TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Hacktivistas usam hashtags para coordenar ataques

Alfredo Beleza por Alfredo Beleza
09/11/2025
Em Segurança

As hashtags tornaram-se um elemento de ligação central nas campanhas hacktivistas, funcionando como identificadores, marcadores de coordenação e reivindicações de responsabilidade. A conclusão consta de um novo relatório da Kaspersky, intitulado “Signal in the Noise“, divulgado esta quinta-feira.

A investigação, que analisou mais de 120 grupos hacktivistas e 11.000 publicações em 2025, revela que os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) continuam a ser o método de ataque predominante neste cenário.

Hacktivismo usa hashtags para coordenar ataques
Imagem gerada por IA (Gemini)

A anatomia da coordenação por “hashtags”

O estudo da Kaspersky monitorizou mais de 2.000 hashtags únicas usadas por estes grupos em 2025, das quais 1.484 surgiram pela primeira vez este ano. Embora a maioria tenha um ciclo de vida curto (cerca de dois meses), os hashtags associados a alianças entre grupos mantêm-se ativos por mais tempo.

Estas alianças são frequentemente anunciadas com novos hashtags que simbolizam a união, permitindo aos grupos unir recursos para alcançar maior impacto e visibilidade.

Ataques DDoS como método preferido

Os ataques DDoS representaram 61% de todos os incidentes reportados analisados pela Kaspersky. A investigação notou ainda que 90% das ligações maliciosas partilhadas nestes canais encaminhavam para ferramentas de terceiros, usadas para verificar os períodos de inatividade dos sistemas visados após o ataque.

O relatório destaca uma característica operacional relevante: os hacktivistas tendem a agir dias ou, no máximo, semanas após emitirem ameaças públicas, o que sublinha a curta janela de tempo para a resposta defensiva.

Alcance global e a procura por visibilidade

A análise demonstra que a atividade hacktivista tem um alcance global, estendendo-se muito além das zonas de conflito. Os alvos abrangem várias regiões, incluindo Europa, Estados Unidos, Índia, Vietname e Argentina.

Isto confirma, segundo o relatório, a preferência dos hacktivistas por alcance e visibilidade em detrimento de um foco geográfico localizado.

“Os grupos hacktivistas prosperam com a visibilidade, ao contrário dos cibercriminosos tradicionais, que privilegiam a discrição“, afirma Kseniya Kudasheva, Analista de Digital Footprint na Kaspersky. “No entanto, esta necessidade de exposição pode, em última análise, ser usada contra eles.“

Recomendações para mitigação de riscos

Face a este cenário, a Kaspersky recomenda que empresas e instituições governamentais adotem uma postura proativa. As principais medidas sugeridas incluem:​

  • Priorizar a mitigação de ataques DDoS: Implementar defesas escaláveis e testar regularmente os planos de resposta a incidentes.
  • Monitorização contínua: Investir em ferramentas para vigiar ecossistemas da web pública e da dark web para identificar anúncios de alianças e ameaças.
  • Encarar ameaças como alertas de curto prazo: Preparar as defesas assim que uma ameaça é detetada, dado o curto espaço de tempo até à sua execução.
  • Reconhecer a exposição global: Assumir que qualquer organização pode ser um alvo, independentemente da sua localização geográfica.

Conclusão

O relatório Signal in the Noise demonstra a evolução do hacktivismo para um modelo operacional rápido e coordenado publicamente. A utilização de hashtags como marcadores táticos, combinada com a curta janela entre a ameaça e o ataque DDoS, exige uma monitorização de ameaças em tempo real e defesas de mitigação de DDoS robustas por parte das organizações.

Outros artigos interessantes:

  • Alemanha acolhe o principal Centro Europeu de Operações de Satélites
  • Elon Musk promete: ‘Robotaxis’ sem pedais e donos de Tesla a conduzir a teclar
  • OmniOne: o mini PC que tem um teclado e ecrã integrados
PartilhaTweetEnvia
Alfredo Beleza

Alfredo Beleza

É o fundador e director editorial do TecheNet. Com carreira internacional como CEO e director comercial e de marketing em empresas em Portugal, na Suíça e no Brasil, desenvolveu uma perspectiva aprofundada sobre a intersecção entre tecnologia, negócios e mercados globais. Com formação em Gestão, Administração e Marketing pela Webster University, na Suíça, criou o TecheNet como um projecto editorial comprometido com o rigor e a imparcialidade da informação tecnológica em língua portuguesa.

Artigos relacionados

Spyware chosen brick espia dissidentes e jornalistas
Segurança

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

16/09/2026
Violação de dados ligada a agente de ia
Segurança

Espanha investiga violação de dados ligada a agente de IA

16/09/2026
Ciberataque à meo
Segurança

Ciberataque à MEO: o que sabemos e o que falta explicar

15/09/2026

Últimas notícias

Claude Opus 5.5 reduz custos e reforça salvaguardas

motorola signature 27 chega com câmara periscópica de 200 MP

Cérebro simulado pela Google já consegue jogar Balatro

Honor X9e Pro chega com bateria inacreditável de 11.000 mAh

Huawei MatePad Mini recebe atualização com novas funcionalidades do HarmonyOS 7

Tecno Pova 8 Pro 5G ganha edição especial Tonino Lamborghini

Google Pixel 10 pode receber funcionalidade exclusiva do Pixel 11

GrapheneOS acusa Google de esconder código do Android 17 QPR1

Rei Carlos III convoca líderes tecnológicos temendo descontrolo da inteligência artificial

A família Samsung Galaxy A destronou o iPhone 17 em vendas globais

Pixel 9 e modelos mais recentes recebem fantástica novidade no Google Translate

Paper Mario chega ao PC através de um port não oficial

Samsung One UI 9: atualização Android 17 chega aos Galaxy S26

Envio global de smartphones vai sofrer uma queda acentuada este ano

Nova instax Link WIDE 2 chega a Portugal por 174,99 euros

Banir a Huawei do 5G europeu pode custar 40 mil milhões

Sony apresenta PlayStation Pulse e Pulse Edge para PS5

Gemini Notebook já te permite falar por voz em tempo real

Spyware Chosen Brick espia dissidentes e jornalistas no Windows

Apple afirma que câmara do iPhone 18 Pro supera rivais Android

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.