TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Samsung é a nova dona da Bowers & Wilkins, Denon e mais

Vitor Urbano por Vitor Urbano
25/09/2025
Em Samsung, Imagem & som

Quando pensas em áudio de alta-fidelidade (hi-fi), que nomes te vêm à cabeça? Talvez as colunas de luxo da britânica Bowers & Wilkins, ou os amplificadores lendários das japonesas Denon e Marantz. São marcas com décadas de história, sinónimo de qualidade de som intransigente para os audiófilos mais exigentes. Agora, todas elas têm um novo e surpreendente dono: a Samsung.

Numa jogada que solidifica o seu estatuto como um verdadeiro império do áudio, a gigante sul-coreana, através da sua subsidiária Harman, finalizou a aquisição da Sound United, a empresa que detinha estas e outras marcas icónicas. O negócio transforma a Samsung numa força dominante em todos os segmentos do mercado, desde os auscultadores acessíveis que usas no dia a dia até aos sistemas de som de milhares de euros que equipam as salas de audição dos maiores entusiastas.

Samsung bowers & wilkins

O negócio: um império de áudio cada vez maior

A aquisição, no valor de 350 milhões de dólares, foi concluída esta semana, depois de ter sido anunciada em maio. A Harman, que já era por si só um colosso do áudio, comprou a Sound United à empresa de tecnologia médica Masimo.

Para entender a escala deste novo império, é preciso olhar para as peças do puzzle:

  • A Samsung comprou a Harman em 2016 por 8 mil milhões de dólares.
  • A Harman já detinha marcas universalmente populares como a JBL (líder em auscultadores e colunas portáteis), a AKG (famosa pelos seus auscultadores de estúdio) e a Harman Kardon (conhecida pelos seus sistemas de som para casa e automóveis).
  • A Sound United, agora adquirida, adiciona a este portefólio um conjunto de marcas lendárias do mundo hi-fi, incluindo a Bowers & Wilkins, a Denon, a Marantz e a Polk Audio.

O resultado é um conglomerado com uma profundidade e uma diversidade de marcas sem paralelo na indústria do áudio.

O que vai mudar para estas marcas (e para ti)?

Se estás agora a imaginar um telemóvel Galaxy S26 com um altifalante afinado pela Bowers & Wilkins, podes tirar o cavalinho da chuva. A Harman foi muito clara quanto à sua estratégia: a Sound United irá operar como uma unidade de negócio independente dentro da sua divisão de lifestyle.

Esta abordagem é idêntica à que a própria Samsung aplicou quando comprou a Harman. A ideia é preservar a identidade, a cultura e a independência de cada marca. A Samsung e a Harman sabem que o valor de um nome como a Marantz ou a Denon reside precisamente na sua herança e na sua reputação de excelência, construída ao longo de décadas. Diluir essa identidade, colando um logótipo da Samsung ou da JBL nos seus produtos, seria destruir o próprio valor que acabaram de adquirir.

Para o consumidor, isto significa que, a curto prazo, nada irá mudar. As colunas da Bowers & Wilkins continuarão a ser desenhadas no Reino Unido, e os amplificadores da Denon continuarão a ter a sua assinatura sonora. A diferença estará nos bastidores: estas marcas terão agora acesso aos vastos recursos de investigação, desenvolvimento e distribuição global do império Harman/Samsung.

O paradoxo do áudio: “Hi-Fi” num mundo “Spotify”

Esta aquisição levanta uma questão interessante. Porque é que uma empresa como a Samsung, cujo negócio principal de áudio se baseia em vender milhões de auscultadores Bluetooth para ouvir música comprimida de serviços de streaming, está a investir tanto em marcas de nicho, focadas em audiófilos que procuram a pureza sónica absoluta?

A resposta está na diversificação e no prestígio. Por um lado, o mercado de áudio hi-fi é um nicho de alta margem de lucro. Por outro, ser dona destas marcas confere uma “aura” de credibilidade e excelência a todo o grupo. Mesmo que a tecnologia de um amplificador Marantz nunca chegue a uns auriculares JBL, a associação existe.

É também uma admissão implícita de uma realidade do mercado atual: a conveniência já venceu a batalha contra a alta-fidelidade. A maioria das pessoas está perfeitamente feliz a ouvir música via Bluetooth, e a busca pela qualidade de som perfeita num telemóvel tornou-se, para muitos, “quase inútil”. Ao comprar a Sound United, a Samsung não está a tentar forçar o hi-fi no mercado de massas; está simplesmente a garantir que, seja qual for a tua preferência – conveniência ou qualidade pura – o dinheiro, muito provavelmente, acabará no mesmo bolso.

Outros artigos interessantes:

  • Huawei Nova Flip S: as cores e os detalhes de um lançamento fantasma
  • Honor Magic 8 Pro: as primeiras fotos do “Deus da Noite” de 200 MP
  • WhatsApp vai traduzir as tuas conversas, mas há uma grande diferença
PartilhaTweetEnvia
Vitor Urbano

Vitor Urbano

Frequentou a licenciatura de Desporto em Setúbal e atualmente reside na Letónia. Apaixonado por novas tecnologias e fã do "pequeno" Android desde 2009.

Artigos relacionados

Samsung leva one ui 9 beta a oito modelos galaxy a
Samsung

Samsung leva One UI 9 Beta a oito modelos Galaxy A

23/09/2026
Samsung galaxy a
Samsung

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

17/09/2026
Samsung oneui 9
Samsung

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

17/09/2026

Últimas notícias

Cérebro simulado pela Google já consegue jogar Balatro

Honor X9e Pro chega com bateria inacreditável de 11.000 mAh

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

Google Pixel 10 pode receber funcionalidade exclusiva do Pixel 11

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Pixel Drop de setembro chega antes do adeus ao Pixel 6

Nova Canon EOS R8 Mark II ganha IBIS de 7,5 stops

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.