TecheNet
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portugal Pioneiro – Energy Box

Ana Bravo por Ana Bravo
21/01/2014 - Atualizado a 06/03/2021
Em Sustentabilidade





Os tradicionais contadores de electricidade vão desaparecer e dar lugar a uma “Energy Box”, uma caixa/contador que permite fazer a telecontagem dos consumos de energia, ter acesso a informação detalhada sobre o consumo, possibilitando ao consumidor conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar electricidade a um preço mais favorável.

Esta informação vai permitir que a factura de energia eléctrica tenha por base consumos reais, recolhidos de forma automática e com periodicidade mensal.

Será o próprio consumidor a realizar alterações contratuais de potência, ciclo, ou tarifário, sem a necessidade de deslocação de pessoal especializado. Pode ainda consultar a análise do seu padrão de consumo ou fazer simulações de ciclos horários, sendo até possível a programação de avisos automáticos em função de parâmetros definidos por si. Para quem faz micro produção de energia eléctrica a Energy Box permitirá a consulta de balanços energéticos da habitação, podendo identificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e os que é produtor.

A empresa de serviços energéticos poderá, por causa deste sistema, oferecer aos seus clientes serviços e planos de preços permanentemente adaptados aos diversos perfis e necessidades de consumo, bem como acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.
O projecto está a ser desenvolvido por um consórcio industrial, que tem como principal parceiro a EDP. Na fase piloto são feitos os respectivos ajustes, bem como definidos os preços a pagar pelos clientes aquando da instalação da Energy Box, que não irá obrigar a alterar os electrodomésticos nem qualquer instalação eléctrica em casa.

Sem conhecer ainda os custos totais envolvidos, sabe-se que a fase-piloto implica um investimento de 12 milhões de euros, não se sabe por quanto ficará para os seis milhões de consumidores, é possível adiantar quais as vantagens, quer para operadores comerciais quer para os consumidores.

Por princípio, todos terão uma caixa igual, que permite fazer a telecontagem, evitando desse modo as leituras em casa e mesmo as estimativas que surgem nas facturas, que tantas vezes obrigam a acertos no final do ano. Com a Energy Box, a leitura é permanente e envia a informação actualizada para uma central comercial do operador.

Os novos contadores vão ter um interface de comunicação, “um pequeno ecrã a instalar num ponto de referência da casa que vai alertando para um consumo exagerado ou não, em determinado momento.

Uma das vantagens apresentadas pela Energy Box é a hipótese de mudar de operador com um simples telefonema, abrindo assim as portas ao mercado concorrencial, além de melhorar muito a qualidade do serviço.

A Energy Box vai ter várias versões, desde a mais simples à mais complexa. Ou seja, como tem capacidade de receber inteligência, esta ser-lhe-à acrescentada em módulos, de acordo com as exigências dos consumidores.

Mas, a EnergyBox, tem ainda outras vantagens para os consumidores, algumas, se não no imediato, pelo menos a médio prazo: programação da energy box para fazer a gestão dos consumos dentro de casa, para que se tenha um consumo de electricidade mais eficiente. Por exemplo, apagar determinadas lâmpadas que ficaram ligadas por descuido; também permite a monitorização e controlo de toda a rede de baixa tensão e assim fazer uma gestão mais eficiente da rede.

Vários países já estão interessados no projecto

Energy Box é a face mais visível do InovGrid – um projecto da EDP que está já a despertar a curiosidade de outros países mais atrasados nesta área.

Na Europa, apenas Itália dispõe de um sistema semelhante, que se limita à telecontagem, mas é pouco flexível. Espanha, França e Alemanha também estão a desenvolver projectos.

O InovGrid visa dar as melhores respostas à microprodução e que resultou de um consórcio industrial em que participam a Efacec, a Janz, a Logica, a No Limits e o INESC Porto.

Contadores com novas capacidades

A Energy Box, que começou a substituir os actuais contadores a partir de 2010, acabará com a presença dos funcionários da EDP a fazerem a leitura do consumo e também com a ida a casa dos consumidores para o corte de energia.

Sistema em cadeia

O sistema a implementar pela EDP funciona em cadeia. Na base, estarão os novos contadores que passam a informação até um ponto de transformação. Daí a informação será enviada para dois sistemas, o comercial e o técnico.

É uma boa ideia, apresenta-se como vantajosa… aguardam-se resultados e conclusões!

Imagem cortesia de Free Digital Photos

Tags: contadoresenergy boxinformação detalhada consumotelecontagem
Partilha
Tweet
Envia
Ana Bravo

Ana Bravo

, formada em Relações Públicas e Publicidade, tem formação em Jornalismo radiofónico, é formadora certificada e dá formação em diversas áreas de Desenvolvimento Pessoal. É colaboradora do Jornal Boas Notícias para onde escreve há 2 anos a rubrica ABC da Poupança. É colaboradora na LOC (Liga Operária Católica) desenvolvendo workshops de finanças pessoais para pessoas no limiar da pobreza. Siga-a no Google +

Artigos relacionados

Projeto português trovador disputa prémio internacional

Projeto português Trovador disputa prémio internacional

14/09/2026
Adiamento da reparação de telemóveis pode aumentar a fatura final

Adiamento da reparação de telemóveis pode aumentar a fatura final

02/05/2026
Mit cria método de captura de co2 de baixo custo

MIT cria método de captura de CO2 de baixo custo

13/12/2025
Canon apoia projeto de recuperação de recifes de coral nas seychelles

Canon apoia projeto de recuperação de recifes de coral nas Seychelles

07/12/2025

Últimas notícias

Trust Volyx é um rato gaming de 67 g com ligação tri-mode

NVIDIA cria nova barreira de segurança para agentes de IA

5 gadgets Anker úteis que talvez ainda não conheça

Google contesta o DMA por regras sobre Android e pesquisa

Anthropic alerta investidores para riscos catastróficos da IA

Como libertar espaço no Android sem perder ficheiros importantes

Escovas elétricas Xiaomi têm até 180 dias de bateria

Fuga revela cinco novos modos StandBy do iPhone Duo

Meta Muse sincronizou iMessages após utilizador recusar acesso

Leak aponta para “o”, o próximo assistente sempre ativo da OpenAI

Android 18 estreia com pistas sobre novos efeitos visuais

NightshadeC2 utiliza Ethereum e Cloudflare para ocultar ataques no Windows

Prompt injection altera decisões de IA através de documentos

Xiaomi integra Apple Watch no HyperOS 4

Lenovo Googlebook 15 chega a Portugal com OLED e Gemini

HONOR Magic V6 chega a Portugal por 2.299 euros

Iberdrola adota IA da Harvey nos serviços jurídicos e fiscais

5 gadgets Xiaomi para casa que fazem a diferença

Google alerta para aumento do LLM-jacking em 2026

OpenAI volta a suspender o treino de modelos avançados de IA

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • O uso de IA no TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.