e carregamento sem fios

Samsung Galaxy S27 Ultra poderá ter processador exclusivo e mais potente

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.